Os 5 Melhores Destinos no Brasil para Conhecer em 2025


Foto de Naitê Almeida
Naitê Almeida
Jornalista apaixonada por literatura e viagens. Curiosa para conhecer culturas e se aventurar, mesmo com frio na barriga. Sempre com caderno e caneta na mão.

Os melhores destinos no Brasil têm muita praia instagramável e paisagens de tirar o fôlego dos viajantes. Mas, também têm muita cultura e gastronomia local. Ou seja, muitas opções de experiências para você vivenciar e guardar na memória.

Vamos conhecer os cinco melhores destinos no Brasil: Florianópolis, Fortaleza, Maceió, Recife e São Paulo. Qual será a sua escolha para a próxima viagem?

Coqueiros, espreguiçadeiras, cadeiras e guada sol. Mar ao fundo. Praia.

1. Melhores destinos no Brasil: Florianópolis

Florianópolis é um dos melhores destinos no Brasil por conta das suas praias paradisíacas. A Ilha da Magia, como também é conhecida, encanta visitantes do Brasil e do mundo. É possível dividir Florianópolis em três grandes regiões turísticas: as praias do Sul, a Lagoa da Conceição e as praias do norte da Ilha.

Aliás, o nome Ilha da Magia vem de lendas açorianas e envolvem bruxas, lobisomens e fantasmas. Uma dessas lendas diz que as bruxas prepararam uma festa, mas não convidaram o diabo, por conta do seu cheiro de enxofre. Para se vingar, ele teria transformado as bruxas em grandes rochas no mar. E você pode ver elas, as Pedras de Itaguaçu, que ficam na região continental de Florianópolis e que possuem uma placa sinalizando ou avisando: “Bruxas de Itaguaçu”.

Estátuas de bruxas e Pedras de Itaguaçu - Florianópolis
Pedras de Itaguaçu - CBN Total

Praias do Norte

No norte da ilha, você vai encontrar a Praia de Canasvieiras, com suas águas cristalinas e tranquilas. No verão, a praia fica cheia de turistas argentinos e de famílias. Perto da praia há muitas casas de temporada, além de bares e restaurantes.

Também no norte da Ilha, está a famosa Praia dos Ingleses, que atrai os viajantes que buscam uma infraestrutura maior. Isso porque, na parte central da praia (uma das mais extensas de Florianópolis), há muitos quiosques e, nas proximidades, também há comércio, como supermercados e restaurantes, além de condomínios e hospedagens.  

Badalação em Jurerê

Para quem gosta de agito, a praia de Jurerê ficou conhecida pelos seus beach clubs, bares e restaurantes, que ficam lotados, principalmente no verão. A Jurerê Internacional é, justamente, onde está concentrada a badalação e onde muitos jovens costumam frequentar. Mas, também há uma Jurerê mais tradicional, com estabelecimentos menos agitados.

Como é uma praia de areia branca, fina e com poucas ondas, muitas famílias gostam de passear por ali. Outra vantagem é que as hospedagens ficam bem próximas ao mar e com uma pequena caminhada você já pode aproveitar a praia.

Vista de cima da Praia de Jurerê
Praia de Jurerê - Divulgação/Prefeitura de Florianópolis

E pertinho de Jurerê fica a Praia do Forte, que possui este nome por conta do Forte São José da Ponta Grossa. Este Forte começou a ser construído em 1740 e tinha como objetivo proteger a Ilha. A dica aqui é aproveitar para conhecer o Forte e um pouco da história colonial da região. E, claro, apreciar a vista da Barra Norte de Florianópolis.

Forte São José da Ponta Grossa - Vista de cima, mar de fundo. Florianópolis
Forte São José da Ponta Grossa - UFSC

Pôr do Sol em Santo Antônio de Lisboa

Continuando no norte de Florianópolis, você ainda tem as praias Daniela, Lagoinha do Norte, Brava e do Santinho. Em muitas delas, há prática de surfe para os apreciadores do esporte.

Mas, o que você não pode perder é uma visita ao bairro Santo Antônio de Lisboa. Aliás, aproveite para conhecer esse lugar na hora do pôr do sol, que é um dos mais bonitos de Florianópolis.

O bairro Santo Antônio de Lisboa tem características da imigração açoriana, com casinhas coloniais e coloridas. Além disso, possui bares e restaurantes à beira mar. É um local muito simpático e agradável, principalmente, para o fim de tarde e início da noite. 

Lagoa da Conceição

Outro cartão postal de Florianópolis é a Lagoa da Conceição, bem no meio da Ilha. É uma lagoa de água salgada, onde é possível praticar esportes como stand up paddle ou fazer um passeio de barco.

