Melhores Praias de Búzios: O Paraíso Espera por Você
Escolher as melhores praias de Búzios é uma tarefa bem complicada. Isso porque há mais de vinte praias em oito quilômetros de península. Além disso, a faixa litorânea de Búzios é toda recortada, o que faz com que cada praia tenha um formato diferente e características próprias.
Também devem entrar na lista das melhores praias de Búzios, aquelas que são mais frequentadas. Ou porque o mar é mais tranquilo, mais morno, ou pode até ser, porque tem mais ondas. Dessa forma, as praias de Búzios, além de serem paradisíacas, podem ser boas para nadar, mergulhar, praticar esportes ou, simplesmente, relaxar e apreciar a vista.

Então, vamos conhecer as 10 melhores praias de Búzios para você sentir o que te espera nesse paraíso da Região dos Lagos.

E já que estamos falando da Região dos Lagos, confira também as melhores praias de Cabo Frio. Quem sabe você não dá um pulinho por lá também!
1. Praia da Azeda
A Praia da Azeda é aquela que tem a famosa escadaria de madeira como acesso. Isso mesmo, você já chega nessa praia tirando fotos e apreciando a vista de cima da faixa de areia e do mar.
Para chegar nessa famosa escadaria, você deve caminhar pela Orla Bardot, passar pela Praia dos Ossos e subir uma ladeira. Todo esforço valerá a pena quando você chegar no alto da escada.
Outra forma de chegar na Praia da Azeda é pelo aquatáxi que sai da Praia da Armação. Então, você pode optar pela caminhada ou um curto passeio de barco até a praia.
A faixa de areia da Azeda é pequena, tem apenas 200 metros de extensão. O que pode ser um problema nos dias mais cheios. Essa é uma das praias que costumam estar sempre cheias.
E a Praia da Azeda também é muito frequentada por conta do seu mar tranquilo e morno, da cor verde limão. Aliás, o seu nome vem por conta dessa cor.
Outro destaque na Praia da Azeda é o casarão em estilo colonial de Eugène Honold. Esse alemão foi uma personalidade importante em Búzios, que comprou muitas terras em 1930 e investiu na exportação de bananas.




2. Praia Azedinha
A Praia da Azedinha é vizinha da Praia da Azeda. E ela consegue ser ainda menor, com 50 metros de extensão.
As duas praias são separadas por uma faixa de rochas. Assim, o acesso a Azedinha se dá pela Praia da Azeda ou de aquatáxi.
Por conta das rochas e da ausência de construções próximas, a Praia da Azedinha dá a impressão de ser isolada. No entanto, ela está perto da região central de Búzios, cerca de oito minutos de caminhada. Aliás, já que é tão próxima e não há opções de restaurantes nesta praia, uma opção é retornar para a Orla Bardot na hora do almoço.
O mar na Praia da Azedinha é muito calmo e tem águas mornas. Até parece uma grande lagoa e atrai muitos banhistas.



3. Praia da Ferradura
A Praia da Ferradura é a queridinha das famílias com crianças e das celebridades. Nela, há muitas casas de veraneio e o seu formato de semicírculo, parecido com uma ferradura, faz com que o mar seja muito calmo.
Por isso, até pedalinhos há na Praia da Ferradura. Também tem caiaques e você pode praticar outros esportes na água, como stand up paddle.
Como é uma praia muito movimentada, sua infraestrutura é boa e o acesso também é tranquilo, com local para estacionar perto da entrada da praia. Ao todo, são 1,5 km de extensão de areias claras e finas.

4. Praia da Ferradurinha
Ao contrário do que muitos pensam, a Praia da Ferradurinha não é vizinha a Praia da Ferradura. Na verdade, ela fica perto da Praia de Geribá e não dá para ir andando como acontece com as praias Azeda e Azedinha ou João Fernandes e João Fernandinho.
Mas, por que os nomes são parecidos? Somente por conta do formato. A Ferradurinha também fecha nos extremos, porém é menor e tão charmosa quanto a Ferradura.
Isso mesmo, a Praia da Ferradurinha é considerada uma das melhores de Búzios por ser uma das mais bonitas. Ela está entre dois costões e tem um mar cristalino, que é ótimo para prática de stand up paddle e caiaque.
Ela também tem piscinas naturais formadas no meio das pedras. São as Poças da Ferradurinha, que podem ser acessadas por meio de uma trilha que também segue para a Praia dos Amores.


5. Praia das Tartarugas
A Praia da Tartaruga tem duas faixas de areia branca, separadas por uma espécie de ilha de rocha. Além disso, o seu mar é transparente, raso e com poucas ondas.
Por isso, muitas famílias com crianças gostam dessa praia. Além disso, o canto direito da Praia da Tartaruga faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol. Ou seja, é uma área de proteção ambiental, com vegetação e natureza preservadas.
Aliás, o nome da praia se dá por conta da ocorrência da desova de três espécies de tartarugas. Essa praia está entre a Ponta da Sapata e a Ponta da Cruz e tem 2 quilômetros de extensão, com muitos quiosques e restaurantes. É possível chegar na Praia da Tartaruga de carro ou de aquatáxi.


6. Praia de Geribá
A Praia de Geribá é uma das maiores e melhores praias de Búzios, com cerca de dois quilômetros de extensão. E ela atende a vários interesses. Muitos surfistas gostam da Praia de Geribá por conta das suas ondas, ideais para a prática de surfe.
Mas se você quiser ficar um pouco mais distante dos surfistas, também tem opção de ficar no canto esquerdo, onde o mar é mais calmo. Na Praia de Geribá há uma boa infraestrutura, com quiosques, e nas proximidades há muitos hotéis e pousadas.


7. Praia de João Fernandes
A Praia João Fernandes é uma das melhores praias de Búzios e um dos cartões postais da cidade. A sua beleza é deslumbrante, com os tons azulados do mar, sua areia dourada e vegetação tropical que circula a praia. É, realmente, uma das mais bonitas de Búzios.
Mas, também é uma das mais cheias. Em volta desta praia há muitos hotéis e o acesso é fácil, tanto por via terrestre quanto por aquatáxi. Aliás, muitos turistas da América Latina frequentam a Praia João Fernandes.


A infraestrutura desta praia é excelente, tem quiosques e barracas para aluguel de caiaque e de equipamentos para snorkeling e stand-up paddle.
Outro atrativo desta praia é o Mirante João Fernandes, que está em um dos pontos mais altos da península. Ou seja, é possível ver boa parte de Búzios, além das praias de João Fernandes, João Fernandinho e Brava.



8. Praia de João Fernandinho
A Praia de João Fernandinho está ao lado da João Fernandes. Mas, se você quiser ir para a João Fernandinho, deve descer uma rua de terra ao final do alto do morro direito da praia João Fernandes.
Ela é bem menor, mas tão linda quanto a João Fernandes. Sua água é tranquila e cristalina. Os visitantes também costumam praticar esportes náuticos e apreciar a vista.

9. Praia do Forno
A Praia do Forno é a praia da areia rosa. Você não leu errado. A areia da Praia do Forno, quando aquecida pelo sol, fica com uma tonalidade cor de rosa. Isso por conta do mineral granada presente nas rochas que estão em volta da praia.
Trata-se de uma praia pequena, com apenas 100 metros de extensão. E ela não é muito lotada de turistas, o que faz com que ela fique ainda mais agradável de apreciar.
A Praia do Forno também tem piscinas naturais e um mar tranquilo. É uma ótima opção de mergulho ou para andar de caiaque. E não se engane com o nome, porque a água é fria.


10. Praia dos Ossos
De alguma maneira você irá passar pela Praia dos Ossos durante a sua viagem a Búzios. Pois ela é uma das praias da Orla Bardot e está bem na região central da cidade, ao lado da Praia da Armação.
Também é dela que saem os aqua táxi para outras praias. Além disso, você passa por ela para ir à Praia da Azeda.
No entanto, não é só pela praticidade que a Praia dos Ossos é uma das melhores praias de Búzios. Ela tem uma linda paisagem bucólica, com seus barquinhos de pesca ancorados.
Além disso, sua areia é dourada e as águas são cristalinas e calmas. Ou seja, mesmo estando próxima à cidade, é uma praia própria para banho.
O seu nome vem da época da caça às baleias. Os animais eram beneficiados e enterrados neste local.



Agora que você já sabe quais são as melhores praias de Búzios, prepare o seu roteiro para desfrutar ao máximo a cidade. Lembre-se de levar protetor solar, chapéu e óculos para se proteger, calçados apropriados para as possíveis trilhas e muita água. E se uma das suas praias escolhidas não tiver infraestrutura, não se esqueça de planejar bem o seu tempo no local. Boa praia!