O Que Fazer em Maceió



Foto de Naitê Almeida
Naitê Almeida
Jornalista apaixonada por literatura e viagens. Curiosa para conhecer culturas e se aventurar, mesmo com frio na barriga. Sempre com caderno e caneta na mão.

Muitos viajantes fazem Maceió de base para bate-volta a praias próximas, como a Barra de São Miguel, no litoral sul, ou Ipioca, no litoral norte de Alagoas. Mas, não se esqueça que também tem muito o que fazer em Maceió.

A orla urbana de Maceió é uma das mais belas do Brasil. Tem calçadão e ciclovia no meio dos coqueiros para você caminhar e apreciar a vista do mar azul esmeralda da capital alagoana.

E não é só isso, tem pelo menos duas piscinas naturais para curtir, além de passeios de jangada e de bike. Isso sem falar no centro histórico de Maceió que também conta parte da história do Brasil.

Ciclovia Orla de Maceió
Orla urbana de Maceió - Prefeitura de Maceió

E falando em história e cultura, o que dizer das feirinhas de artesanato espalhadas por Maceió? Artesanato local e rico culturalmente. Objetos e peças que você só encontra em Alagoas, como o filé alagoano.

Pois bem, para você não perder de vista o que fazer em Maceió, temos 8 dicas de atrações turísticas e os melhores passeios da capital alagoana. Anote no seu roteiro de viagem a Maceió!

Passe um dia nas praias urbanas de Maceió

Para passar um dia inteiro em uma boa praia, você pode escolher entre três praias urbanas de Maceió. Mas duas são as mais visitadas: Pajuçara e Ponta Verde. E muito disso é por conta das piscinas naturais, que estão na lista dos melhores passeios em Maceió.

Por exemplo, na Pajuçara você consegue fazer o famoso passeio de jangada até as piscinas naturais. Em vinte minutos, você poderá mergulhar e apreciar os peixes nas piscinas da Pajuçara, e facilmente, verá as jangadas na faixa de areia da praia.

Em Ponta Verde, também é possível visitar piscinas naturais e fazer passeios até elas. Além disso, é nessa praia que fica o Farol da Ponta Verde, uma das principais atrações turísticas de Maceió. O mais incrível é que, na maré baixa, você pode caminhar mar adentro até o farol, vivendo uma experiência única.

E o bom da Pajuçara e da Ponta Verde é que você pode curtir um dia inteiro de praia. Isso porque elas são próprias para o banho, tem infraestrutura, como barracas de aluguel de cadeiras e guarda-sol, além de banheiros e alimentação. Há muitos restaurantes e barracas de praia na orla urbana de Maceió. O que faz com que você possa aproveitar um dia inteiro na praia, além de ir às piscinas naturais.

Faça um passeio de bicicleta pela orla da Pajuçara

Outro atrativo da orla urbana de Maceió é a sua ciclovia. Ao longo dela, você consegue alugar bicicletas, quadriciclos e patinetes. Então, você pode passear por toda a orla, da Pajuçara até a da Jatiúca, de bike, por exemplo. Você vai passar por espaços de lazer, parquinhos, quadras esportivas, barracas, tapiocarias, e restaurantes. E ainda vai poder apreciar a vista da praia e os tons azuis e verdes do mar de Maceió.

Algumas empresas alugam bikes por uma ou duas horas. Também existe a opção de diária, tudo fica a seu critério e ânimo para pedalar e ver as praias por um outro ângulo. Confira aqui como se locomover em Maceió a pé ou de bike alugada.

Tire muitas fotos nos espaços instagramáveis da Ponta Verde

A orla urbana tem tantas atrações turísticas de Maceió que você fica até sem saber por onde começar. Mas, durante os melhores passeios de Maceió, não deixe de tirar fotos nos totens, molduras e outros espaços instagramáveis da capital alagoana.

E a Ponta Verde, agrega o maior número dessas atrações turísticas de Maceió. Por exemplo, a Cadeira Gigante, que sempre tem uma fila enorme para tirar fotos. Você pode tirar sua foto sozinho ou pagar para um fotógrafo que fica no local.

Outros dois lugares que você não pode deixar de tirar muitas fotos são: Trono de Corais e a Porta do Paraíso. Ambas têm o mar de Maceió como fundo para sua foto ficar ainda mais instagramável.

Assista ao pôr-do-sol no Marco dos Corais

Assistir ao pôr-do-sol é algo que você não pode deixar de vivenciar. Isso porque este espetáculo da natureza no mar de Maceió consegue ficar ainda mais belo. E o lugar ideal em Maceió é o Marco dos Corais. Trata-se de uma praça que entra mar adentro, nela há locais para sentar-se e gramados para fazer piqueniques.

O local é todo cercado de vidro, o que deixa o visual ainda mais bonito. Você realmente assiste de camarote ao pôr-do-sol, e ainda faz um dos melhores passeios em Maceió.

Pôr-do-Sol no Marco dos Corais - Ponta Verde - Maceió
Pôr-do-Sol no Marco dos Corais - Ponta Verde - Maceió - Jornal de Alagoas

Visite as feirinhas de artesanato

Ir a Maceió e não entrar em uma feirinha de artesanato é quase que um pecado. Você pode ir às feiras de artesanato para comprar lembrancinhas ou peças decorativas para sua casa. Ou ainda, simplesmente, para apreciar o artesanato local.

Por exemplo, a Feirinha da Pajuçara fica bem ao lado do Pavilhão do Artesanato. Então, você nem tem a desculpa da distância. Em ambas, você poderá comprar as peças em filé alagoano, o bordado feito a partir de redes de fios esticadas em tear de madeira. As bordadeiras do Pontal da Barra fazem diferentes desenhos, como rosas, e tudo com muita cor e beleza.

Mas, você também encontrará nas feiras de artesanato muitos objetos em barro, azulejos pintados, além de roupas de cama, mesa, banho e acessórios, como bolsas, brincos, sapatos. Ou seja, tem muito o que comprar e o que fazer nas feirinhas de artesanato de Maceió.

Delicie-se com muito camarão e frutos do mar

Em Maceió, um dos pratos típicos da cidade se chama Chiclete de Camarão. Imagina muito camarão mergulhado em três tipos de queijos. Isso mesmo! O Chiclete de Camarão precisa estar na sua lista de pratos tradicionais alagoanos..

E na cidade há restaurantes, cujo prato principal é o Chiclete de Camarão, como o Imperador dos Camarões, na Pajuçara. Mas você também vai encontrá-lo em barracas de praia, bares e outros restaurantes.

Chiclete de Camarões
Chiclete de Camarões - Maceió Dicas

Além do Chiclete de Camarão, não deixe de saborear outros frutos do mar. Em Maceió, o sururu e a moqueca de frutos do mar são pratos típicos que você encontra em vários restaurantes.

Aliás, ficando hospedado na orla urbana da capital alagoana, você encontrará muitos dos melhores restaurantes da cidade. E poderá ir almoçar ou jantar a pé, dependendo da localização da sua hospedagem.

Veja também como curtir a noite em Maceió .

Experimente ir às tapiocarias locais  

Andando pela orla de Maceió ou nas feiras de artesanato, você encontrará pequenas lojinhas chamadas de tapiocarias. Elas fazem tapiocas recheadas de tudo que você pode imaginar. Se você gosta de doce, encontrará tapioca de goiabada com queijo e de doce de leite com banana, por exemplo. Mas, se o seu paladar gosta mais do sal, que tal uma tapioca de carne de sol na nata?

Uma tapiocaria tradicional em Maceió se chama Tapioca Maria Bonita, que fica na Jatiúca. Ela oferece 50 tipos de recheios para você colocar na sua tapioca. E ainda é possível escolher um ou mais sabores e montar do seu jeito. O delivery também funciona muito bem, se você não puder ir até a tapiocaria.

Além das tapiocarias, você pode comer tapioca nos restaurantes de comida nordestina, como o Bodega do Sertão, na Jatiúca. E também poderá provar cuscuz, de milho ou de arroz, e com diferentes recheios. Ou seja, na capital alagoana, você poderá fazer uma experiência gastronômica e cultural, tipicamente nordestina.

Faça um passeio pela história do Brasil em Maceió

Muitos viajantes aproveitam bastante as praias e acabam não dando atenção devida aos centros históricos dos balneários. O que pode ser uma oportunidade perdida em Maceió.

O bairro de Jaraguá é considerado histórico, porque foi onde começou o desenvolvimento de Maceió. Ali estão o Porto de Jaraguá, o Memorial da República, o Mercado das Artes 31 e até a estação ferroviária de Maceió. Também há casarões que foram revitalizados e hoje abrigam bares, restaurantes e casas noturnas.

Próximo ao bairro do Jaraguá, também está o centro de Maceió. E ali você vai encontrar a Praça dos Martírios, onde está o Museu Palácio Floriano Peixoto, segundo presidente do Brasil.

Também no centro da capital alagoana há diversos mirantes, onde você terá uma vista ímpar da cidade de Maceió. Ali no centro e no Jaraguá estão igrejas, museus e prédios que contam parte da história do Brasil.

Perceba que você tem muitos passeios para fazer dentro da capital alagoana. Além da orla das praias urbanas, você também tem opções de atrações turísticas de Maceió que são históricas e ricas culturalmente.

Ou seja, engana-se quem pensa que os melhores passeios em Maceió estão nos arredores da capital alagoana. Por isso, tome nota dessas dicas e aproveite cada dia em Maceió, que é um dos destinos turísticos mais procurados no Brasil. 

Confira também promoções imperdíveis para a região: