19 Principais Pontos Turísticos de Maceió para o Seu Roteiro



Foto de Naitê Almeida
Naitê Almeida
Jornalista apaixonada por literatura e viagens. Curiosa para conhecer culturas e se aventurar, mesmo com frio na barriga. Sempre com caderno e caneta na mão.

Os principais pontos turísticos de Maceió, com certeza, são as praias e as suas piscinas naturais. Mas, ainda há mais lugares para visitar em Maceió e você deve ficar atento para colocar no seu roteiro. Tem mirantes, museus, praças, mercados e muita cultura e artesanato pra você conhecer e se surpreender nessa cidade que é puro charme.

 Confira o post sobre as praias de Maceió e cidades próximas para você completar o seu roteiro com todos os pontos turísticos de Maceió.

Praia da Pajuçara - Maceió
Praia da Pajuçara - Maceió - TripAdvisor

1.Orla urbana de Maceió

A orla urbana de Maceió é uma das mais lindas do Brasil. Além disso, possui infraestrutura, hotéis, bares e restaurantes. A orla abrange três praias: Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.

Ao longo das praias, também há muitas barracas para alimentação e aluguel de cadeiras e guarda-sol. Tem ciclovia e locais para aluguel de bicicletas. Para completar, existem quadras de esporte na areia e campos de futebol, além de parquinhos infantis pela orla.

2.Piscinas naturais da Pajuçara

As piscinas naturais da Pajuçara estão no topo da lista dos pontos turísticos de Maceió. Quando você compra sua passagem para a capital alagoana, o passeio de jangada até as piscinas naturais já está na sua lista de lugares para visitar em Maceió.

Mas, é preciso que a maré esteja baixa para que você possa realizar esse passeio. Por isso, fique de olho na tábua das marés e na Lua. As melhores Luas são a Cheia e a Nova. E o valor na tabela das marés deve ser de até 0,3 para que seu passeio dê certo.

Lá nas piscinas naturais, você poderá mergulhar com snorkel e apreciar os peixes e a vida marinha. As águas são transparentes e a impressão é que você está em um aquário natural.

  • O passeio de jangada até as piscinas dura cerca de 20 minutos. E o valor é cerca de R$80 por pessoa.

Aliás, vale lembrar que há piscinas naturais em várias praias de Maceió e nas cidades próximas. A da Pajuçara é uma das mais procuradas porque é central, está ali na orla urbana e de frente para grande parte da rede hoteleira de Maceió.

3.Caminho de Moisés

O Caminho de Moisés é outro fenômeno da natureza que deixa os turistas impressionados em Maceió. Ele ocorre na Ponta Verde e é um banco de areia que surge na maré baixa. Assim, você pode ir andando mar adentro até as piscinas naturais da Ponta Verde.

4.Feira de Artesanato da Pajuçara

A Feirinha de Artesanato da Pajuçara é uma das mais concorridas em Maceió. Ela fica na orla, então é fácil você passar por ela durante qualquer hora do dia. Aliás, a Feira da Pajuçara funciona das 9h às 22h.

Você poderá comprar suas lembrancinhas e muito artesanato nesta feira. Tem peças com bordado de filé alagoano, patchwork, objetos feitos com palha, fibra de bananeira, madeira, barro, argila, ferro, couro, semente de coco, entre outros.

5.Espaços instagramáveis

A maior parte dos espaços instagramáveis de Maceió está na orla da Ponta Verde. Tem uma cadeira gigante, que sempre tem filas para fotos. Assim como o Trono de corais e a Porta do Paraíso. Outro lugar na Ponta Verde é o Espaço “Maceió é massa”, com espreguiçadeiras de frente para o mar.

Em Jatiúca, você pode tirar uma foto com o totem de pedrinhas escrito 'I ♥ MCZ'. Já em Jaraguá, o destaque é a Capelinha com vista para o mar. E na orla de Cruz das Almas, há ainda dois espaços instagramáveis: as Tartarugas, do artista Persivaldo Figueirôa, e o Espaço das Surfistas.

6.Marco dos Corais

O Marco dos Corais é uma praça dentro do mar. Isso porque a estrutura adentra o Oceano, o que deixa a vista ainda mais bela. Ele fica na Ponta Verde e é um ponto de encontro para piqueniques e para ver o pôr-do-sol em Maceió.

Este espaço foi inaugurado em 2022. Antes, ali era o Alagoas Iate Club, um clube de 1970 que foi abandonado. Então, o governo de Alagoas assumiu a propriedade e fez o Marco dos Corais.

7.Farol da Ponta Verde

O Farol da Ponta Verde tem 11 metros de altura e foi construído em 1922 e ainda está em funcionamento. Quando a maré fica baixa é possível chegar pertinho do Farol.  Mas, você deve fazer uma caminhada de cerca de 600 metros. Se você for andando até o Farol, é indicado usar uma sandália por conta dos corais.

Farol da Ponta Verde Maceió
Farol da Ponta Verde - TripAdvisor

8.Pavilhão do Artesanato

O Pavilhão do Artesanato fica perto da Feira da Pajuçara, mas já chegando em Ponta Verde. Seu horário de funcionamento é das 10h às 22h, todos os dias.

O Pavilhão do Artesanato é um prédio com tapiocarias e outros lanches, bem como lojas de produtos regionais como castanha. Também tem muitas lembrancinhas e artesanato. Por exemplo, você encontra camisetas, saídas de praia, bolsas, chapéus, sapatos, objetos de decoração, azulejos, canecas, toalhas de mesa, entre outros.

9.Mirante São Gonçalo

O Mirante de São Gonçalo fica no centro de Maceió e tem uma vista fantástica da cidade e do mar. Trata-se de uma pracinha em frente à Igreja de São Gonçalo e que tem um letreiro de Maceió mais uma feirinha de artesanato. Você pode sentar e apreciar a vista, além de tirar excelentes fotos.

10.Mirante Santa Terezinha

Outro lugar com vista privilegiada é o Mirante Santa Teresinha, que fica no bairro Farol. Este mirante foi revitalizado e recebeu detalhes artísticos de arquitetas e designers. É um lugar agradável para você tirar fotos e ter uma visão panorâmica da cidade.

Mirante Santa Terezinha - Maceió
Mirante Santa Terezinha - Maceió - Prefeitura de Maceió

11.Praça dos Martírios

A Praça dos Martírios, inaugurada em 1908, está no centro de Maceió e abriga três pontos históricos da cidade: Igreja de Bom Jesus dos Martírios, a Intendência Municipal e o Palácio Floriano Peixoto. Aliás, no meio da praça, está o monumento ao Marechal Floriano Peixoto.

A Igreja de Bom Jesus dos Martírios é de 1881 e mistura os estilos barroco, neoclássico e neogótico. Já a Intendência Municipal é, na verdade, um palacete com mais de 110 anos que foi revitalizado. Atualmente, é a sede da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), da Prefeitura de Maceió.

Ainda na Praça dos Martírios, está o Museu Pierre Chalita, que tem coleções de arte sacra. No entanto, este museu está fechado temporariamente, por conta do desabamento do seu teto, que ocorreu em 2020.

12.Museu Palácio Floriano Peixoto

O Museu Palácio Floriano Peixoto é a principal atração da Praça dos Martírios. Hoje, ele é um museu, mas antes era o Palácio do Governo e foi construído em 1893.

Neste museu você verá obras de arte, como quadros de artistas alagoanos, peças de decoração e móveis dos séculos XIX e XX. Além disso, há dois memoriais em homenagem aos alagoanos: Aurélio Buarque de Holanda e Lêdo Ivo.

Seu horário de funcionamento é: segunda, das 9h às 14h; de terça a quinta, das 9h às 16h; e sexta, das 9h às 14h. E o melhor é que a entrada é gratuita.

Floriano Peixoto

Floriano Peixoto foi o segundo presidente do Brasil. O primeiro foi o também alagoano Marechal Deodoro da Fonseca. Floriano Peixoto recebeu os títulos de: "O Marechal de Ferro" e "Consolidador da República". Seu governo se deu entre os anos 1891 e 1894, na primeira fase da República Velha ou na República da Espada, como também ficou conhecido este período.

 

13.Bairro Histórico de Jaraguá

Maceió foi se desenvolvendo e crescendo a partir do Porto de Jaraguá. Daí o nome deste bairro que possui muitos casarões históricos. Também é onde está a sede da Prefeitura de Maceió e outros prédios do governo.

Neste bairro, há muitos restaurantes, bares e casas noturnas. Isso porque houve uma revitalização do bairro na década de 1990 para ocupar os espaços históricos que estavam sendo esquecidos e abandonados.

A estação ferroviária também está no Jaraguá. Mas, o Sistema de Trens Urbanos de Maceió só atende a região metropolitana da cidade com 16 estações.

Casarões de Jaraguá - Maceió
Jaraguá - Maceió - Foto de Semtel/Joao Schwartz

14.Porto de Jaraguá

O Porto de Jaraguá também é conhecido como Porto de Maceió e, atualmente, é administrado pela Administração do Porto de Maceió, que pertence à Companhia Docas do Rio Grande do Norte. O desenvolvimento econômico e comercial de Maceió se deu por conta do Porto, daí sua importância histórica para a cidade.

Aliás, mais de 12 mil passageiros chegaram a Maceió em cruzeiros na última temporada. Eram embarcações da MSC Grandiosa, Norwegian Star e Costa Diadema.

Cruzeiro no Porto de Jaraguá - Maceió
Cruzeiro no Porto de Jaraguá - Maceió - Divulgação

15.Mercado das Artes 31

O Mercado das Artes 31 fica no Centro Pesqueiro, em Jaraguá. É um mercado de artesanato que também recebe atrações culturais.

Este mercado funciona todos os dias, das 10h às 21h. Ele possui mais de cem lojas de artesanato, arte popular e de comidas regionais. Também tem uma variada programação cultural com shows de samba e forró, por exemplo.

16.Memorial da República

O Memorial da República fica na orla de Jaraguá e foi inaugurado no dia 15 de novembro de 2005. É uma praça em homenagem ao Marechal Deodoro da Fonseca e a Floriano Peixoto, os dois primeiros presidentes do Brasil.

É um lugar onde ocorrem exposições e feiras temporárias. No seu salão principal, há trechos da Constituição de 1891 e quadros que retratam a Proclamação da República.

Ainda há exposições sobre a vida dos dois presidentes alagoanos e fotos de todos os presidentes do Brasil. Na parte externa, é possível ver as 27 bandeiras dos estados brasileiros. Além disso, há duas estátuas de bronze: Marechal Deodoro da Fonseca e a Floriano Peixoto.

17.Catedral Metropolitana de Maceió

A Catedral Metropolitana de Maceió, também chamada de Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, está no centro da capital alagoana. Sua pedra fundamental foi colocada em 1840, mas só ficou pronta em 1849.

A Catedral de Maceió é um local de preservação histórica e cultural da cidade. Ela mistura os estilos neoclássico e barroco na sua arquitetura e decoração.

Catedral Metropolitana de Maceió
Catedral Metropolitana de Maceió - Wikipédia

18.Mercado Central

O Mercado Central também é chamado de Mercado do Artesanato e fica no bairro Levada. É um mercado com peças artesanais e utensílios em barro, como bonecas e jarros. Além disso, há brinquedos em madeira, acessórios em couro, palha, renda entre outros.

19.Pontal da Barra

Por fim, chegamos ao bairro Pontal da Barra que é tombado como Patrimônio Cultural e Natural do estado de Alagoas e também é um dos principais pontos turísticos de Maceió. Isso por conta das suas tradições históricas e culturais. É nesta região que é feito o Filé Alagoano, um bordado em renda feito em tecelagem manual.

Também é no Pontal da Barra que está a Lagoa Mundaú que tem 23 quilômetros quadrados e se liga ao mar. No meio da Lagoa há um manguezal com rica variedade de peixes, crustáceos e moluscos. E também há nove ilhas.

Aliás, existe um passeio de catamarã que passa pelas 9 ilhas. Uma dessas ilhas tem um complexo hoteleiro e algumas atrações como piscinas. Geralmente, o passeio das 9 ilhas custa cerca de R$ 150 por pessoa.

Maceió é uma capital rica em história e cultura. Aliás, não só regional, mas também nacional. Porque Maceió fez a sua parte no desenvolvimento da História e Cultura do Brasil. E você poderá ver tudo isso nos principais pontos turísticos de Maceió.

Por isso, além de aproveitar as belezas naturais e as praias de Maceió, coloque no seu roteiro lugares para visitar na cidade que também são cheios de cultura e tradição. Confira também um mapa com os principais pontos turísticos de Maceió, disponibilizado pela Prefeitura da capital.

Confira também promoções imperdíveis para a região: