Guia Completo para Descobrir Brasília: Tudo que Você Precisa Saber

Naitê Almeida
Jornalista apaixonada por literatura e viagens. Curiosa para conhecer culturas e se aventurar, mesmo com frio na barriga. Sempre com caderno e caneta na mão.
A primeira informação que você deve ter no seu Guia Completo para Descobrir Brasília é que se trata de uma cidade cosmopolita. Ou, como diz o dicionário Aurélio, “é de todas as nações”. Assim, tudo que você precisa saber é que existem atrações históricas e culturais, mas também tem opções de lazer, de contemplação e para curtir a natureza. Ou seja, Brasília reúne no seu “avião” culturas vindas de todas as partes do Brasil e do mundo. Desde a sua construção, Brasília tem sido esse ponto de encontro de pessoas de diversos estados brasileiros, que foram e permaneceram na Capital Federal. Assim como dos estrangeiros, que vão representar os seus países nas embaixadas e levam um pouco da sua cultura, ainda que por um determinado período.

Letreiro Brasília - Flickr/Carlos Macapuna
Brasília: Informações Básicas e Curiosidades
Vamos começar o Guia Completo para Descobrir Brasília com informações básicas. Ou seja, Brasília tem cerca de 2,8 milhões de habitantes e foi planejada e construída para ser a capital do Brasil em 1960. Primeiramente, Brasília está dentro do “Quadradinho”, que é o Distrito Federal (DF). Em segundo lugar, sua região central se chama Plano Piloto, porque foi desenhada em forma de um avião: Asa Sul e Asa Norte, bem como um eixo central (Eixo Monumental), com a cabine (Praça dos Três Poderes) e a cauda (Setor Militar Urbano). E em volta do Plano Piloto estão outras partes de Brasília, como Lago Sul, Lago Norte, Sudoeste e Noroeste. Também estão as 35 cidades-satélites ou regiões administrativas, como Cruzeiro, Guará, Sobradinho. E tudo junto, Brasília e cidades-satélites, compõem o DF.
Eixo Monumental Brasília - Agência Brasil
Guia Completo para Descobrir Brasília: Clima
A melhor época para visitar Brasília é entre maio e agosto. Isso porque a cidade possui duas estações bem definidas: seca e chuvosa. Então, já coloca essa informação no seu Guia Completo para Descobrir Brasília. Primeiro, se possível, evite o mês de setembro, quando a seca fica muito forte e a umidade do ar baixa muito. Também é um período de queimadas nas proximidades, o que agrava ainda mais a qualidade do ar. Segundo, saiba que o período de outubro a março chove muito em Brasília. E como muitos passeios são ao ar livre, para ver os monumentos o melhor é não ir na época da chuva.
Guia Completo para Descobrir Brasília: Período da Seca - Esplanada dos Ministérios - Agência Brasil
Transporte para Brasília
Para chegar a Brasília é muito tranquilo, porque a cidade está no centro do país. O Aeroporto Internacional de Brasília tem embarque e desembarque de voos de quase todas as capitais e de outros países, como Buenos Aires, Estados Unidos, Portugal. Ainda há opção de chegar em Brasília de ônibus ou de carro. Mas, nesses dois casos o custo-benefício depende da sua cidade de origem. Há opções de estrada que passam por Brasília, mas se você vier de muito longe pode ser que a viagem fique cansativa e mais cara. E, dentro da Capital Federal, também há opções de transporte, como metrô, ônibus, táxi, carro alugado ou por aplicativo. E, se você gosta de caminhar ou passear ao ar livre, uma opção é a bicicleta por aplicativo, que tem vários pontos na região central de Brasília.
Guia Completo para Descobrir Brasília: Rodoviária do Plano Piloto - Governo do DF
Dicas práticas para se locomover
Em Brasília, há muitas placas de sinalização. Então, se você se perder, basta olhar a placa. Talvez você se confunda um pouco com as siglas e números, isso porque os endereços de Brasília são diferentes de outras cidades. Por exemplo, não há nomes de ruas, mas, existem avenidas centrais, como o Eixo Monumental, Eixo Rodoviário, W3 e L2. E, em volta dessas avenidas há quadras e setores, todos numerados ou nomeados. Por exemplo, Setor Bancário, Setor de Embaixadas, Setor Comercial ou Setor Hoteleiro, que é onde fica a maior parte dos hotéis da Capital. Além disso, a faixa de pedestre costuma ser eficiente em Brasília. Basta acenar com o braço que os motoristas param para você atravessar, então caso precise usar, fique atento a essa dica. Uma outra curiosidade de Brasília é que a buzina não é muito usada. Pela cidade, há placas pedindo que se evite o uso da buzina. Confira como se locomover em Brasília com facilidade aqui.
Guia Completo para Descobrir Brasília: Placas de endereço no Eixão - Agência Brasil
Curiosidades dos Pontos turísticos de Brasília
Continuando nosso Guia Completo para Descobrir Brasília, o turismo em Brasília é focado nos monumentos, prédios e palácios históricos. Também há muitos centros culturais e museus, com exposições nacionais e internacionais. O Museu Nacional, que faz parte do Complexo Cultural da República, bem no centro de Brasília, sempre recebe exposições temporárias, além de chamar a atenção pela sua arquitetura diferente e moderna. Mas, ainda há opções de parques urbanos, como Parque da Cidade, praças com os famosos jardins de Burle Marx, como a Praça dos Cristais, ou locais em que você terá contato com o Cerrado e a natureza. Por exemplo, tem o Jardim Botânico ou o Parque Nacional de Brasília, com piscinas naturais e trilhas. Veja com maiores detalhes os pontos turísticos de Brasília no post: 42 Pontos Turísticos de Brasília: Lugares Imperdíveis para Visitar
Museu Nacional - Iphan

Parque da Cidade - Flickr


Parque Nacional de Brasília - Metrópoles
Lago Paranoá
O Lago Paranoá é um lago artificial, onde moradores e visitantes praticam esportes, navegam ou, simplesmente, contemplam. Na sua margem há bares e restaurantes, áreas de lazer e caminhada, bem como hotéis e o Palácio da Alvorada. Isso sem falar na Ponte JK, também conhecida como Terceira Ponte, que é uma obra de arte do arquiteto carioca Alexandre Chan. Isso porque os três arcos da ponte simulam o arremesso de uma pedra no lago. Uma ideia simples, mas grandiosa e bela.
Guia Completo para Descobrir Brasília: Ponte JK - Wikipédia
O Lago Paranoá não foi uma invenção de Oscar Niemeyer ou de Lúcio Costa. Apesar de estar no planejamento urbanístico da cidade, o Lago Paranoá foi idealizado pelo botânico francês Auguste Glaziou, que fez parte de uma das viagens de estudo da Missão Cruls, em 1894.
Vários estudos exploratórios foram feitos na região do Planalto Central antes da construção de Brasília. E foi em uma dessas explorações que Glaziou idealizou e explicou como deveria ser feito o lago artificial.
Sonho de Dom Bosco
Uma outra curiosidade famosa em Brasília é o Sonho de Dom Bosco. Em 1883, Dom Bosco teria sonhado que viajava para a América do Sul. E, entre os paralelos 15° e 20°, ele teve uma visão: naquele local nasceria uma nova terra, cercada por um lago e de riqueza inconcebível. Coincidência ou não, é o local de construção de Brasília. Também por conta disso, uma das primeiras obras de Oscar Niemeyer erguida foi a capela em forma de pirâmide na Ermida Dom Bosco, às margens do Lago Paranoá.
Ermida Dom Bosco - Agência Brasília

Ermida Dom Bosco - Google Maps

Santuário Dom Bosco - TripAdvisor
Guia Completo para Descobrir Brasília: Catedral
Por falar em padroeiros, a Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida abriga uma réplica da imagem de Nossa Senhora encontrada em Aparecida do Norte. E não é só isso, a Catedral de Brasília guarda muitas obras de arte e curiosidades. Uma dessas curiosidades é que, por conta do seu formato, existe uma ressonância de som na Catedral. Por exemplo, se você falar perto de uma das paredes curvas, ainda que baixinho, quem está do outro lado, distante de você vários metros, poderá ouvir com clareza, desde que também esteja próximo à parede. A Catedral possui 16 colunas de concreto em formato boomerangue e o que as mantém de pé é um anel de compreensão. Com o projeto inovador da Catedral, Oscar Niemeyer recebeu, em 1988, o Prêmio Pritzker, uma espécie de Prêmio Nobel da Arquitetura.
Catedral de Brasília - Pinterest

Catedral de Brasília - CNN Brasil
Guia Completo para Descobrir Brasília: Atrações no Eixo Monumental
Brasília é conhecida por ser um museu a céu aberto. Caminhando pelo Eixo Monumental é possível ver pontos históricos, como a Praça da Cruz, com a cruz em madeira onde foi celebrada a primeira missa na nova Capital. Seguindo, você encontra o Memorial JK, um mausoléu e museu que conta a história de Juscelino Kubitschek, o presidente que levou a Capital para o Planalto Central. E logo ao lado, você tem o Museu dos Povos Indígenas, com peças raras, fotografias e objetos de diferentes etnias brasileiras. Antes de chegar à Torre de TV, você verá a Praça do Buriti, com a sede dos Três Poderes do Distrito Federal: Palácio do Buriti (Poder Executivo), Câmara Legislativa do DF (Legislativo) e o Tribunal de Justiça do DF.
Praça do Cruzeiro - Agência Brasília

Memorial JK - Câmara mortuária Juscelino Kubstchek - Wikipédia

Memorial dos Povos Indígenas - Brasilia - Wikipédia

Praça do Buriti - TripAdvisor
Torre de TV
A Torre de TV é um dos locais mais visitados de Brasília. Seu mirante, a 75 metros do chão, permite uma visão 360 graus da região central de Brasília. E, embaixo da Torre, você tem a Feirinha da Torre para comprar lembrancinhas e comer comidas regionais, como as culinárias goiana ou a baiana. Seguindo pelo Eixo Monumental, tem o chafariz luminoso da Torre de TV e o novo Jardim de Burle Marx, inaugurado em 2023. Ou seja, mais uma curiosidade de Brasília, que segue sendo construída ao longo dos anos e não é uma obra acabada.
Torre de TV - Flickr

Vista da Torre de TV - TripAdvisor

Estádio Nacional Mané Garrincha - Visto da Torre de TV - GDF

Estádio Nacional Mané Garrincha - GDF
Esplanada dos Ministérios
Famosa nos noticiários nacionais e internacionais, a Esplanada dos Ministérios começa logo depois da Catedral de Brasília. São dezessete blocos iguais que abrigam os Ministérios do Governo Federal. Nas extremidades estão o Palácio do Itamaraty, do lado Sul, e o Palácio da Justiça, do lado norte. Ambos com arquitetura diferente e paisagismo de Burle Marx. Aliás, o Palácio do Itamaraty tem visitas guiadas. Entre esses dois palácios se vê o Congresso Nacional, um prédio que também tem simbolismos e já faz parte da Praça dos Três Poderes. São duas torres, com 28 andares, e duas cúpulas, o Congresso Nacional também possui visitas guiadas. Veja no post: 42 Pontos Turísticos de Brasília: Lugares Imperdíveis para Visitar
Guia Completo para Descobrir Brasília: Esplanada dos Ministérios - Wikipédia
Praça dos Três Poderes
Além do Congresso Nacional, que representa o Poder Legislativo, na Praça dos Três Poderes estão: Palácio do Planalto (Executivo) e Supremo Tribunal Federal (Judiciário). O Palácio do Planalto faz visitas guiadas aos domingos e pode ser interessante ver o prédio por dentro, além das obras de arte e móveis históricos. Já o Supremo está com as visitas suspensas. Mas, é possível ver a estátua de olhos vendados que representa a imparcialidade e a coragem da Justiça. Além dos palácios, na Praça dos Três Poderes está o Panteão da Pátria, com o Livro dos Heróis Nacionais, e mais dois museus: Museu da Cidade, que fala sobre a história de Brasília, e Espaço Lúcio Costa, que possui uma imensa e impressionante maquete da Capital.
Palácio do Planalto - TripAdvisor

Site: Supremo Tribunal Federal

Os Dois Guerreiros e Panteão da Pátria - Pinterest

Mastro da Bandeira - Pinterest
Guia Completo para Descobrir Brasília: Setor Militar Urbano
Do outro lado da Praça da Cruz, temos o Setor Militar Urbano, onde está o Quartel General do Exército, a Praça dos Cristais, o Teatro Calmon, além do conjunto que forma a espada de Duque de Caxias: Obelisco e Concha Acústica. Esse é um passeio cívico, mas que é interessante para colocar no seu Guia Completo para Descobrir Brasília. Isso porque no Setor Militar Urbano é onde você pode ver a história do Exército Brasileiro nas exposições de armas, medalhas e fotografias. Além disso, é um lugar para apreciar a beleza da Praça dos Cristais, criada por Burle Marx.
Guia Completo para Descobrir Brasília: Setor Militar Urbano - TripAdvisor