Em volta da Lagoa da Conceição há dunas para passear e se aventurar em pranchas de sandboard e skibunda. Também há muitos bares e restaurantes, que ficam movimentados durante às noites.

Vista aérea da Lagoa da Conceição - Florianópolis
Lagoa da Conceição - Booking

Pertinho da Lagoa da Conceição fica uma das praias mais famosas de Florianópolis, a Praia da Joaquina. Por exemplo, é nela que acontecem vários campeonatos de surfe. Muitos visitantes gostam dessa praia, também, por conta da sua estrutura e das dunas.

Vista de cima da Praia da Joaquina Florianópolis
Praia da Joaquina - Blog Surfmappers

Outra praia que fica ali pertinho é a Praia Mole, de onde os mais aventureiros podem passear de parapente. É uma praia com vegetação ao redor, com água esverdeada e areia branca, ou seja, uma linda paisagem rústica.

Praias do Sul

Ao sul de Florianópolis, estão as praias mais tranquilas. Mas, não confunda tranquilidade com falta de movimento. Pelo contrário, como essas praias possuem uma beleza única, acabam atraindo muitos turistas.

Um exemplo é a Praia do Campeche, que fica em frente à Ilha Campeche, tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico (Iphan). Isso porque na Ilha do Campeche foram encontradas figuras rupestres e históricas.

E o melhor é que há passeios de barco para a Ilha do Campeche, saindo da Praia da Armação. E lá, você pode mergulhar em águas cristalinas, fazer trilhas, ver as figuras rupestres e aproveitar uma das praias mais bonitas de Florianópolis.

Além da Praia da Armação, também fica no sul a Praia do Matadeiro. Para chegar à praia do Matadeiro é preciso ir a pé, por uma pequena trilha que começa na Praia da Armação.

Vista de cima Praia da Armação e Praia do Matadeiro - Florianópolis
Praia da Armação e Praia do Matadeiro - Pinterest

Florianópolis vai além das praias

E não pense que Florianópolis é só praia ou que só existem essas praias acima. Também existem mirantes com vistas deslumbrantes, como o Mirante da Ponte, o Mirante do Morro das Pedras ou o Mirante do Morro da Cruz. Aliás, do Mirante da Ponte você tem acesso à Ponte Hercílio Luz, que nos fins de semana fica fechada para os carros e você pode caminhar por ela.

Isso tudo sem falar no Centro Histórico de Florianópolis, que fica ali perto da Ponte Hercílio Luz. Por exemplo, é ali na parte histórica que está o Mercado Público de Florianópolis. Ou seja, você não pode deixar de fazer uma visita a este local, para se deliciar com petiscos e frutos do mar, especialidades do Mercado.

Mirante da Ponte Hercílio Luz - Florianópolis
Mirante da Ponte Hercílio Luz - Pinterest

Além disso, no Centro Histórico há museus, como o Museu Histórico de Santa Catarina (Palácio Cruz e Sousa), que conta a história do estado, e a Praça XV de Novembro. Inclusive, é nesta praça que está uma enorme figueira histórica, que tem cerca de 250 anos.

Florianópolis é um dos melhores destinos no Brasil porque, além de praias belíssimas, possui uma rica gastronomia. Os frutos do mar são carro chefe, mas também há outras opções na cidade. Em Florianópolis, há atrações turísticas e passeios para crianças, jovens e adultos. É uma capital cheia de passeios na natureza, para se divertir ou relaxar.

2. Melhores destinos no Brasil: Fortaleza

Fortaleza também faz parte da lista dos cinco melhores destinos no Brasil. Na capital cearense você irá encontrar muita beleza natural, uma rica cultura, além de comidas típicas e muita alegria. 

É uma cidade cheia de energia e acolhimento, que você poderá experimentar o famoso Baião de Dois, Carne de Sol com Pirão ou, se preferir, um bom peixe assado. Também vai ver muito cuscuz, tapioca e bebidas feitas de cajú.

Monumento da Praia de Iracema, Fortaleza, Ceará
Praia de Iracema - Fortaleza - Expedia

Quando ir e onde ficar em Fortaleza

O bom é que Fortaleza tem um clima quente durante todo o ano. De fevereiro a maio, há uma maior probabilidade de chuvas, mas nada que atrapalhe os seus passeios. No entanto, o segundo semestre do ano é mais seco e pode ser uma boa época para conhecer a cidade.

Vista aérea da Avenida Beira Mar - Fortaleza
Avenida Beira Mar - Fortaleza - Wikipédia

Por conta do clima quente e ensolarado, os principais atrativos da capital cearense são as suas praias. A orla urbana de Fortaleza inclui as praias de Iracema, Meireles e Mucuripe. Geralmente, esta região é indicada para hospedagem e para quem gosta da vida noturna. Isso porque há muitos bares, restaurantes e casas noturnas nesta região. Aproveite para pesquisar Hotéis aqui.

