Cidades Próximas a Maceió: Destinos Imperdíveis a Poucos Km da Capital

Se você gosta de explorar praias e lugares próximos ao seu destino, aqui vão algumas dicas. Existem cidades próximas a Maceió que são de tirar o fôlego. Além das praias paradisíacas, elas possuem outros atrativos históricos e culturais.
Por exemplo, no litoral sul de Maceió, você tem duas opções: Marechal Deodoro e Barra de São Miguel. Esses dois municípios estão na região metropolitana de Maceió, a cerca de 45 minutos de carro e possuem praias e passeios imperdíveis. Indo para o litoral norte, você tem São Miguel dos Milagres e Maragogi, ambas com paisagens e piscinas naturais para você se encantar e aproveitar. E se você quiser seguir fazendo viagens curtas saindo de Maceió, pode conhecer Porto de Galinhas, Recife e Aracaju.
Ou seja, você tem muito o que visitar perto de Maceió. Por isso, detalhamos cada uma dessas cidades próximas para você se planejar e não perder oportunidades na sua viagem a Maceió.

Aluguel de carros em Maceió
Para conhecer cidades próximas a Maceió ou fazer viagens curtas saindo da capital alagoana, o ideal é alugar um carro. No Aeroporto Internacional de Maceió - Zumbi dos Palmares há três empresas de aluguel de carros. Mas, você pode fazer sua reserva aqui para não perder tempo quando chegar à cidade.
O carro alugado te dá mais mobilidade e flexibilidade. Em Maceió, você pode contratar tours, mas se você puder ir em um carro alugado, não precisa ficar preso a horários ou tempo de visita nas praias, por exemplo. Além disso, você pode explorar e conhecer praias paradisíacas que nem sempre estão nas rotas turísticas.

Cidades próximas a Maceió: Marechal Deodoro
O município de Marechal Deodoro fica a cerca de 30 quilômetros de Maceió e é onde está a Praia do Francês. Se você tiver um tempo livre, vale a pena a visita ao centro histórico de Marechal Deodoro, além da Praia do Francês. Esta é uma das cidades próximas a Maceió que vale muito a pena a visita.
Marechal Deodoro foi a primeira capital alagoana e onde nasceu o primeiro presidente do Brasil, Manuel Deodoro da Fonseca. Então, há muitos casarões e igrejas históricas neste município.

Por exemplo, a Igreja e Convento Franciscano de Santa Maria Madalena, que fica no coração do centro histórico, começou a ser erguida em 1635 e somente um século depois, em 1793, foi concluída. Dentro da Igreja há um acervo de esculturas em madeira, de pinturas e móveis, além de objetos em ouro e prata, dos séculos XVII e XIX.
Outra preciosidade histórica de Marechal Deodoro é a Igreja do Bonfim, que foi restaurada pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2022. E uma curiosidade, durante a restauração foi encontrada uma pintura de Jesus Cristo, em estilo Barroco Rococó no forro da igreja.
E você ainda pode visitar o casarão do século XVII, onde nasceu o Marechal Deodoro da Fonseca. A casa, que é tombada pelo Iphan, abriga o Museu-Casa Natal de Marechal Deodoro, com objetos desta personalidade brasileira.




Cidades próximas a Maceió: Barra de São Miguel
Barra de São Miguel é um município que fica a cerca de 33 quilômetros de Maceió, o que dá 45 minutos de carro. Esta cidade que mais parece uma vila está no litoral sul de Maceió, na região metropolitana e faz parte da lista sobre o que visitar perto de Maceió.
Sua praia tem um grande paredão de recifes, o que faz com que o seu mar pareça uma grande piscina. Ou seja, as águas são tranquilas e cristalinas, naquela tonalidade verde esmeralda, característica da região. Para completar, a areia das praias é branca e fina.
Aliás, há quatro praias na orla do município. Uma delas é a Praia de Barra de São Miguel, de onde saem barcos para a Praia do Gunga, que fica em Roteiro, município vizinho. As outras praias são: Praia Niquim, Praia Bonita e Praia das Conchas.


Outra informação importante é que a Praia da Barra de São Miguel fica ao lado da Praia do Francês, em Marechal Deodoro. Provavelmente, a Barra de São Miguel será um dos seus passeios ao litoral sul, assim como a Praia do Francês.
E não é preciso se preocupar, pois há infraestrutura na praia da Barra de São Miguel, como barracas de praias, restaurantes e beach clubs. Por exemplo, o Praêro Beach Club oferece day use no valor de R$ 100 por pessoa e você pode aproveitar a Praia da Barra de São Miguel.
Confira também o post:Melhores Passeios em Maceió e Arredores: Maragogi, Francês e Muito Mais

Distância entre Maceió e São Miguel dos Milagres
Agora, começamos as viagens curtas saindo de Maceió. Primeiramente, São Miguel dos Milagres está no litoral norte de Maceió e a distância é um pouco maior, cerca de 100 quilômetros ou duas horas de carro. Por conta da distância e de tanta beleza natural, que tem em São Miguel dos Milagres, talvez valha a pena ficar uma noite ou mais por ali.

Existem muitas pousadas charmosas e tranquilas em São Miguel dos Milagres. Além disso, o município está na Rota Ecológica dos Milagres, uma faixa de cerca de 25 quilômetros que abrange praias em Porto de Pedras, Passo do Camaragibe e São Miguel dos Milagres.
Então, há diversos passeios de ecoturismo nesta região, como caminhadas, buggy, parques naturais e visita a piscinas naturais em jangadas. As praias aqui são paradisíacas, com água cristalina e morna, além de um mar tranquilo por conta dos corais e recifes.

Distância de Maceió a Maragogi
A distância de Maceió a Maragogi é de 127 quilômetros, ou cerca de 2h20 de carro. Maragogi está no litoral norte de Alagoas e é um destino muito procurado por conta das suas piscinas naturais e beleza. E também pode entrar no seu roteiro de viagens curtas saindo de Maceió.
Mas assim como São Miguel dos Milagres, Maragogi merece mais dias de sua viagem. Um bate-volta para Maragogi pode não ser proveitoso diante de tantas atrações e paisagens paradisíacas.

Inclusive, alguns turistas ficam em resorts ou hotéis em Maragogi e fazem bate-volta a Maceió. Também há quem prefira chegar em Recife e seguir viagem para Maragogi, que está mais ao norte de Alagoas e perto de Pernambuco.
Em Maragogi, você poderá fazer passeios de buggy e de barco ou lancha para apreciar os peixinhos nas águas cristalinas das piscinas naturais. O apelido de Caribe Brasileiro cai muito bem nesta região, que tem o mar esverdeado turquesa, ao mesmo tempo que é transparente e morno.
É bom estar atento à Tábua de Marés, pois Maragogi fica ainda mais especial na maré baixa, quando se formam as piscinas naturais. Ali, você terá muitas opções de hospedagem em pousadas, hotéis e resorts. Também terá restaurantes e muitos frutos do mar para saborear.
Piscinas naturais de Maragogi
Existem seis piscinas naturais que podem ser visitadas em Maragogi: São Bento, Galés, Taocas, Barra Grande, Barretinha e Ponta de Mangue. Como há um controle diário para o número de visitantes, é bom você reservar o seu passeio para não ficar sem lugar.
As piscinas naturais ficam de 2 a 6 quilômetros da costa e se formam na maré baixa, no meio das barreiras de coral. É possível chegar até elas de catamarã, lancha ou jangada e, geralmente, o trajeto dura cerca de 15 minutos.
As Galés que ficam próximas ao centro de Maragogi, são as mais famosas. Mas, as Taocas também oferecem uma experiência semelhante e são bastante procuradas. Lembre-se de levar ou alugar o seu equipamento para apreciar a vida marinha nas piscinas naturais.


Distância de Maceió a Porto de Galinhas
Se você tem mais dias de viagem, pode conhecer cidades próximas a Maceió, mas que levam um tempo maior para chegar. É o caso de Ipojuca, onde fica a Praia de Porto de Galinhas, em Pernambuco. Porto de Galinhas fica a cerca de 245 quilômetros de Maceió ou 3h45 minutos de carro.
Porto de Galinhas é um dos destinos de praia mais procurados no Brasil. Isso porque segue a linha das praias paradisíacas de Maceió, tem água transparente na cor verde turquesa, piscinas naturais e corais que deixam o mar tranquilo, como se fosse uma piscina.
Em Porto de Galinhas há resorts, hotéis, pousadas, além de restaurantes e muitos sabores do mar para você provar. E atrações turísticas não faltam. Além dos passeios de barco até as piscinas naturais, você pode andar de buggy e conhecer outras praias paradisíacas.


Dica 1 para uma viagem mais longa: Recife
Indo um pouquinho mais adiante, você pode visitar Recife, que fica a 258 km de Maceió. Isso dá cerca de 4 horas de carro. Então, fica a dica de incluir essa cidade próxima a Maceió apenas se você estiver com tempo maior de viagem.
Veja aqui que Recife está entre os 5 Melhores Destinos no Brasil para conhecer em 2025!
Recife é uma capital que tem praia e é rica em história e cultura. Além disso, é a capital do Frevo, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Unesco. Então, saindo do Marco Zero, na Praça Rio Branco, local onde nasceu Recife, você pode seguir pelo centro histórico e vislumbrar as influências portuguesas e holandesas da cidade.
Isso sem falar em Olinda e suas ladeiras que já remetem ao carnaval e aos bonecos gigantes. Mas, se você não aguenta a ladeira, tem elevador panorâmico para você apreciar ainda mais a beleza do mar e da cidade.




Dica 2 para uma viagem mais longa: Aracaju
Aracaju é outra cidade próxima a Maceió, mas com ressalvas. Isso porque são 277 km, ou seja, 4 horas de carro. Mas, se você tiver tempo e se aventurar, valerá a pena!
Aracaju é conhecida pela sua tranquilidade e por ter a melhor qualidade de vida do Nordeste. Ela tem diversos atrativos gastronômicos e culturais, além das suas praias.
Aracaju tem praias urbanas belíssimas e com estrutura. É o caso da Praia do Atalaia, que fica perto do centro e tem seis quilômetros de extensão. Ali, você terá quiosques com bebidas e petiscos. Também poderá alugar suas cadeiras de praia e guarda-sol.
Seu calçadão tem quadras de esportes, pista de skate, campo de futebol e parquinhos. Ainda tem um oceanário e a Passarela do Caranguejo, onde ficam bares, restaurantes, e o caranguejão.
E não são apenas praias salgadas. Aracaju também possui praias fluviais e bancos de areia, como Crôa do Goré e a Ilha dos Namorados. Para chegar nesses lugares você pega um catamarã na Orla do Pôr do Sol. Quer conhecer Aracaju de verdade? Veja nosso guia completo, feito por aracajuanos de coração: guia completo de Aracaju.


Deu para ver que você tem cidades próximas a Maceió que valem o bate-volta e outras que merecem mais dias de viagem. Por isso, analise o tempo que você terá disponível, antes de se aventurar. Mas, se você já souber a quantidade de dias disponíveis em sua viagem, aproveite essas dicas e faça seu roteiro para explorar e conhecer as cidades próximas a Maceió.