Pontos Turísticos de Santiago



Foto de Grazieli Gonçalves
Grazieli Gonçalves
Escritora de romances juvenis, apaixonada por viagens e literatura. Ama mergulhar nas diferentes culturas e explorar a diversidade gastronômica de cada região.

Santiago do Chile é uma cidade repleta de pontos turísticos fascinantes para você explorar. A cidade mistura a história do país, visível nos edifícios de arquitetura antiga e imponente do centro histórico, com a modernidade das áreas de Las Condes e Providencia.

Além disso, Santiago proporciona desde experiências culturais em museus repletos de arte e história até a tranquilidade de seus parques e praças, sem esquecer das renomadas vinícolas, que oferecem a degustação de diversos tipos de vinhos. Além de tudo isso, a beleza natural da Cordilheira dos Andes traz uma paisagem deslumbrante, proporcionando vistas inesquecíveis.

De fato, na cidade chilena, há uma variedade de atrações imperdíveis, incluindo mirantes de tirar o fôlego e inúmeras experiências culturais. Se você quer descobrir os principais pontos turísticos da capital chilena, continue neste guia para conhecer as atrações mais essenciais.

Imagem de uma escultura famosa do Cerro Santa Lucía
Cerro Santa Lucía

Quanto tempo ficar em Santiago do Chile? 

Como falado acima, a capital chilena oferece uma variedade impressionante de atrações. Para aproveitar ao máximo esta cidade dinâmica e garantir que você conheça todos os pontos de interesse, planejar seu roteiro de viagem é fundamental.

Por isso, sugiro um roteiro de 3 a 4 dias, assim você consegue cobrir os pontos turísticos essenciais e a área central de Santiago. No entanto, se o seu objetivo é explorar os arredores da cidade, como as renomadas vinícolas ou as majestosas paisagens da Cordilheira dos Andes, sugiro fortemente que você reserve um roteiro de pelo menos 7 dias para uma experiência mais completa e relaxante.

Conheça o Centro Histórico de Santiago 

Atualmente, a maioria dos pontos turísticos de Santiago está localizado no centro histórico da cidade. A boa notícia é que eles ficam bem próximos uns dos outros, o que significa que você pode colocar seu tênis mais confortável, caminhar e conhecer todas as atrações do Centro em apenas uma tarde.

Nessa região, você pode visitar diversos museus e também o Mercado Central. Este antigo mercado, onde hoje se vendem principalmente frutos-do-mar, abriga uma variedade de restaurantes com opções para todos os bolsos.

Plaza das Armas 

Em primeiro lugar, comece seu passeio pelo centro visitando a famosa Plaza das Armas, que fica no coração do centro histórico de Santiago e é um ponto de encontro marcante. A praça é cercada por prédios de arquitetura colonial e você sempre encontrará alguma apresentação cultural com artistas locais em ação. Por isso, a praça está sempre cheia, seja de dia ou à noite.

Começar pela Plaza das Armas é ideal para já sentir o clima de Santiago. Além disso, a partir dela, você pode visitar facilmente outros pontos turísticos, como a Catedral Metropolitana de Santiago, que fica em frente. Mesmo que você não seja religioso, vale a pena entrar na Catedral para apreciar sua arquitetura maravilhosa, seu interior impressionante com seus vitrais majestosos.

Palácio de La Moneda

Depois disso, ainda no centro histórico, bem perto da Plaza das Armas, você pode conhecer o Palácio de La Moneda, a atual sede presidencial do Chile.

Em frente ao Palácio, em dias alternados, é possível assistir à Cerimônia de Troca da Guarda. O evento ocorre sempre às 10h e é um espetáculo que conta com uma banda militar acompanhando a marcha dos oficiais fardados.

Outra dica valiosa é agendar uma visita interna guiada ao Palácio. Nela, você conhece todos os salões e aprofunda-se na história do local. A experiência é enriquecedora e, o melhor de tudo, gratuita! Basta marcar seu horário no site oficial. (Eu fiz essa visita e achei a experiência fantástica!)

Museus e Cultura Chilena

Agora, se você é um viajante que adora um “rolê cultural”, Santiago está repleta de ótimos museus para visitar. Um deles é o  Museu Histórico Nacional, que tem entrada gratuita e você também pode incluir no seu roteiro no mesmo dia do city tour, pois fica pertinho da Plaza das Armas.

Além dele, há diversos outros museus na capital chilena. Por isso, fiz uma seleção abaixo de três imperdíveis para a sua viagem. Neste outro artigo aqui no site sobre o que fazer em Santiago, eu menciono outros, como o Museu Nacional de Belas Artes e a Casa de Pablo Neruda. Vale a pena dar uma olhada também!

Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana

O Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana, também próximo à Plaza das Armas, é o lugar ideal para quem busca uma imersão na história do Chile e da América do Sul. Seu acervo, focado no período anterior à chegada dos espanhóis, proporciona uma verdadeira jornada cultural.

A entrada é gratuita, em todo primeiro domingo do mês. E o ingresso regular custa 12.000 pesos chilenos (aproximadamente R$ 67,00).

Compre seus ingressos antecipadamente no site oficial.

Museu da Memória e dos Direitos Humanos

Outro ponto importante de ser conhecer, é o museu da memória e dos direitos humanos que está localizado próximo à Estação Quinta Normal. O museu oferece um acervo impactante de fotos, vídeos e textos que relembram e ensinam sobre a traumática ditadura chilena. É um passeio essencial e gratuito para quem deseja se aprofundar na história do país

No site oficial do museu tem muitos artigos interessantes sobre este período da história chilena, vale a pena dar uma olhada antes da visita.

Centro Cultural Gabriela Mistral (GAM)

O Centro Cultural Gabriela Mistral , no bairro Lastarria, oferece uma programação cultural bem diversificada, incluindo apresentações musicais, exposições de arte e teatro. O centro tem um grande Pátio ao ar livre e uma arquitetura belíssima. 

A dica é consultar o site oficial para verificar a programação da semana. Já que, as atividades podem ser gratuitas ou pagas; por isso, é sempre bom checar e, se necessário, comprar ingressos com antecedência.

Parques e Mirantes em Santiago do Chile 

Entretanto, se você aprecia mais passeios com paisagens naturais e atividades ao ar livre, Santiago não decepciona. A cidade é arborizada e repleta de parques.

Os mais visitados pelos turistas são:

  • O Parque Metropolitano, em Providencia, que abriga o famoso Cerro San Cristóbal.
  • O Parque Araucano, localizado em Las Condes.
  • O Parque Florestal que fica próximo à região histórica e ao bairro de Lastarria.

Teleférico e funicular do Parque Metropolitano

O Parque Metropolitano de Santiago é um dos maiores parques da cidade e, além de abrigar o Cerro San Cristóbal, oferece opções interessantes de passeio para conhecer todo o local. O que eu fiz e mais gostei foi o teleférico.

Essa forma magnífica de percorrer uma longa distância dentro de cabines, admirando por cima toda a cidade de Santiago, proporciona uma visão espetacular! Este é, com certeza, um passeio quase obrigatório a se fazer em sua visita a Santiago.

A dica é comprar seus ingressos com antecedência, pois o teleférico está sempre lotado e você pode não conseguir bilhetes para o horário desejado.

Agora, se você não quer estar nas alturas dentro de uma cabine, pois tem medo. Uma dica é conhecer o parque pelo funicular, que é tipo um elevador que vai te levar até o topo do Cerro, com algumas paradas pelo parque. Ou, caso queira, dá para combinar os dois transportes e viver a experiência completa, podendo usar um para subir até o topo e outro para descer.

Cerro San Cristóbal e Fé

Sem dúvida, o ponto alto do Parque Metropolitano é, literalmente, o Cerro San Cristóbal. A subida vale a pena pela vista de tirar o fôlego que se tem de Santiago.

No topo, para quem tem fé, encontra-se a imagem da Virgen de La Inmaculada Concepción, um local que inspira paz e recolhimento, repleto de velas e orações.

Cerro Santa Lucía

Outra parada obrigatória é Cerro Santa Lucía em Santiago. Localizado no coração da cidade, ele funciona como um verdadeiro refúgio da correria urbana.

Se você tiver fôlego para encarar as escadarias, será recompensado com uma vista incrível e privilegiada da cidade e da maravilhosa Cordilheira dos Andes.

Feira de Santa Lucía

Esta feira de artesanato é perfeita para comprar as mais variadas lembrancinhas da sua viagem. Há opções para todos os gostos, ou seja, você poderá presentear toda sua família e amigos apenas com uma visita ao local.

Ela fica bem no centro de Santiago, em frente ao Cerro Santa Lucía. Então, depois do seu passeio ao centro, basta ir lá conhecer os diversos itens de artesanato chileno.

Além da variedade de itens à venda, na feira você também tem opções de barraquinhas gastronômicas que vendem empanadas e sucos.

Atenção: não deixe de levar dinheiro em espécie, já que a maioria dos comerciantes não aceita nenhum tipo de cartão.

Uma foto dos itens à venda na feira de artesanato de Santa Lucía no centro de Santiago.
Feira de Artesanato Santa Lucía

Sky Costanera 

Uma parada essencial em Santiago é com certeza o Sky Costanera para admirar o pôr do sol. Localizado no topo do edifício mais alto da cidade (mais de 300 metros), que faz parte do Costanera Center em Providencia, a vista panorâmica de Santiago e da Cordilheira dos Andes é realmente magnífica.

Para evitar filas, a dica é comprar o ingresso antecipadamente no site oficial. No entanto, se preferir, você também pode adquirir as entradas na hora.

Caminhe por Lastarria e Bella Vista os Bairros charmosos de Santiago

Para uma vida mais boêmia, com muita arte, cafés, livrarias e brechós, os bairros Bellavista e Lastarria são ideais.

Em Bellavista, visite o Pátio Bellavista, que concentra uma enorme variedade de restaurantes e bares. Aproveite também para conhecer a famosa Casa de Pablo Neruda (La Chascona).

Se estiver no Centro Cultural Gabriela Mistral (GAM), você pode sair diretamente no bairro de Lastarria e aproveitar as feirinhas de artesanato e os muitos cafés para relaxar a tarde.

Mercado urbano Tobalaba

Outro lugar interessante para se conhecer em Santiago, é o Mercado Urbano Tobalaba, ou apenas MUT. Ele é um famoso complexo chileno que mistura compras, experiências gastronômicas e lazer. Inspirado em mercados da Europa, este lugar é mais do que um espaço de compras, ele foca na gastronomia.

O edifício possui certificações ambientais e um design inovador que prioriza o uso de luz natural, espaços verdes e soluções que minimizam o consumo de energia.

Este mercado conta com uma grande variedade de restaurantes, cafés e lanchonetes, oferecendo opções que atendem a todos os gostos e orçamentos. Desde pratos tradicionais chilenos até culinárias internacionais. De fato, o MUT se destaca pela variedade gastronômica em Santiago.

Uma visão de cima do Mercado urbano Tobalaba de Santiago
Mercado urbano Tobalaba

Vinícolas próximas a Santiago 

Um dos pontos altos da sua visita ao Chile é conhecer as vinícolas chilenas. O país é um dos maiores produtores de vinho da América do Sul, e a qualidade de seus rótulos é inegável.

Não saia de Santiago sem visitar uma das vinícolas da região. As opções incluem a gigante Concha y Toro, e as menores como Undurraga e Santa Rita.

Esses passeios costumam oferecer degustações, tours guiados explicando a produção do vinho e uma vista encantadora dos parreirais. É um dos pontos turísticos mais saborosos para incluir no seu roteiro. Confira nosso conteúdo completo e veja por que as vinícolas em Santiago são um show à parte: Vinícolas em Santiago

Cajón del Maipo e Embalse El Yeso

Com certeza, Cajón del Maipo e Embalse El Yeso são dois passeios com visuais de tirar o fôlego, localizados a apenas 2 horas e meia de trajeto partindo de Santiago.

Porém, essa região é mais procurada fora do inverno, pois as nevascas dificultam o acesso, e a estrada para o Embalse El Yeso costuma ser fechada nesse período.

O Cajón del Maipo oferece cenários cinematográficos cercados pela Cordilheira dos Andes. Dentro dessa área, encontra-se o Embalse El Yeso, uma represa vital para o abastecimento da capital.

O Embalse El Yeso é famoso por suas águas que variam entre azul-turquesa, verde e cinza, dependendo da luz e do clima, garantindo fotos belíssimas.

Dica essencial: é aconselhável fazer o passeio com uma agência de viagem, preferencialmente entre a primavera e o início do outono, quando o clima é mais ameno e as estradas estão abertas.

Santiago é uma cidade cheia de surpresas, capaz de encantar todos os tipos de viajantes. Entre museus, parques, mirantes e montanhas, há uma vasta oferta de atividades para conhecer e fazer na capital chilena. Aproveite este guia para planejar sua viagem da melhor forma, com o seu estilo, e desfrute de tudo o que Santiago tem a oferecer!

Confira também promoções imperdíveis para a região: