Porto: Guia Completo para Explorar a Cidade Mais Autêntica de Portugal



Foto de Naitê Almeida
Naitê Almeida
Jornalista apaixonada por literatura e viagens. Curiosa para conhecer culturas e se aventurar, mesmo com frio na barriga. Sempre com caderno e caneta na mão.

Portugal tem destinos incríveis, além de Lisboa. E o Porto é uma dessas cidades que vai te surpreender. Por isso, confira o guia completo do Porto e tudo o que você pode conhecer e fazer nesta cidade tão cheia de história. 

O Porto fica na região norte de Portugal e é uma cidade cheia de história e cultura. Além disso, é conhecida pela receptividade e animação dos visitantes. Cada vez mais, turistas do mundo inteiro têm descoberto o Porto e a Ribeira e o centro histórico costumam estar cheios todos os dias do ano.

E uma curiosidade histórica: você sabe por que o Porto também é chamado de Cidade Invicta? Durante a Guerra Civil Portuguesa, que foi de 1832 a 1834, Porto resistiu a um cerco por mais de um ano. Por isso, a rainha D. Maria II colocou no brasão da cidade a inscrição "Invicta".

Ponte e casas atrás na cidade de Porto
Ponte D. Luís I - Porto - Pixabay

Pois bem, a Invicta é uma cidade que você precisa ficar de olho na previsão do tempo. Isso porque, a média das temperaturas ao longo do ano não passam dos 26 ºC. Mas, no Porto chove bastante.

Às vezes, é apenas uma garoa, mas com um vento um pouco frio. Assim, antes de viajar para o Porto, verifique a estação do ano e os meses em que a chuva dá um pouco de trégua. Verifique aqui o detalhamento da previsão do tempo mês a mês no Porto para arrumar melhor a sua mala.

Névoa e Barcos no Douro
Névoa e Barcos no Douro - Site: Turim Oporto Hotel

Viagem tranquila ao Porto: voos diretos, ônibus e trem

A cidade do Porto tem seu próprio Aeroporto Internacional. Ele fica próximo ao centro do Porto e oferece várias formas de o viajante chegar até a sua hospedagem. Por exemplo, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro há uma estação do metrô, o que facilita ainda mais o deslocamento dos visitantes que chegam pelo terminal.

Além disso, duas companhias aéreas possuem voos diretos do Brasil para o Porto. E outras empresas chegam pelo Aeroporto de Lisboa, onde você pode fazer uma conexão rápida para a Invicta. Então, não se preocupe com este item no seu guia completo do Porto. 

Mas, se você não puder pegar outro voo ou chegar diretamente no Aeroporto do Porto, não tem problema. Isso porque é possível chegar em Lisboa e seguir viagem de trem, ônibus ou de carro para o Porto. São 320 quilômetros e em três ou quatro horas você já estará no seu destino final. 

Vista aérea do Aeroporto do Porto, Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Aeroporto Francisco Sá Carneiro - FC Porto

Dica 1: Conheça as cidades no trajeto de carro Lisboa - Porto

E uma dica para o seu guia completo do Porto: você pode alugar um carro em Lisboa e seguir viagem para o Porto. No entanto, você pode ir parando e visitando cidades pelo caminho, como Óbidos e Nazaré. Neste caso siga pela estrada A8 e serão 337 quilômetros ou cerca de 3 horas e 35 minutos no carro.

Mapa Lisboa – Óbidos – Nazaré – Porto

Mapa Lisboa - Óbidos - Nazaré - Porto
Mapa Lisboa - Óbidos - Nazaré - Porto - Google Maps

Outra alternativa é seguir pela estrada A1 e conhecer Fátima, Coimbra e Aveiro. Neste caso seriam 355 quilômetros, ao todo, e cerca de 4 horas de viagem no carro.

Mapa Lisboa – Fátima – Coimbra – Aveiro – Porto

Mapa Lisboa - Fátima -Coimbra - Aveiro - Porto
Mapa Lisboa - Fátima -Coimbra - Aveiro - Porto - Google Maps

Dica 2: Faça bate-voltas a cidades próximas a Porto

Além dessas cidades que estão no caminho de Lisboa para Porto e vice-versa, você tem cidades ainda mais próximas à Invicta. São lugares históricos e cheios de cultura, que você pode visitar em um dia, fazendo um bate-volta por pacote turístico ou sozinho.

Não se preocupe que há trens e ônibus em diversos horários do dia e mais duas estações no Porto: a São Bento e a Campanhã. Ou seja, você tem acesso fácil aos arredores do Porto, seja por trem ou de ônibus.

Trem na Estação São Bento - Porto
Estação São Bento - IP Património

Por exemplo, perto do Porto estão: Guimarães, Barcelos e Braga. Aliás, Guimarães foi o primeiro território conquistado pelo Estado Português e tem um castelo, onde você pode entrar.

Já Barcelos tem a lenda do Galo, que é um dos símbolos de Portugal, vendido como lembrança do país. E Braga mantém um centro histórico romano, além de ter o Santuário Bom Jesus, que é Patrimônio Mundial da Unesco.

Saindo do Porto, você também pode fazer bate-volta para a Espanha. Cidades como Vigo e Santiago de Compostela estão a cerca de 2 horas e meia do Porto.

Descubra e explore o Porto a pé

Não se preocupe que você tem muitas atrações e o que fazer em Porto. E o melhor é que tudo pode ser feito a pé.

Pegue pelo menos dois dias para se perder nas ruas do Porto. Em cada canto há uma igreja, um museu, uma ruína e muita história. Isso sem falar nos bares e restaurantes, onde você pode desfrutar de uma boa comida portuguesa e tomar um fino, como é chamado o chopp.

Mas, um aviso: a cidade possui muitas ladeiras e escadas. Então, leve um bom calçado e roupas confortáveis para aproveitar melhor os passeios.

Então, mais uma dica para sua viagem: fique hospedado na região central do Porto, onde estão quase todas as atrações turísticas. Ou seja, procure um hotel na Baixa do Porto (que na verdade é a parte alta da cidade), nos bairros próximos à Ribeira e em Vila Nova de Gaia. Assim, fica mais fácil de você explorar os encantos do Porto a pé.

Vista da Ribeira a partir do The Editory House Ribeira Porto Hotel
Vista da Ribeira a partir do The Editory House Ribeira Porto Hotel - Booking

Se precisar, use o metrô, bondinho e elevador no Porto

Ficando na região central, você não terá problemas para se deslocar de uma atração para outra. Pois, pode fazer muita coisa a pé. Mas, se precisar, tem o metrô e os ônibus que chegam a todos os principais pontos turísticos.

Aliás, no Porto, também há Elétrico, aqueles bondinhos amarelos, como os que têm em Lisboa. Não são muitos, mas você pode, por exemplo, ir para a Foz do Douro, ao Jardim do Passeio Alegre, em um Elétrico.

Outros dois transportes e atrações turísticas que ligam a parte baixa à parte alta do Porto são: Teleférico de Gaia e o Funicular dos Guindais. O Teleférico de Gaia liga o Cais de Gaia ao Jardim do Morro, local em que os turistas costumam assistir ao pôr-do-sol. E o Funicular dos Guindais liga a Ribeira do Porto ao bairro Batalha.

As ladeiras que esses transportes sobem parecem pequenas, mas, acredite: são intensas. Então, você pode unir o útil ao agradável e já fazer a subida passeando e apreciando a vista.

Otimize seu roteiro com os principais pontos turísticos

Para montar seu roteiro, pense em no mínimo três dias no Porto. Mas, se você tiver mais tempo, será ainda melhor, porque você poderá fazer tudo com calma e poderá apreciar melhor tudo o que o Porto e arredores tem para te oferecer.

Veja aqui como montar um roteiro e descobrir o Porto em 7 Dias.

Vista de cima Torre dos Clérigos - Porto
Torre dos Clérigos - Porto - Booking

As principais atrações turísticas estão na Baixa do Porto. Mas, quais são elas?  Bom, você tem a Sé do Porto, um templo com influências góticas e barrocas, com uma vista belíssima da cidade.

Falando em vista, você tem a Torre dos Clérigos, um dos cartões postais da cidade pela sua grandiosidade e beleza. E perto da Torre você terá lugares como a Livraria Lello e sua escadaria vermelha e instagramável.

Livraria Lello - Escadaria vermelha
Livraria Lello - Porto - Divulgação

Outro atrativo no Porto é uma visita às igrejas da cidade. Mesmo que você não seja religioso, entre e não perca a oportunidade de ver obras de arte e da arquitetura de séculos passados.

Você verá muitos azulejos portugueses azuis. Como os que estão na lateral da Igreja do Carmo. Aliás, esta igreja é vizinha de parede da Igreja dos Carmelitas. Na verdade, entre elas está a Casa Escondida, que é a casa mais estreita do Porto.

Outro templo que chama a atenção pela imponência e pelo ouro reluzente do seu interior é a Igreja e o Museu de São Francisco do Porto. Este é um tesouro que você não pode deixar de visitar no Porto.

Guia completo do Porto: Passeios imperdíveis 

Os melhores passeios do Porto, na verdade, estão no rio Douro ou na margem dele. O Douro vem desde a Espanha, passa por Porto e chega ao mar, na Foz do Douro.

Então, você não pode deixar de fazer um passeio de barco no Douro. E você tem opções de trajetos mais rápidos ou maiores que vão até o Vale do Douro.

Banco de imagens. Porto
Barcos na Ribeira do Porto - Pixabay

E na margem dele, você ainda tem a Ribeira do Porto, com bares e restaurantes que agitam a cidade durante o dia e a noite. Isso sem falar nos rooftops, terraços com vista para o Douro e onde você pode assistir ao pôr-do-sol.

Do outro lado do Douro, está Vila Nova de Gaia e as famosas caves de vinho do Porto. Você verá uma cave ao lado da outra e poderá escolher em qual irá fazer uma visita guiada e provar vinhos do Porto. Sim, o passeio das caves de vinho do Porto deve estar na sua lista dos imperdíveis.

Confira aqui os melhores passeios em Porto e Arredores  no seu guia completo do Porto.

O Porto também tem praias

Para completar este destino cheio de história e cultura, nada melhor do que uma praia, não é mesmo? E não há somente uma, mas várias praias próximas a Porto. A praia mais próxima fica em Matosinhos e ainda tem um forte, completando a paisagem. Ela fica em frente ao Parque da Cidade do Porto, tem academia ao ar livre e é bem movimentada.

Praia da Madalena, em Gaia, passarela de madeira na areia
Praia da Madalena - Gaia - Wikipédia

Além dos surfistas, esta praia é muito frequentada por famílias com crianças. Isso porque o Oceanário do Porto, o Sea Life Porto, está logo ali, do outro lado da avenida. Para completar seu roteiro familiar com crianças, acesse o post Porto com Crianças do seu guia completo do Porto.

Vizinha à praia de Matosinhos, está a Praia de Leça da Palmeira. E o atrativo desta praia é uma piscina feita nas rochas em que a água do mar entra de forma natural. É Piscina das Marés, que tem entrada diária durante o verão. Então, se estiver no Porto nesta época, dê um mergulho nesta praia.

Ainda há mais opções de praias, um pouco mais distantes, mas com fácil acesso por carro, trem ou ônibus. Você tem a Praia de Vila do Conde, onde, inclusive, está o outlet do Porto, para quem gosta de fazer compras.

Tem ainda as praias de Gaia, como a que tem a famosa Capela do Senhor da Pedra. Aliás, o visual é incrível e você poderá tirar muitas fotos, enquanto aproveita a praia, que tem quiosques e restaurantes próximos.

Experimente pratos típicos do Porto

Por falar em restaurantes, você não pode deixar de comer a Francesinha, um prato típico do Porto. É um prato inusitado que leva pão, linguiça, salsicha, presunto e bife de carne vermelha. Tudo coberto com um queijo derretido e um molho picante, que tem receita secreta.

Há restaurantes especializados em Francesinha em todo o Porto. Mas, também há estabelecimentos que servem comida de forma geral e Francesinhas.

E, claro que o Bacalhau também faz parte dos cardápios do Porto. Há muitos restaurantes que servem bacalhau e frutos do mar de diferentes maneiras. E tudo por um preço justo. Confira:Onde Comer em Porto: Restaurantes, Pratos Típicos e Dicas Gastronômicas

Guia completo do Porto: Vida noturna badalada no Porto

Quem gosta de balada, tem muita opção no Porto. As casas noturnas são conhecidas como discotecas. E tem para todos os gostos: com DJs e música ao vivo.

A Rua das Galerias de Paris, na Baixa do Porto, é o point da noite da Invicta. Casas noturnas, bares e restaurantes animam essa parte da cidade. É comum você ver as pessoas transitando de um lugar para o outro com o seu copo de drink ou de fino na mão.

Além disso, no Porto há casas de espetáculos, de teatro e espaços culturais que reúnem diferentes expressões artísticas. Então, se você gosta de uma diversão noturna mais cultural ou tranquila, também tem opção.

Vista do Porto fim do dia
Vista noturna do Porto - Booking/Pestana Vintage Porto Hotel&World Heritage Site

Veja aqui os Melhores lugares para curtir a noite em Porto.

Aproveite as Feiras de Artesanato para levar lembranças do Porto

No Porto, há feiras de artesanato e produtos típicos em diversas praças e ruas. Na Ribeira mesmo, há duas feirinhas. Assim como em Gaia, na Praça da Batalha e em outros lugares que você, com certeza, irá passar durante a sua viagem.

Então, aproveite para comprar suas lembranças do Porto. Tem muito artesanato português, como porcelanas, panos de cozinha bordados, peças de cortiça e bijuterias.

Rua Santa Catarina - Porto
Rua Santa Catarina - Porto - Booking

Você também encontra essas lembrancinhas pela cidade, pois há muitas lojas locais no centro do Porto. Ainda há a Rua Santa Catarina, onde só os pedestres passam e há muito comércio local e de marcas como a Zara.

E, bem pertinho, na rua abaixo, você encontra o Mercado do Bolhão. É um lugar, também histórico, que tem tanto lembranças quanto alimentos, vinhos e chocolates.

Pessoa olhando o Bolhão por dentro
Mercado do Bolhão - Porto - Divulgação

Em suma, há muito o que comprar e o que fazer no Porto durante a sua viagem. Então, coloque seu melhor calçado e se prepare para caminhar e explorar cada canto da Invicta. O Porto é um destino para você aproveitar sozinho, em grupo ou em família, porque há atrações turísticas para todos os gostos. Então, aproveite as dicas deste Guia e boa viagem!

Confira também promoções imperdíveis para a região: