Calendário do Viajante: Confira os Principais Eventos do Brasil

Fique de olho no Calendário do viajante para planejar suas viagens e aproveitar ao máximo as experiências culturais, gastronômicas e esportivas que o Brasil oferece. Como o Brasil é um país muito grande, com regiões que possuem características únicas, você sempre pode vivenciar novas experiências culturais. E esse é um dos motivos do país e de cada região para serem tão atrativos para os viajantes.
Assim, festas tradicionais, históricas e culturais estão presentes em quase todos os meses do ano e em diferentes regiões. Ou seja, você pode conhecer um novo Brasil, novas comidas e sabores, danças e trajes, músicas e ritmos.
Basta ficar atento ao calendário que preparamos para você. Conheça todos os eventos fixos do calendário brasileiro para se organizar melhor e vivenciar novas experiências e viagens. Confira!

Calendário do viajante: Janeiro, Fevereiro e Março
Você já deve ter ouvido a expressão: "o ano só começa depois do Carnaval". Pois é, essa frase costuma ser verdadeira, pelo menos no Brasil. Isso porque o Carnaval é uma das principais festas populares do país e atrai milhares de pessoas de todo o mundo.
E a diversidade cultural e de ritmos de cada cidade e região brasileira é vibrante. Significa que você pode aproveitar o Carnaval em vários estados do Brasil e de diferentes formas, com ou sem fantasia, na rua, nos clubes ou no sambódromo. No entanto, os carnavais mais famosos são os que acontecem no Rio de Janeiro, na Bahia e em Recife.
A festa do carnaval não tem data fixa, porque acontece três dias antes da Quaresma. Geralmente, é em fevereiro ou início de março. Mas, em janeiro já começa o pré-carnaval em diversas cidades brasileiras.
Com o verão e as férias escolares no Brasil, as praias ficam lotadas e os eventos de carnaval já começam “o esquenta”. Então, no início de janeiro, quando as festas e feiras de Natal se encerram e passa o Réveillon, você já pode se preparar para começar a pular o Carnaval.


Carnaval do Rio de Janeiro
O Carnaval do Rio de Janeiro é uma vitrine turística internacional para o Brasil. Possivelmente, o carnaval mais famoso, por conta da grandiosidade e beleza das alegorias das Escolas de Samba. Em suma, os desfiles do Grupo Especial acontecem na Marquês de Sapucaí, durante duas ou três noites. Mas, ainda há desfiles de outros grupos de acesso, a chamada Série Ouro.
Mas fique sabendo que o Rio de Janeiro não tem somente Escolas de Samba. Há muitos blocos de rua que desfilam pela cidade durante todos os dias de carnaval. E os blocos saem logo cedo de diversos pontos da capital carioca. Tem marchinhas, samba e trios elétricos com artistas da música brasileira, do pop e do funk. Ou seja, durante e depois dos desfiles das Escolas de Samba, a diversão continua até depois da Quarta-Feira de Cinzas pelas ruas da capital carioca.




Como surgiu o carnaval brasileiro
As origens do carnaval brasileiro vêm da época da colonização e, também, a partir de duas tradições europeias. O Entrudo, uma tradição portuguesa que celebrava o início da primavera, desembarcou no Rio de Janeiro em 1641. E as mascaradas italianas, uma tradição que vem da Idade Média, logo foi sendo incorporada aos bailes de carnaval cariocas.
Assim, no início, o carnaval do Rio de Janeiro era nas ruas e nas casas da classe alta. Com o tempo, a brincadeira foi mudando de cara e agregando novas tradições africanas.
As escolas de samba só surgiram em 1920, com a Deixa Falar, que depois virou Estácio de Sá, e a Vai Como Pode, que hoje é a Portela. No entanto, elas só se tornaram uma forte atividade comercial a partir de 1960.
Foi quando o jogo do bicho começou a investir e a prefeitura do Rio colocou arquibancadas na Avenida Rio Branco para a população assistir aos desfiles. A Marquês da Sapucaí, Sambódromo ou Passarela do Samba, como também é conhecida, foi erguida em 1984 e tem projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer. E ela passou a ser um dos principais símbolos do carnaval brasileiro.
Carnaval da Bahia
O Carnaval de Salvador também é um dos mais conhecidos, mas também há festas em outras cidades baianas, como Porto Seguro, Ilhéus, Barreiras e Juazeiro. Só de ouvir falar em carnaval baiano o corpo já se mexe, não é mesmo?

A alegria e o ritmo contagiante e vibrante do Axé são diferenciais do carnaval em Salvador. São oito circuitos oficiais, ou seja, espaços onde a população e os turistas vão atrás dos trios elétricos e se divertem durante todo o carnaval.


Os circuitos mais famosos, onde passam os trios elétricos com artistas mais conhecidos são: Dodô, que sai da Barra até Ondina; e Osmar, que acontece no Campo Grande. Mas há outros locais onde a cultura baiana vibra no carnaval.
Tem o Circuito Mestre Bimba, com cerca de um quilômetro e que recebe blocos de afoxé, samba e capoeira. No Pelourinho, tem o Circuito Batatinha que tem marchinhas, fanfarras, afoxés, blocos afro e samba.
Ainda tem o Circuito Sérgio Bezerra, com bandas de chão, blocos de sopro e de percussão, que vai do Farol da Barra até o Morro de Cristo. Outro que também tem bandas de chão, é o Circuito Orlando Tapajós, que vai da Ondina até o Farol da Barra. São quatro quilômetros de diversão.
E você já deve ter ouvido falar no Ilê Aiyê, o bloco afro mais antigo do Brasil. Pois bem, ele sai no Circuito Mãe Hilda Jitolu. E, para quem gosta de samba, no Circuito Riachão sai o bloco Mudança Garcia, em homenagem ao sambista Clementino Rodrigues, o “malandro”.


Como surgiu o trio elétrico
Foi em 1950 que os músicos Dodô e Osmar colocaram seus instrumentos musicais em cima de um caminhão e saíram tocando pelas ruas de Salvador. Ali começam os desfiles dos trios elétricos, que só ganharam esse nome no ano seguinte. Isso porque outro músico, Temistócles Aragão, convidou a dupla para que os três tocassem em cima de um veículo: o “Trio Elétrico”, como estava escrito na sua lateral.
Carnaval de Recife
Se você gosta de cultura e tradições populares, Recife é o lugar ideal para você pular carnaval. Lá você encontra muito carnaval de rua, marchinhas, o Galo da Madrugada, Bonecos Gigantes e muito Frevo. Mas, não para por aí.

Também tem Maracatu, tradição marcada pelas roupas coloridas da Corte Real pela marcação dos ritmos. Tudo isso está relacionado à espiritualidade dos povos de terreiro de matriz africana e indígena. Além disso, você vai ver, em Recife, blocos de Afoxé, Bois e Ursos de Carnaval, Caboclinhos e mais uma manifestação carnavalesca chamada Tribos de Índio.
Ou seja, em Recife, além de brincar carnaval e se divertir, você tem contato com a riqueza das manifestações culturais e populares. É, praticamente, parte da história do Brasil pulando na sua frente.




Como surgiu o carnaval de Recife
O carnaval em Recife também tem suas origens no Entrudo português. As pessoas saíam às ruas, três dias antes da Quaresma, para jogar farinha, água e lama umas nas outras. Mas, essa prática foi proibida pelas elites da época.
Em 1880, surgem os Clubes de Pedestres, para se contrapor aos Clubes de Alegoria e Crítica, que eram os carros alegóricos que desfilavam pela cidade. Os Clubes de Pedestres faziam o carnaval de rua de Recife com marchinhas carnavalescas e, depois, com muito frevo.
Em 2012, o Frevo passou a ser Patrimônio Imaterial da Humanidade. O Frevo é uma mistura de várias expressões populares: capoeira, dança, música e artesanato.
Já o Galo da Madrugada surgiu em 1978. O Clube de Máscaras Galo da Madrugada foi criado por um grupo de amigos e familiares para resgatar o carnaval de rua de Recife. Em 1994, recebeu o título de Maior Bloco de Carnaval do Mundo (Guinness Book). Isso porque, neste ano, o bloco reuniu mais de 1,5 milhão de foliões no centro de Recife.
Calendário do viajante: Abril
Em abril, já não tem mais carnaval, mas tem eventos de moda e de esporte no Brasil. Começando pela Maratona de São Paulo, que ocorre desde 1995 na capital paulista.
A Maratona de São Paulo tem cerca de 42 quilômetros de extensão e atrai corredores do Brasil e do mundo. Os maiores vencedores são do Brasil e do Quênia. Também há provas de 25 km, de 10 km e caminhada de 3 km, tudo começando e terminando no Parque do Ibirapuera.

Mas, se você ainda não está preparado para uma corrida, não se preocupe que há outros eventos acontecendo em São Paulo. Em abril, ou no início do outono, também costuma acontecer a primeira edição do ano do São Paulo Fashion Week, o maior evento de moda do Brasil e da América Latina.
Geralmente, no segundo semestre do ano há uma outra edição deste evento. Então, se você perder em abril, não tem problema, porque em outubro acontece novamente.
Trata-se de uma semana inteira de desfiles de grandes marcas nacionais e internacionais. O mundo da moda se reúne em São Paulo para ver tendências, estilos e celebridades. Inclusive, é um evento que está no calendário mundial da moda.

Calendário do viajante: Junho
Depois do descanso de maio, um dos poucos meses em que não há um evento fixo no Brasil, temos outro momento vibrante e de muita festa popular. Isso porque junho é o mês das Festas Juninas e, principalmente, na região do Nordeste há um grande movimento com arraiais nas capitais e no interior dos estados.
Você já deve ter ouvido falar na festa junina mais famosa do Brasil e, talvez, do mundo. Pelo menos é assim que ela é conhecida: O Maior e Melhor São João do Mundo. Ou seja, a Festa de São João de Caruaru, em Pernambuco. A cidade de Caruaru fica a cerca de 170 quilômetros de Recife (PE). Então, o jeito mais comum de se chegar à festa é indo de avião até Recife e seguindo para Caruaru de ônibus ou de carro.

O São João de Caruaru começa, na verdade, em abril, com festas juninas na zona rural da cidade. Ou seja, são mais de 60 dias de muito forró, com shows e apresentações de quadrilhas. Também há competições entre as quadrilhas. O que significa que os grupos capricham no figurino e nas coreografias.

E outros ritmos também têm vez no São João de Caruaru. Duplas ou cantores sertanejos, música baiana, samba, pagode e até música popular brasileira. Todos os dias têm shows em diferentes palcos, mas todos ficam lotados.
A Festa Junina de Caruaru é eclética e recebe milhares de turistas em diferentes espaços. Tem o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, que chega a ter uma cidade cenográfica nordestina, o Polo Cultural da Estação Ferroviária, o Alto do Moura é um polo na zona rural de Caruaru.

Curta uma experiência gastronômica nas Festas Juninas
Além disso, a gastronomia regional não deixa a desejar. Também tem comidas típicas nordestinas e de festas juninas para você se deliciar, como canjica, tapioca, o doce Mariola e o biscoito Tereco. E o mais interessante é que tem um circuito de comidas gigantes, com todas essas delícias.
Isso mesmo! As comidas típicas ficam em um espaço próprio para Comidas Gigantes. Aliás, tem um dia dedicado só para elas na cidade: 22 de maio. E pensamos (errado) que não tinha nenhum evento em maio, não é mesmo? Aqui está uma antecipação das festas juninas já em maio.
A Festa Junina de Caruaru começou em 1984 e é organizada pela Fundação de Cultura de Caruaru. As festas juninas, geralmente, festejam três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Mas, no caso de Caruaru, a festa é da cultura nordestina e do forró.


Festa do Bumba-Meu-Boi do Maranhão
As festas juninas seguem por outros estados brasileiros. Em São Luís, no Maranhão, por exemplo, tem a festa do Bumba-Meu-Boi, com arraiais espalhados pela cidade, nos meses de junho e julho. Pode se dizer que é uma mistura de festa junina com folclore brasileiro, que, ao mesmo tempo, se torna um festejo único.
Por exemplo, na virada do dia 28 para o dia 29 de junho, há o encontro de todos os grupos de Bumba-Meu-Boi no Largo de São Pedro, na Madredeus, um bairro histórico de São Luis. É o dia do Festejo de São Pedro e onde mais de 30 grupos se apresentam para uma multidão que festeja o Santo durante toda a noite.

Aliás, o Bumba-Meu-Boi é Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade (Unesco) desde 2019. É uma festa popular que encena por meio da música, dança e trajes típicos uma história da época colonial.
Enredo do Bumba-Meu-Boi
Em uma fazenda de gado, um escravo, chamado Pai Francisco, mata um boi muito querido do seu senhor. Sua esposa, Mãe Catirina, estava grávida e desejou a língua do tal boi.
Quando o senhor descobre o ocorrido, obriga o Pai Francisco a trazer o boi de volta. Então, entram em cena curandeiros e pajés para ressuscitar o boi. Por fim, uma grande festa comemora o milagre da ressurreição do boi.


Sotaques do Boi
No Maranhão, existem muitos grupos de Bumba-Meu-Boi e eles se diferenciam pelos sotaques. Ou seja, pelos instrumentos e caracterização dos personagens.
Por exemplo, há Sotaque de Matraca, um instrumento formado por duas madeiras que devem ser batidas na hora da apresentação. Tem também o Sotaque de Orquestra, com seus instrumentos de sopro, como saxofone e clarinete. Ou ainda o Boi de Zabumba, que possui cores mais escuras e cadência mais lenta.




Festival de Parintins
Outro Boi conhecido na cultura popular brasileira é o Boi Bumbá da Amazônia. Ou melhor, dois Bois são conhecidos: o Garantido e o Caprichoso. O Festival de Parintins é, na verdade, uma competição, que dura três dias, entre esses dois Bois, que se apresentam em um Bumbódromo.


Essa competição acontece desde a década de 1960, na Ilha de Parintins, a cerca de 400 quilômetros de Manaus. O Bumbódromo só foi construído em 1988 e é uma arena, onde os dois bois se apresentam para o público e para os jurados.
O Festival de Parintins acontece sempre no último fim de semana de junho. E possui vários personagens, como o apresentador, que é o intérprete musical, Batucada ou Marujada, que são os percussionistas, e a Porta-Estandarte do Boi, entre outros. Ainda há coreografia, alegorias e toadas. É um espetáculo da cultura do Amazonas e do Brasil.


Como Parintins fica na margem do Rio Amazonas, uma forma de chegar à cidade é de barco. Aliás, esse trajeto já se transforma em um passeio pelo Rio Amazonas e muitos barcos também servem de hospedagem para os visitantes do Festival.
A outra forma de chegar em Parintins é de avião. Durante a festa, há voos regulares para a cidade, saindo de Manaus. A viagem dura cerca de uma hora e rapidinho você chega à Ilha da Magia, como também é conhecida Parintins.
Festa do Pinhão em Lages (SC)
A Festa Nacional do Pinhão acontece em Lages, no estado de Santa Catarina. Ela costuma acontecer durante dez dias, no mês de junho. É uma festa gastronômica, que celebra o pinhão. Ou seja, você pode experimentar muita comida típica a base desta semente. Por exemplo, a paçoca de pinhão ou entrevero de pinhão, que leva a semente e vários tipos de carne e temperos. Ainda tem bebidas, como ponche ou quentão, que ajudam aquecer os dias frios na Serra Catarinense. Isso porque, os termômetros chegam marcar abaixo de zero dependendo o dia. O frio é um atrativo da festa também.
Durante a Festa do Pinhão, ocorrem shows de artistas sertanejos e da música popular brasileira. Também têm danças e bailes típicos da tradição gaúcha, além de concursos de rainha e princesa da festa. Essa festa acontece no Parque Conta Dinheiro, em Lages, e recebe cantores de diversas regiões do País, muitos, inclusive conhecidos, já marcaram presença, como Henrique e Juliano, Jorge e Mateus, Sorriso Maroto, entre outros.
Sempre há ônibus específicos para levar o público para a festa. Mas também, é possível se deslocar facilmente na cidade por meio de táxi, carro alugado, ou então, Uber. No geral, é uma festa tranquila, onde frequenta famílias e jovens adultos de muitas regiões do Brasil.


Calendário esportivo de Junho
O mês de junho também traz campeonato de surf e maratona para o Brasil. O Circuito Mundial da World Surf League (WSL) costuma chegar em Saquarema (RJ) neste mês. Atletas do surf mundial participam da nona etapa do campeonato em Saquarema, cidade que fica a cerca de 115 quilômetros da capital carioca.

Também no Rio de Janeiro, acontece a Maratona do Rio. Outro evento de corrida que reúne milhares de atletas de várias partes do mundo. Tem trajetos de 5, 10, 21 e 42 quilômetros.
Essa corrida acontece no Rio de Janeiro desde 1979, junto com a de São Paulo, é uma das principais maratonas do Brasil. A largada acontece no Recreio dos Bandeirantes (zona oeste) e a chegada é no Aterro do Flamengo (zona sul).

Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo
A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo começou em 1997, na Avenida Paulista, e se tornou um evento turístico da cidade. Milhares de pessoas participam todos os anos da Parada LGBT+, que tem muita música, dança e animação. Inclusive, em 2011, a Parada bateu um recorde: 4 milhões de pessoas estiveram no evento em São Paulo.
Um dos principais objetivos da Parada LGBT+ é combater o preconceito e apoiar políticas públicas afirmativas voltadas para os direitos humanos. O que começou como um protesto, passou a ser uma grande festa colorida e com muitos trios elétricos.

Calendário do viajante: Julho
Chegamos a julho e você pode continuar aproveitando as últimas festas juninas e de Boi. Mas, também tem a Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP, que, geralmente, ocorre no fim de junho e início de agosto.
É um festival literário que reúne leitores, escritores e editoras na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. Na FLIP acontecem palestras, lançamentos de livros, conversas com escritores, debates e atividades culturais.




Paraty é uma cidade que fica a cerca de 250 quilômetros do Rio de Janeiro, no litoral sul. Ela possui um charme especial com seus casarões coloridos e traços do povoamento pré-histórico e colonial. Também tem muitas pousadas na cidade, que fica na Costa Verde.
Por exemplo, Angra dos Reis fica a cerca de 100 quilômetros de Paraty e costuma ser visitada em conjunto com sua vizinha. Outra cidade que você poderá acessar, quando estiver em Paraty, é a Ilha Grande. Barcos e lanchas ligam as duas cidades.


Calendário do viajante: Agosto
O Festival de Cinema de Gramado é considerado um dos principais eventos de cinema do Brasil. O Festival acontece desde 1973, no Palácio dos Festivais, na cidade de Gramado (RS).
Uma curiosidade é que troféu do Festival se chama Kikito é a personificação do Deus do Bom Humor. O Kikito foi criado pela artista gaúcha Elisabeth Rosenfeld em 1966.
Além de filmes brasileiros, o Festival de Gramado reconhece obras audiovisuais latino-americanas. Apresenta também mostras paralelas de cinema infantil e acessível. São dez dias de cinema que atraem muitos visitantes para Gramado, que fica a cerca de 100 quilômetros de Porto Alegre.


Festa do Peão de Barretos
Também em agosto, acontece a Festa do Peão de Barretos, no interior de São Paulo. É um festival de rodeio que atrai competidores nacionais e internacionais. Além disso, há muitos shows de música sertaneja e comidas típicas, durante os dez dias de festa no Parque do Peão.

A Festa do Peão de Barretos é organizada pelo clube "Os Independentes" desde 1985. Mas, a festa já existia desde 1956, com outro formato. E o evento acontece em um parque com mais de 110 hectares, o Parque do Peão, que foi projetado por Oscar Niemeyer e fica no no KM 428 da Rodovia Brigadeiro Faria Lima. A área é tão grande que, durante os dias do evento, mais parece uma "cidade do peão".
Outra grandiosidade da Festa do peão é a arena de rodeio, que tem capacidade para 35 mil pessoas sentadas. Além disso, ainda há cinco palcos para shows e atrações culturais, que podem ocorrer de forma simultânea, com artistas nacionais e internacionais. É uma grande festa que anima o interior de São Paulo no mês de agosto.


Calendário do viajante: Setembro
A Bienal de Arte de São Paulo acontece a cada dois anos, desde 1954, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. E ela acontece em um prédio projetado por Oscar Niemeyer, o Pavilhão da Bienal. Além disso, a Bienal foi a primeira exposição de arte moderna que aconteceu fora dos centros culturais da Europa.
A última edição, de número 35, aconteceu em 2023 e teve como tema “Coreografia do Impossível”. A inspiração veio da obra da poeta Leda Maria Martins, que trabalha com o tempo em espiral. Assim, muitos trabalhos tinham relação com o movimento, mas também com a conexão entre passado, presente e futuro.

Rock in Rio
O Rock in Rio também não acontece anualmente e o próximo será em setembro de 2026. É um grande festival de música com artistas nacionais e internacionais.
A primeira vez que ocorreu o Rock in Rio foi em 1985, quando o rock era o foco do festival. Atualmente, diferentes ritmos estão presentes no festival, que ainda assim acontece na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro. Aliás, a Cidade do Rock é montada para sediar o evento no Parque Olímpico.
O Rock in Rio também já aconteceu em outros países, como Espanha e Estados Unidos. Hoje, apenas a edição de Portugal, que acontece em Lisboa, continua ocorrendo fora do Brasil.

Acampamento Farroupilha
Durante três semanas de setembro ocorre o maior evento tradicionalista do Brasil, o Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre. Este é um evento que celebra a cultura gaúcha, com muito churrasco, chimarrão, trajes e danças típicas.
O Acampamento Farroupilha acontece por conta do Dia do Gaúcho, que se celebra em 20 de setembro. Esta foi a data que marcou o começo da Revolução Farroupilha, em 1835.
Essa festa acontece no Parque Harmonia, onde são montados os piquetes ou cabanas de madeiras. Cada um é ocupado por um CTG ou Centro de Tradição Gaúcha, por entidades ou famílias tradicionalistas.


Oktoberfest
A Oktoberfest é um festival de tradições alemãs que acontece em Blumenau, Santa Catarina, no fim de setembro e início de outubro. Ela acontece desde 1984, no Parque Vila Germânica. Aliás, outros locais também possuem sua Oktoberfest, como Munique, na Alemanha.
Durante a Oktoberfest acontecem desfiles com carros alegóricos, danças folclóricas, o público veste trajes típicos alemães, além de muita música e culinária alemã. Então, prepare-se para experimentar as salsichas alemãs, os pretzels, eisbein (joelho de porco defumado) e o doce strudel.
A Oktoberfest também é muito conhecida pelas cervejas germânicas. Inclusive há um Concurso de Tomadores de Chope em Metro que premia o competidor que beber um metro de chope em menos tempo. E esse chope é sem álcool para que todos possam participar.




Calendário do viajante: Outubro
Em outubro, a capital da Sétima Arte é o Rio de Janeiro, que recebe o Festival do Rio, desde 1999. E o palco da mostra é o histórico Cinema Odeon, na Cinelândia do Rio. O Festival do Rio apresenta filmes nacionais e internacionais contemporâneos e premia os melhores com o Troféu Redentor.


Festas religiosas: Nossa Senhora Aparecida e Círio de Nazaré
O dia 12 de outubro celebra Nossa Senhora de Nazaré e Nossa Senhora Aparecida. Aliás, em Aparecida do Norte, que fica no estado de São Paulo, peregrinos enchem a cidade e o Santuário Nacional de Aparecida para pagar promessas e fazer sua homenagem à Padroeira do Brasil.

Já a festa de Nossa Senhora de Nazaré é celebrada no Círio de Nazaré, em Belém, no Pará, há mais de 200 anos. É um evento tradicional e reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Segundo a história do Círio, o Caboclo Plácido encontrou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré perto de um riacho, onde hoje é a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Em 1793, teve a primeira procissão em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, Padroeira do Pará.


A partir de então, todos os anos, os fiéis enchem a cidade durante quinze dias de outubro para rezar, homenagear e festejar Nossa Senhora. São doze procissões mais o Arraial de Nazaré e o Círio Musical. Tem até uma romaria fluvial, ou seja, em barcos.
Durante a procissão de 3,6 quilômetros, as pessoas seguram a corda de 800 metros que cerca a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Elas fazem isso para pagar promessas e rezar. Milhões de pessoas participam desse evento em Belém.


Natal Luz de Gramado
O Natal Luz de Gramado começa no fim de outubro e segue até o início de janeiro. São quase três meses que Gramado respira e vive o Natal. Tem desfiles e atrações artísticas por toda cidade, que fica iluminada e decorada com o tema.


E não é só em Gramado, mas nas cidades vizinhas também. Canela e Nova Petrópolis também se transformam e durante esses dias parece sempre Natal. Canela fica a nove quilômetros de Gramado e Nova Petrópolis, a 34 quilômetros. Ou seja, é como se fosse uma grande região natalina, com atrações para todos os gostos.
Tem a Casa do Papai Noel, uma Vila de Natal, corridas para crianças e adultos e um concurso de decoração de pinheiros bem no meio de uma das principais avenidas de Gramado. O Natal Luz atrai, todos os anos, milhares de visitantes, que querem viver uma experiência diferente e natalina, com muita diversão e magia.


Gramado fica a cerca de 100 quilômetros de Porto Alegre. Assim, a melhor forma de chegar ao Natal Luz é desembarcar no Aeroporto Internacional Salgado Filho e seguir de transfer ou de carro alugado para a cidade.
Há muitas pousadas e hotéis em Gramado. A cidade está preparada para receber os visitantes nessa época e é bem acolhedora e receptiva. Tem programação paga e gratuita, ou seja, atrações para todos os dias do Natal Luz.

Calendário do viajante: Novembro
O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, ou Grande Prêmio de São Paulo, que acontece no autódromo de Interlagos, em São Paulo, ocorre em novembro. É quando a elite do automobilismo chega ao Brasil para alegria dos amantes do esporte.
A primeira vez que o Grande Prêmio da Fórmula 1 aconteceu no Brasil foi em 1972. Somente em dois anos é que a corrida foi disputada no Autódromo de Jacarepaguá, em 1978 e em 1981. Durante toda a história do GP, as disputas ocorreram em Interlagos. O autódromo já recebeu 51 corridas.

São Paulo se prepara para o GP com maestria. Há hotéis e transportes para o autódromo. Por exemplo, o Expresso GPSP é um trem exclusivo para deslocamento até Interlagos e para na Estação Pinheiros, no Morumbi Claro e no Autódromo.
O GP São Paulo é um dos principais eventos fixos do calendário esportivo brasileiro. Trata-se de uma das etapas do Campeonato Mundial de Pilotos e Construtores. Milhares de pessoas assistem e participam dos três dias de evento, que leva mais de R$1 bilhão para a economia local e gera muitos empregos.
Calendário do viajante: Dezembro
A CCXP ou Comic Con Experience é uma convenção de cultura pop, de quadrinhos, filmes, séries de TV e vídeo games. E ela ocorre em dezembro, em São Paulo.
A primeira edição aconteceu em 2014, mas foi em 2019 que a convenção bateu seu recorde de público, com mais de 180 mil visitantes. Aliás, celebridades do cinema costumam aparecer na CCXP, como Jason Momoa, o Aquaman.




A programação da Comic Com Experience reúne paineis, palestras, exposição de colecionáveis, game arena, além de sessões de fotos e autógrafos. Também é montado o maior shopping geek do Brasil, onde os principais estúdios, serviços de streaming e marcas apresentam produtos exclusivos. São dias intensos, com muita novidade e diversão para os fãs geeks.
Corrida de São Silvestre
Para finalizar o ano, o grande evento que marca o calendário esportivo brasileiro é a Corrida de São Silvestre, em São Paulo. O percurso da corrida é de 15 quilômetros pelo centro da capital paulista.
Corredores profissionais e amadores começam a festa do Réveillon logo cedo. Primeiro, tem a largada dos atletas profissionais. E depois os corredores amadores enchem de cores e alegria as ruas, com suas fantasias e faixas com mensagens. É uma grande festa para finalizar o ano com alegria e movimento.


Utilize o calendário do viajante para novas descobertas
Perceba que existem eventos para todos os meses do ano. Competições esportivas para quem é mais atlético ou gosta de assistir esportes. Festivais de cinemas, literários e culturais que podem te levar para novos lugares, descobrir pequenas cidades históricas e charmosas. Também há muita música, dança e diversão.
Quando chegar a hora de planejar as suas férias, lembre-se de olhar o calendário do viajante. Pode ser que tenha uma feira ou uma festa única no seu destino para você aproveitar. Ou ainda, conheça novos lugares participando de eventos que te interessam e que podem trazer conhecimento e satisfação. Aproveite o calendário do viajante e boas experiências!