Também é ali perto que está a Ponte dos Ingleses, que nada mais é do que um deck metálico projetado inicialmente para atividades portuárias. Atualmente, é um ponto turístico para você apreciar o pôr do sol.

Isso sem falar na Feirinha da Beira Mar, que fica na Praia de Meireles e é um passeio quase obrigatório para os turistas. Lá você encontrará muito artesanato e lembrancinhas da cidade. A Feirinha funciona todos os dias a partir das 17h.

Passeio das Três Praias

O passeio das Três Praias é famoso em Fortaleza. Muitas agências de turismo oferecem esse passeio, buscando os turistas nas hospedagens logo cedo e retornando só no fim do dia. E parte do passeio também pode ser feito de buggy.

Durante esse passeio, você irá conhecer três praias com belezas únicas em Fortaleza. A primeira é Canoa Quebrada, conhecida pelas suas falésias avermelhadas. Essa praia fica a 160 quilômetros de Fortaleza, em Aracati, mas vale muito a pena ser visitada. 

Canoa Quebrada - Fortaleza
Canoa Quebrada - Fortaleza - TripAdvisor

A segunda praia é a Morro Branco, que também tem falésias, mas desta vez com areias coloridas. Isso mesmo, aquelas que são colocadas em garrafas formando desenhos artesanais. 

E a terceira é a Praia das Fontes, que tem pequenas fontes de água doce brotando das falésias. E como no Ceará o humor faz parte da cultura, as fontes ainda recebem nomes: Fonte do Careca, da Virgem ou da Longevidade. Qual você vai escolher? 

Praia das Fontes - Fortaleza - Pessoas passando de buggy
Praia das Fontes - Fortaleza - TripAdvisor

Shows de Humor

E já que entramos no assunto Humor, que tal aproveitar um show de comédia em Fortaleza? Os artistas locais são conhecidos por suas performances stand up, que atraem muitos turistas. E geralmente, as casas de humor possuem restaurante para você ter uma experiência completa.

Uma casa de humor tradicional em Fortaleza é a Lupus Bier, que fica na Praia de Iracema. Nela, acontecem shows todas às terças, quintas, sextas e sábados, sempre a partir das 19h. 

Outro lugar que você pode se divertir à noite é a Arena do Humor. Toda noite a casa apresenta quatro shows de humor. E um dos seus atrativos é estar de frente para o mar, na Avenida Beira Mar. 

Show de Humor - Fortaleza, pessoas com chapéu de cangaceiro, banda de forró no palco
Show de Humor - Fortaleza - Teatro de Humor

Agitos nas barracas de praia

Fortaleza também é conhecida pelas suas barracas de praia com uma super infraestrutura, que vai de piscinas e parques aquáticos. Essas famosas barracas ficam na Praia do Futuro, que fica a cerca de dez quilômetros da orla urbana. 

Além das piscinas, essas barracas oferecem comida, guarda-sol, mesas, espreguiçadeiras e muita música. Uma barraca tradicional é a Crocobeach, que chama atenção pela sua grandiosidade. Nela, há, inclusive, salão para eventos, salão de beleza e lojas. 

Atrações radicais do Beach Park

E se você gosta de animação, o Beach Park é uma das principais atrações turísticas de Fortaleza. É um parque aquático e resort que fica na Praia de Porto das Dunas, a cerca de 15 minutos de Fortaleza. 

O Beach Park é considerado o maior da América Latina e atrai milhares de visitantes todos os anos. O parque aquático oferece mais de 18 atrações que vão do nível moderado ao mais radical. São muitos toboáguas e piscinas, além da vista deslumbrante da praia.

CONFIRA OS 8 MELHORES RESORTS DO BRASIL ONDE FICA NOTA RESERVA
Japaratinga Lounge Resort Japaratinga (AL) 9,80 Reserve aqui
Salinas Maragogi All Inclusive Resort Maragogi (AL) 9,67 Reserve aqui
Tauá Resort Caeté (MG) 9,55 Reserve aqui
Hotel Jequitimar Guarujá Resort & SPA Guarujá (SP) 9,52 Reserve aqui
Beach Park Resort Fortaleza (CE) 9,00 Reserve aqui
Summerville All Inclusive Resort Porto de Galinhas (PE) 9,51 Reserve aqui
Tauá Resort & Convention Atibaia (SP) 9,45 Reserve aqui
Nannai Resort & Spa Porto de Galinhas (PE) 9,43 Reserve aqui

Aventure-se em um passeio de buggy, com ou sem emoção

Outro passeio famoso em Fortaleza é o de buggy ou quadriciclo nas dunas da cidade. Se você optar pelo quadriciclo, o guia turístico te acompanha em um outro transporte. Mas, lembre-se que você sempre deve contratar um guia turístico ou um bugueiro licenciado.

Esse passeio passa por dunas e lagoas de água doce. É nessas lagoas que costumam ter os famosos skibunda, ou seja, você desce em uma espécie de prancha pela duna até a água. Também tem como escorregar em um tapete de água ou em tirolesas. 

E o bugueiro sempre vai te perguntar: “com ou sem emoção?” Ou seja, você decide se quer que ele vá mais rápido e faça mais manobras ou não. 

Uma praia boa para pegar esse passeio é a Praia do Cumbuco, que fica a cerca de 25 quilômetros de Fortaleza. Por conta do vento, você também pode ver ou praticar kitesurf em uma das lagoas do passeio. 

Piscinas Naturais e Encontro do Mar com Rio

Perto de Fortaleza, você também consegue ver e aproveitar piscinas naturais. Esse fenômeno acontece na Praia de Flecheiras, a cerca de 140 quilômetros. Mas, é preciso pesquisar a tábua de marés na época da sua visita, para você não se decepcionar. 

Piscinas naturais da Praia de Flecheiras - Fortaleza
Piscinas naturais - Praia de Flecheiras - Governo do Ceará

Mais próximo de Fortaleza, tem a Praia Águas Belas, a 65 quilômetros. Nela acontece o encontro do mar com o Rio Mal Cozinhado. Além da paisagem, que você pode aproveitar deitado em uma rede dentro da água, a praia ainda oferece barracas com toda infraestrutura necessária. 

Praia Águas Belas - Fortaleza
Praia Águas Belas - Fortaleza - TripAdvisor

Essas são algumas razões para que Fortaleza esteja na lista dos cinco melhores destinos no Brasil. Uma cidade com muita beleza natural, clima quente e muito animado o ano inteiro. Um convite imperdível para você conhecer a capital cearense, não é mesmo?

3. Melhores destinos no Brasil: Maceió

A orla urbana de Maceió é uma das mais bonitas do país. O mar tem uma cor verde esmeralda que encanta à primeira vista. Aliás, esse é um dos motivos para Maceió ser um dos melhores destinos no Brasil.

Você pode aproveitar para fazer um passeio de bike ou caminhada, começando pela Praia de Jatiúca, passando pela Ponta Verde e chegando até a famosa Praia de Pajuçara. E toda a orla possui infraestrutura, com ciclovia, calçadão, quiosques pé na areia e hotéis.

Vista aérea da orla de Maceió, Marco dos Corais
Orla de Maceió - Alagoas Notícia Boa / Lucas Meneses

Inclusive, na Ponta Verde você não pode deixar de apreciar o mar do Marco dos Corais. É um espaço, relativamente novo, que foi inaugurado em 2022. É uma espécie de praça que entra mar adentro. Ou seja, um lugar para sentar-se, curtir a paisagem e tirar muitas fotos.

Marco dos Corais - Maceió
Marco dos Corais - Maceió - Tribuna Hoje

E, como em todo Nordeste, não há tempo ruim para ir a Maceió. Mas, entre os meses de novembro e fevereiro, o mar consegue ficar ainda mais bonito, passando do verde esmeralda para o azul turquesa.

Também é a época do verão e o tempo fica mais firme. Já, de abril a julho, pode ser que você pegue chuva na cidade.

Piscinas Naturais

Outro atrativo que faz com que Maceió seja um dos melhores destinos no Brasil é o espetáculo das suas piscinas naturais. Um dos passeios de jangada sai da Praia da Pajuçara e te leva para o meio do mar, onde você poderá mergulhar ou só aproveitar as piscinas naturais e rasas que se formam em meio aos corais.

Mas, atenção à maré, que precisa estar baixa. Para fazer esse passeio, opte pelos meses mais ensolarados e fique de olho na Lua. É preciso estar na Lua Cheia ou na Lua Nova para que a maré fique favorável ao seu passeio.

E são as barreiras de corais que fazem com que haja muitas “piscinas” nas praias de Maceió. Isso porque Maceió faz parte da Costa dos Corais, que tem cerca de 130 quilômetros de praias e é a segunda maior barreira de corais do mundo. Essa costa segue por boa parte do litoral Norte de Alagoas, passando também por Maragogi e São Miguel dos Milagres, outros destinos famosos da região.

Feira de Artesanato de Pajuçara

Também não pode faltar, na sua viagem, uma visita à Feira de Artesanato de Pajuçara. Uma feirinha para você experimentar novos sabores, se deliciar com a comida e frutos regionais, assim como comprar lembrancinhas de Maceió.

A feira é um galpão bem na orla da Pajuçara. Então, não tem como se perder. A feirinha fica aberta durante todo o dia. Ou seja, você pode dar um pulinho lá no início ou no fim do seu passeio, se estiver hospedado por ali.

E próximo a Feira de Pajuçara você encontra outra opção de compras. É o Pavilhão do Artesanato, que possui uma estrutura maior, com estacionamento e mais lojinhas de artesanato local para você levar de lembrança.

Feira de Artesanato de Pajuçara - Maceió
Feira de Artesanato de Pajuçara - Maceió - Amenit Hotel Pajuçara

Praia do Francês

Saindo um pouco da orla urbana de Maceió, você também tem praias incríveis para conhecer e curtir. Uma das mais bonitas é a Praia do Francês, que fica a cerca de 25 quilômetros de Maceió, no município de Marechal Deodoro. Aliás, essa cidade também possui um lindo centro histórico que vale a pena a visita!

A Praia do Francês tem um paredão de recifes e corais na sua frente, o que faz com que o mar se transforme em uma grande piscina. Ou seja, as águas são calmas e as famílias com crianças adoram aproveitar essa praia. Também há muitos quiosques e uma boa estrutura na praia.

Praia da Barra de São Miguel

Outra praia, que vale a pena a distância de 37 quilômetros de Maceió, é a da Barra de São Miguel. O mar também é tranquilo nessa região por conta dos corais.

Além disso, há muitos quiosques e até beach clubs nessa praia. Ou seja, você pode pagar um day use, que custa em torno de R$ 100 por pessoa, para aproveitar o dia.

Praia da Barra de São Miguel - Maceió
Praia da Barra de São Miguel - Maceió - Praias de Maceió

Assim como Maceió, Salvador também possui praias lindas para você conhecer. Por isso, não deixe de conferir o nosso Guia Completo de Salvador.

Praia do Gunga

Mais adiante, depois da Barra de São Miguel, a cerca de 42 quilômetros de Maceió, está a Praia do Gunga. Esta praia é considerada uma das mais bonitas do Brasil. Então, você já pode imaginar a paisagem, não é mesmo?

Essa praia tem coqueiros a perder de vista, falésias coloridas que você pode conhecer em um passeio de buggy, além de uma lagoa. Isso mesmo, o mar se encontra com a Lagoa do Roteiro quando a maré está baixa.

Essa praia tem toda estrutura para você aproveitar o dia inteiro na praia. Além do buggy, também tem passeio de ultraleve e o Mirante do Gunga, de onde você vê os coqueiros e o mar ao fundo. Em suma, instagramável!

Gastronomia local

Outro atrativo de Maceió é a sua culinária local. Que a comida nordestina é deliciosa, todo mundo sabe, mas, em Maceió, ainda há pratos típicos, como o Chiclete de Camarão, que você pode experimentar em alguns restaurantes da cidade. Trata-se de um prato de camarão com quatro tipos de queijo.

E tem pratos para todos os gostos. Que tal uma carne de sol com macaxeira (como é chamada a mandioca na região)? Há diversos restaurantes com pratos típicos, servindo em buffet ou a la carte. É só escolher.

Prato de Chiclete de Camarão - Maceió
Chiclete de Camarão - Maceió - TripAdvisor

Uma experiência gastronômica e turística diferente é promovida pela Associação Paraíso das Ostras, em Palatéia. Em suma, Palatéia é uma reserva ecológica, que nada mais é que a maior produtora de ostras de Alagoas.

Então, você pode fazer um passeio em um pequeno barco no meio do mangue e experimentar ostras ali mesmo. E para complementar, as ostras também são servidas com mel e própolis vermelho, produzidos na região.

Passeio na Palatéia e ostras, Maceió
Passeio na Palatéia e ostras - Turismo Alagoas/Facebook

Litoral Norte

Maceió ainda possui um litoral norte, com praias como Paripueira, Tatuba e Carro Quebrado. As piscinas naturais e falésias coloridas dão um toque a mais nessas praias que encantam e divertem os visitantes.

E, claro, não podemos esquecer de Maragogi. Que fica a cerca de 125 quilômetros de Maceió e que é belíssima! Mas, Maragogi merece um bate-volta com algumas noites para você aproveitar ao máximo suas piscinas naturais e beleza.

4. Melhores destinos no Brasil: Recife

Assim como os outros melhores destinos no Brasil, Recife tem praia, mas os seus atrativos estão na sua cultura, história e gastronomia. Por exemplo, passar o carnaval em Recife e Olinda, cidade vizinha, é uma experiência cultural única.

Vista aérea de Recife
Vista aérea de Recife - Wikipédia

Com o famoso Galo da Madrugada, o maior bloco de carnaval do mundo, os bonecos gigantes e muito Frevo, a cidade fica lotada de turistas de todo o mundo na época do carnaval. Aliás, o Frevo é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Unesco, desde 2012. E, ainda, tem o Maracatu, uma manifestação cultural que tem origens africanas, muita música, dança e cores.

Marco Zero e prédios históricos, Recife
Marco Zero - Wikipédia

Além da música, Recife também é um celeiro de artistas. Em frente ao Marco Zero, você pode pegar um barco e visitar o Parque das Esculturas de Francisco Brennand. São 90 esculturas, sendo que a Torre de Cristal se destaca com seus 32 metros de altura.

Em Recife você ainda poderá visitar a Oficina Cerâmica Francisco Brennand, o museu ateliê com mais de 2 mil obras do artista plástico e ceramista (1927-2019). Suas obras falam muito do ciclo da vida e possuem diferentes formatos redondos e ovais.

Dois Centros Históricos: Recife e Olinda

Quando você pensa em conhecer Recife, logo vem à mente a sua vizinha Olinda. Parece uma dupla que não se separa, não é mesmo? Pois, aproveite essa proximidade para explorar os dois centros históricos, que são coloridos e ricos em história e cultura.

Em Recife, uma parada obrigatória é no Marco Zero da cidade. Foi ali que nasceu Recife, na Praça Rio Branco. Em volta, você já verá prédios históricos, coloridos e com forte influência portuguesa e holandesa.

Vista aérea do Marco Zero - Recife
Marco Zero - Visit Recife

Você pode ver um pouco mais da história colonial, visitando a Capela Dourada. Ela foi construída entre os séculos XVII e XVIII e tem muitos detalhes e obras de arte em ouro. Ela fica dentro do Convento e Igreja de Santo Antônio.

Parte interna da Capela Dourada. Decoração de ouro. Arte Sacra. Recife.
Capela Dourada - Wikipédia

E se você não for ao Recife na época do carnaval, não se preocupe, porque você pode visitar a Embaixada dos Bonecos Gigantes no centro. Ali você vai ver esse bonecos que alegram ainda mais o carnaval na cidade. 

Bonecos gigantes da Embaixada dos Bonecos Gigantes - Recife
Embaixada dos Bonecos Gigantes - Divulgação

Indo para Olinda, não deixe de ver a Sé, de frente para o mar, tem uma vista belíssima. Também tem detalhes em ouro e azulejos portugueses. É um ponto ideal para aproveitar o pôr do sol durante a sua visita. Inclusive, há um elevador panorâmico se você não conseguir encarar a ladeira de Olinda.

Vista aéra da Sé Olinda
Sé Olinda - TripAdvisor

Artesanato e Cultura em lugares inusitados

Recife tem uns centros culturais e de artesanato diferentes. Eles estão em prédios que não foram construídos para este fim cultural. Mas, por conta da localização, acabam tendo muita história para você conhecer.

Um deles é a Casa da Cultura, que fica em um presídio desativado. É um lugar que foi todo revitalizado e onde você pode comprar artesanato, roupas, castanhas, entre outros produtos.

O interessante é que as lojas estão dentro das antigas celas. E se você ficar curioso, tem uma cela original preservada para visita.

E outro lugar diferente é a Torre Malakoff, que foi construída entre 1853 e 1855, na Guerra da Crimeia. Era o local onde ficava o Arsenal da Marinha. Atualmente, é um espaço cultural que recebe exposições. Aliás, do alto da torre, é possível ter uma visão panorâmica da paisagem.

Boa Viagem

Boa Viagem é um bairro central de Recife, onde estão muitos hotéis. Também é ali que está a Praia da Boa Viagem, que é muito linda. Mas, você deve ter atenção, porque ela não é indicada para banho em toda sua extensão.

E não é por conta da qualidade da água, mas sim pelos tubarões. Isso mesmo, em Recife, já houve muitos ataques de tubarões. Então, aproveite a vista e fique atento às placas de sinalização na praia. Elas indicam onde é seguro tomar banho ou não.

Orla Boa Viagem - Recife
Avenida Boa Viagem - Recife - Wikipédia

Fora isso, a Praia da Boa Viagem tem uma boa estrutura, com quiosques. O mar é esverdeado e você consegue ver os recifes, mas na frente, quebrando as ondas.

Também há em Recife, a Praia do Pina. Assim como sua vizinha, Boa Viagem, é uma praia urbana, com muitos coqueiros e quiosques. Mas, aqui você também deve ficar atento à sinalização de tubarões.

Litoral norte de Pernambuco

Geralmente, os viajantes utilizam Recife como base para praias famosas, como Porto de Galinhas e a Praia dos Carneiros, em Tamandaré, ambas no Litoral Sul. Mas, também há praias próximas a Recife, no Litoral Norte, para você aproveitar.

Por isso, se você quer curtir praia, uma boa sugestão é a Ilha de Itamaracá, que fica a cerca de 50 quilômetros de Recife, no litoral norte do estado. Nesta região, há praias como Pilar, do Sossego e Enseada dos Golfinhos.

Separe um dia inteiro, porque, ali, você pode ver o Forte Orange e a Coroa do Avião, que é um banco de areia no meio mar. Inclusive, é possível fazer um passeio de catamarã ou lancha e chegar nesses lugares.

Litoral sul de Pernambuco

No litoral sul do estado, você pode conhecer a Praia de Calhetas. É uma praia pequena, mas bastante badalada. Tem quiosques, vegetação em volta e até tirolesa. Ela fica a cerca de 50 quilômetros de Boa Viagem.

Praia de Calhetas - Recife
Praia de Calhetas - TripAdvisor

Também é no litoral sul que está a Praia dos Carneiros, em Tamandaré, e suas piscinas naturais. A água é morna e o mar é raso, o que faz a festa das crianças. Para chegar nessa praia, você precisa pegar um barco e pode ir direto ou conhecer o mangue em um passeio completo.

Outra praia famosa no litoral sul é Porto de Galinhas. Também tem piscinas naturais, é tranquila e ainda tem passeios de buggys. Isso sem falar nos resorts de Porto de Galinhas, que atraem muitos turistas.

Perceba que Recife tem uma beleza natural das suas praias, urbanas, próximas ou mais distantes. Mas, também tem muitos atrativos culturais e artísticos. Além disso, é uma cidade que conta um pouco da História do Brasil, da história colonial, misturada com a modernidade atual. 

5. Melhores destinos no Brasil: São Paulo

São Paulo também é um dos melhores destinos no Brasil, por ter uma grande variedade de atrações históricas, turísticas, empresariais e de entretenimento. Grandes eventos nacionais e internacionais, tanto do esporte quanto do entretenimento ou de negócios acontecem em São Paulo.

Você já deve ter ouvido falar que São Paulo é “a cidade que não dorme”. E é verdade! A qualquer hora, do dia ou da noite, você encontra movimento e badalação nesta metrópole brasileira. E, não se preocupe em gabaritar uma lista de atrações, porque São Paulo sempre terá novidades e você poderá voltar inúmeras vezes neste destino.

Ponte e prédios altos no fundo. Carros na pista e rio. São Paulo.
São Paulo - Lufthansa

Avenida Paulista

A Avenida Paulista é um dos principais pontos turísticos de São Paulo. É uma avenida com três quilômetros de arranha-céus, museus, bares, restaurantes, lojas, centros empresariais e  hotéis. Tem muita coisa para ver nesta que é uma das principais ruas da capital paulista.

E o interessante é que o moderno se mistura com a história. Por exemplo, a Casa das Rosas é um casarão francês de 1935 que hoje é um museu voltado para literatura e poesia. Na Casa das Rosas, você também pode tomar um bom café e apreciar o seu jardim com roseiras.

Centros Culturais e Museus

Ainda na Avenida Paulista, uma parada obrigatória é no MASP, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, criado em 1947. O prédio, tombado pelo Iphan, já chama a atenção de longe. O seu vão com mais de 70 metros foi projetado para ser uma praça pública, onde todos pudessem transitar e realizar eventos.

O Masp tem mais de 11 mil obras, como pinturas, esculturas, roupas, objetos e fotos. Todo esse acervo vem da Europa, África, Ásia e Américas. Além disso, durante o ano, ocorrem várias exposições de diversos temas.

Fachada do MASP, São Paulo
MASP - São Paulo - Wikipédia

Ou seja, fique de olho na programação cultural na época da sua visita. Facilmente, você passará horas apreciando o museu mais moderno do Brasil.

Se você gosta de atividades culturais, São Paulo é um dos melhores destinos no Brasil. Ainda na Avenida Paulista, você encontra o Itaú Cultural e, no Jardim Europa, o Museu da Imagem e do Som (MIS). Ainda tem o SESC Pompeia, em Águas Brancas, e o Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros.

Centro Histórico de São Paulo

Seguindo para o centro histórico de São Paulo, você encontra mais museus, como a Pinacoteca do Estado e o Museu da Língua Portuguesa. Aliás, este último fica na Estação da Luz, um prédio histórico da cidade. É uma estação ferroviária, inaugurada em 1867 e que depois foi modernizada com inspiração nas estações vitorianas inglesas.

Fachada da Estação da Luz - São Paulo
Estação da Luz - São Paulo - Wikipédia

Também é no centro que você vai poder visitar o Mercado Municipal, ou como é mais conhecido o Mercadão. Foi inaugurado em 1933 e é considerado um polo gastronômico da capital.

Aliás, experiências gastronômicas não vão faltar na sua viagem a São Paulo. Dos restaurantes mais premiados a comida caseira ou um bom sanduíche de mortadela. São Paulo tem comida para todos os gostos.

Vista de cima do Mercado Municipal de São Paulo
Mercado Municipal de São Paulo - Wikipédia/Rogerio Cassimiro

Ainda no Centro Histórico de São Paulo, é possível passear pelas ruas e ver o Theatro Municipal de São Paulo, que tem 113 anos e é a maior Casa de Ópera do Brasil. Ou ainda, visitar a Biblioteca Mário de Andrade, fundada em 1925, e que é a segunda maior do país. Nela, você pode ver exposições, shows, saraus, peças de teatro, palestras, cursos, entre outros.

Theatro Municipal de São Paulo
Theatro Municipal de São Paulo - Wikipédia

Parques para descansar

Para você descansar da programação cultural e histórica, que tal um passeio pelo Parque Ibirapuera? O parque tem 1,6 km² de área, pista de caminhada e corrida, quadras de esporte, espaços para eventos e uma grande área verde.

Sempre tem um evento acontecendo ali. Então, é mais uma programação que você deve conferir durante a sua viagem.

Vista aérea do parque Ibirapuera São Paulo
Parque Ibirapuera - São Paulo - Rafael Neddermeyer

Mas há outros parques em São Paulo. Se você quiser descansar um pouco no meio da correria da Avenida Paulista, tem o Parque Trianon ou o Parque Prefeito Mário Covas. Também há praças arborizadas e acolhedoras.

E pela cidade ainda há o Parque Buenos Aires, Parque da Luz e Instituto Maria Luisa e Oscar Americano, entre outros. E tem o Jardim Botânico, fundado em 1928, e que vale uma fuga da correria da metrópole.

Vida noturna agitada em São Paulo

São Paulo também é conhecida pela sua vida noturna. E um dos bairros mais boêmios se chama Vila Madalena. Muitos jovens gostam deste local, porque tem muitos bares e restaurantes, dos mais simples aos mais sofisticados. E anote outro lugar que você também vai encontrar muita diversão noturna: Vila Olímpia.

Pessoas sentadas no Bar Nosso Amado Quintal - Vila Madalena - São Paulo
Bar Nosso Amado Quintal - Vila Madalena - TripAdvisor

Falando em sofisticação, na Avenida Ipiranga, está o quarto maior prédio da cidade, o Edifício Itália. E, nele, você pode contemplar a paisagem, tomar um bom drink e jantar no Terraço Itália.

Outro “mirante gastronômico” é o The View Bar, que também oferece uma vista de São Paulo e culinária contemporânea. Além disso, nesse restaurante, você encontra drinks exclusivos, vinhos e música ao vivo.  

Parte interna do Terraço Itália com vista para cidade de São Paulo
Terraço Itália

Compras na 25 de Março

Outra rua famosa em São Paulo é a 25 de Março. E ela é famosa pelas compras. Pessoas de todo Brasil costumam ir até a 25 de Março para aproveitar os preços dos produtos.

E tem de tudo: roupas, acessórios, sapatos, bijuterias, artigos de festas, de casa, enfim, se você não encontrar o que procura nas lojas, tenha certeza, que vai achar nos camelôs. É uma multidão de comerciantes e consumidores e, para quem gosta de compras, pode ser um paraíso.

Multidão na 25 de Março - São Paulo
25 de Março - São Paulo - Estadão/Felipe Rau

Mas ainda há outros lugares em São Paulo. A cidade tem muitos shoppings e outras ruas de comércio, como a Rua Augusta e Santa Ifigênia. Para quem gosta de lojas de marca, a Rua Oscar Freire, na região dos Jardins, é um ótimo passeio.

Rua Oscar Freire - São Paulo
Rua Oscar Freire - São Paulo - TripAdvisor

Perceba que São Paulo é uma grande metrópole, com muitas opções de passeios ao ar livre, culturais e históricos. E ainda tem uma vida noturna agitadíssima. Isso tudo faz com que a capital paulista seja um dos melhores destinos no Brasil. 

E quando decidir por um ou mais dos melhores destinos no Brasil, lembre-se de conferir também os Melhores Aplicativos de Viagem para Transporte, Câmbio e Roteiros.

Confira também promoções imperdíveis para a região: