Guia Completo de Viagem para Porto Alegre

Naitê Almeida
Jornalista apaixonada por literatura e viagens. Curiosa para conhecer culturas e se aventurar, mesmo com frio na barriga. Sempre com caderno e caneta na mão.
Porto Alegre é um destino que pode te surpreender. Principalmente, se você acha que a capital gaúcha é só história e churrasco. A vida pulsa, tanto no Centro Histórico quanto na orla do Guaíba, que está toda revitalizada e pronta para receber os visitantes da cidade. Confira o guia completo de viagem para Porto Alegre que preparamos para você, com todas as informações e dicas necessárias para você aproveitar ao máximo a capital gaúcha.
Melhor época para visitar Porto Alegre
A primeira informação que você deve anotar no seu guia completo de viagem para Porto Alegre é sobre o clima na cidade. Como Porto Alegre possui muitos parques e passeios ao ar livre, a melhor época para conhecer a cidade é no Outono ou na Primavera. Isso porque nesses dois períodos, as temperaturas costumam ser mais agradáveis para caminhar e ver os pontos turísticos. Mas, não se engane, porque Porto Alegre costuma transitar em extremos de temperatura. Por exemplo, no Inverno, as temperaturas ficam abaixo dos 10º. E no Verão, podem ficar muito acima dos 30º. Aliás, uma dica boa para o Verão gaúcho são as praias de água doce, que ficam na zona sul de Porto Alegre. Ou seja, além dos parques, você ainda pode se refrescar nas águas do Guaíba. Mas é importante saber que as praias próprias para banho ficam nos bairros Belém Novo e Lami. Também há chuva durante todo o ano, mas de forma espaçada. Ou seja, não há um período definido e exclusivo de chuva. Por isso, uma boa dica é olhar a previsão do tempo antes da sua viagem a Porto Alegre.
Porto Alegre - Foto: Giulian Serafim/PMPA
Como chegar e se locomover em Porto Alegre
É mais comum chegar a Porto Alegre pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho, que recebe voos de diversas cidades brasileiras e internacionais. Mas, isso não impede os visitantes de irem de ônibus para a capital gaúcha. A Rodoviária de Porto Alegre possui duzentas linhas intermunicipais e outras 27 interestaduais. Além disso, está localizada no Centro Histórico e tem fácil acesso ao transporte público ou privado, como táxis e carros por aplicativo. Aliás, o melhor meio de transporte dentro do Centro Histórico de Porto Alegre são na verdade, os pés. Isso mesmo, carros não são muito bem-vindos, por conta do trânsito e do alto custo dos estacionamentos. Além disso, os pontos turísticos estão próximos uns dos outros, o que facilita a sua locomoção a pé pela região central da cidade. Mas, se você precisar ir para lugares mais distantes ou se locomover de forma mais rápida, tem a opção de pegar algum carro por aplicativo ou táxi. Este último costuma ser um pouco mais caro.
Rodoviária de Porto Alegre. Foto: Giulian Serafim/PMPA
Melhores bairros para se hospedar em Porto Alegre
Esse guia completo de viagem para Porto Alegre também tem como objetivo te apresentar opções de bairros para você procurar sua hospedagem. E como muitas atrações estão no Centro Histórico, muitos visitantes optam pelos hotéis dessa região. Assim, os turistas conseguem transitar pela cidade com maior facilidade, principalmente, se o tempo de viagem for curto. No entanto, há outras opções não tão distantes, como o Bairro Moinhos de Vento, que fica a 10 minutos de carro da região central. Ali há bons hotéis, além de lojas, bares, restaurantes e o Parcão que é um parque com muita área verde e uma réplica de um moinho açoriano. Também existe a opção de se hospedar na Orla do Guaíba, outra região muito visitada. Nessa região, também há áreas de lazer, museus, bares, restaurantes, shoppings e até estádio de futebol. Então como será uma área possivelmente muito visitada, assim como o Centro Histórico, pode ser uma boa opção hospedar-se por ali.
Moinho Açoriano - Parcão - Moinhos de Vento - Wikipédia

Complexo Multiuso na margem do Guaíba - Porto Alegre - Foto: Pontal Shopping
Gastronomia gaúcha: bares, cafés e restaurantes de Porto Alegre
Comer bem em Porto Alegre parece fazer parte da tradição gaúcha. Assim como o churrasco, que está por toda parte, em restaurantes a la carte ou de espeto corrido. E nada melhor do que uma boa cervejinha para combinar com churrasco, não é mesmo? Porto Alegre é uma das cidades brasileiras com a maior quantidade de microcervejarias artesanais. Elas estão espalhadas em diferentes regiões da cidade, como no 4º Distrito, uma área revitalizada e que abriga muitos bares e casas de show. E o melhor é que você pode experimentar diferentes cervejas diretamente dos barris das fábricas, o chamado Brewpub. Além disso, Porto Alegre tem uma grande quantidade de cafés. Nos centros culturais, como a Casa de Cultura Mário Quintana, há cafés deliciosos que também realizam eventos e shows culturais.
Churrasco Gaúcho - Flickr
Guia completo de viagem para Porto Alegre: Passeios imperdíveis
Porto Alegre é uma cidade com muitos atrativos. Você tem mais de dez parques por toda a cidade. E um dos mais famosos é o Parque Farroupilha ou Redenção, que tem mais de 37 hectares e fica no bairro Bom Fim. Nele tem lago com pedalinho, pistas de caminhada, recantos como o que tem um chafariz francês, além de quadras esportivas e muita área verde. É um passeio obrigatório conhecer o Parque Redenção. E se você viaja com crianças, é um lugar ideal. Além da natureza, tem o Parquinho da Redenção, que existe desde a década de 1950. Ou seja, é um parquinho muito tradicional na cidade, com 18 brinquedos, como roda gigante, trenzinho e carrinho bate-bate, entre outros brinquedos. E o famoso arco triunfal, Monumento ao Expedicionário também fica no Parque da Redenção e você pode aproveitar para tirar boas fotos. Confira os principais pontos turísticos de Porto Alegre.
Parque da Redenção - Pinterest
Praças e Museus de Porto Alegre
Outro passeio que você precisa colocar no seu roteiro é o Centro Histórico de Porto Alegre. Ali você encontrará edificações históricas e que contam, não só a História, mas também a formação da cultura gaúcha. Há diversas praças com monumentos e prédios a sua volta. É o caso da Praça da Alfândega, famosa por acolher a Feira do Livro de Porto Alegre. Mas, também por ter nas suas proximidades o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e o Farol Santader. Outra local importante é a Praça Matriz, onde estão o Theatro São Pedro, a Catedral Metropolitana de Porto Alegre, o Palácio Piratini (Sede do Poder Executivo do estado) e a Câmara Municipal. Isso sem falar da Casa de Cultura Mário Quintana, que fica no prédio rosa do antigo Hotel Majestic. A Casa é um centro cultural que tem bibliotecas, salas de exposição e uma réplica do quarto onde viveu o escritor gaúcho Mário Quintana. E ainda tem um restaurante na sua cúpula com vista para o Guaíba e um jardim na sua parte superior, com diferentes espécies de plantas.
Praça Matriz - Porto Alegre - Pinterest

Praça da Alfândega - Centro Histórico de Porto Alegre - Pinterest

Casa de Cultura Mario Quintana - Wikipedia
Orla do Guaíba
Outro atrativo de Porto Alegre, sem dúvida, é o Lago Guaíba. Sua orla foi toda revitalizada, desde o Cais de Mauá, passando pela Usina do Gasômetro. E mais adiante está o Parque e complexo cultural Pontal. Moradores e visitantes costumam apreciar o pôr do sol em um dos trechos da orla do Guaíba. Um espetáculo lindo da natureza e que é acessível a todos em Porto Alegre. Também é na orla do Guaíba que está o Cais do Embacadero, com restaurantes, parquinho para as crianças, além de um calçadão de lazer. Seguindo pela orla, você verá outros parques, como o Parque da Marinha do Brasil. E, ainda a Fundação Iberê Camargo, um centro cultural e de exposições que faz homenagem ao artista Iberê Camargo.
Cais Mauá - Porto Alegre. Foto: Giulian Serafim/PMPA

Trecho 3 da Orla do Guaíba - Porto Alegre - Foto: Giulian Serafim/PMPA
Como montar seu roteiro de viagem para Porto Alegre
Com certeza, você precisaria de muitos dias para conhecer tudo o que Porto Alegre tem de interessante. Isso porque são muitos museus, parques, praças, cafés e restaurantes. Mas, o ideal seria de três a quatro dias para que você possa explorar com calma o Centro Histórico e a Orla do Guaíba. Lembrando que, em Porto Alegre, há uma linha de turismo que faz city tour pela cidade. Ou seja, se o tempo estiver corrido, essa é uma boa opção para conhecer os principais pontos turísticos, ainda que de fora.
Viaduto da Borges - Pinterest

Monumento dos Açorianos - Porto Alegre - Wikipédia

Paço Municipal - Agora RS

Museu de Arte do Rio Grande do Sul - Foto: MARGS

Pórtico - Bento Gonçalves - Flickr

Nova Petrópolis - Pinterest

Lago Joaquina Rita Bier - Gramado - Pinterest

Igreja Matriz São Pedro - Gramado - Pinterest
Guia completo de viagem para Porto Alegre: Fazendo compras
Porto Alegre também tem uma grande quantidade de lojas de rua e shoppings. Se você quer comprar lembrancinhas, o melhor é o Mercado Municipal ou as lojas de rua. Os shoppings são muitos e são bons, possuem as grandes marcas brasileiras e internacionais. Os centros comerciais de Porto Alegre são mais indicados, digamos assim, para diversão e lazer do que propriamente compras. Isso porque os centros comerciais de Porto Alegre possuem grandes estruturas, alguns deles com vista para o Guaíba.
Praia de Belas - Site: Iguatemi

Iguatemi Porto Alegre - site: Iguatemi

Barracadabra - Foto: BarraShopping Sul

Boulevard Laçador - Porto Alegre - Foto: Correio do Povo

Calçada da Fama - Moinhos de Vento - Porto Alegre - Pinterest

Moinhos de Vento - Porto Alegre - Foto: Melnick