Quando ir a Florianópolis? Melhor Época para Visitar

Aos viajantes de plantão, a escolha da época ideal para cada destino faz toda a diferença. Isso também é muito verdade quando o assunto é o sul do país. Afinal, toda região tem um período considerado bom para visitação. Além disso, suas próprias preferências e perfil podem influenciar nessa escolha. Assim, escolher bem quando ir a Florianópolis pode ser exatamente o que vai deixar a sua viagem inesquecível.

Dito isso, reunimos aqui as principais informações sobre um dos destinos mais lindos do país, e que pode ser ainda melhor aproveitado na época certa. Ao final da leitura, você certamente terá um ponto inicial para o seu planejamento de viagem.
Quando é a alta temporada em Florianópolis?
A alta temporada é aquela considerada mais propícia para que você visite determinado destino. Geralmente, esse é o período onde o tempo é mais firme, onde os pontos turísticos são melhor aproveitados e, claro, quando há uma concentração maior de turistas no local.
É claro que a alta temporada tem tudo a ver com o tipo de atrações que a cidade oferece também. Por essa razão, Floripa está mais cheia e movimentada entre novembro e abril, que são os meses mais quentes do ano, já que se trata de uma cidade de praia. Então, se você deseja conhecer os paraísos do litoral sul do país, enquanto decide quando ir a Florianópolis, precisa considerar o melhor momento dentro desse período.
Entre novembro e abril estão concentradas a maior parte da primavera e do verão. Considerando a natureza dos principais pontos turísticos da região, é nesse período que você vai encontrar os cenários naturais na sua forma mais linda e as melhores temperaturas da água do mar. Então, vale a pena aproveitar o período.
Na alta temporada, a cidade também oferece mais atrativos. Isso quer dizer que você vai encontrar nesse período os principais eventos que acontecem em Floripa anualmente. Entre eles estão, por exemplo, o Carnaval, o Festival de Verão, e outras atrações sazonais oferecidas pela prefeitura da cidade a fim de entreter e fidelizar os turistas que estão na cidade na alta temporada.

Melhor época para visitar Florianópolis sem lotação
Com certeza, a alta temporada é a época mais escolhida se a questão é quando ir a Florianópolis. Entretanto, e por razões óbvias, é também o período em que a cidade fica bem mais movimentada e os pontos turísticos lotados.
Faz parte do perfil de viagem de muitos turistas encontrar um período alternativo para essa visitação. Isso permite que se aproveite o destino sem tanta muvuca. A boa notícia é que dá para fazer escolhas de datas estratégicas e curtir muito.
Quando ir a Florianópolis na alta temporada
Se você quer fazer a sua viagem evitando as superlotações e, ainda assim, aproveitando a alta temporada, precisa fazer algumas escolhas inteligentes. Isso é importante, pois, nesse período, as praias dos sonhos estarão cheias, e os principais pontos turísticos com mais fila e concorrência.
Para começar, evite programar a viagem para finais de semana prolongados com feriados. Afinal, essa é a escolha da maioria. Logo, se você tiver a opção de concentrar a viagem em dias do meio da semana, será ainda melhor.
Estando na cidade, tente chegar nos pontos turísticos um pouco mais cedo. Especialmente aqueles super conhecidos, podem ser muito melhor aproveitados se você fizer um esquema de contra-fluxo na hora de visitar. Para isso, se hospedar mais próximo da concentração dos principais pontos turísticos de Florianópolis já fará a diferença na hora de se desviar das multidões.
Se você tem um bom espírito aventureiro e gosta de ser diferente, pode ser mais fácil evitar os lugares cheios. Afinal, há muitas atrações excelentes que não são tão conhecidas, e que são igualmente lindas e significativas. Então, se você tiver interesse em explorá-las, estará na contramão dos interesses comuns.

Quando ir a Florianópolis em baixa temporada
Agora, se a alta temporada não faz diferença para você, a melhor decisão de quando ir a Florianópolis pode ser exatamente fora de temporada. Se for esse o caso, você pode curtir programas mais culturais, românticos e gastronômicos em estações como outono e inverno, quando a cidade está bem mais vazia.
Com certeza, as praias da ilha são emblemáticas, contudo, na baixa temporada elas não são tão aproveitáveis assim para banho, embora ainda valham muito a contemplação. E, além delas, há muitas outras atrações maravilhosas na Ilha da Magia que podem ser aproveitadas o ano todo.
Essa é a ocasião perfeita para explorar o centro histórico de Florianópolis, conhecer com detalhes os museus e toda a riqueza que oferecem, e contemplar a energia e arquitetura dos templos que fazem parte da história da cidade. Além disso, você ainda pode contemplar a vista em mirantes de tirar o fôlego, fazer trilhas ecológicas que revigoram a alma e aproveitar a gastronomia sulista que é muito bem representada em Floripa.

Florianópolis no verão ou inverno? Qual a melhor época?
Embora a alta temporada realmente se concentre em estações quentes como a primavera e o verão, há muito charme no período mais frio na cidade; no outono e inverno.
A verdade é que essa é uma resposta difícil de se ter, vez que tudo depende do perfil do viajante e dos objetivos de sua viagem. O verão em Floripa é incrível, mas o inverno tem aspectos imperdíveis para quem gosta do frio.
Para quem gosta de praia e natureza, a melhor opção de quando ir a Florianópolis certamente é o verão. Nesse período, as temperaturas estão entre 20°C e 30°C, o que faz com as atividades na água sejam muito melhor aproveitadas. Por outro lado, é quando a cidade está mais cheia e os preços mais altos para hospedagens, alimentação e outras atividades de turismo.

Quem viaja para Florianópolis no verão tem ao seu dispor dias lindos de sol e cenários naturais ainda mais incríveis. É uma excelente oportunidade para tomar banhos de mar em praias famosas, explorar trilhas com cachoeiras bonitas e praticar esportes aquáticos como mergulho, snorkeling, e sandboard nas dunas da região.
É lindo e perfeito viajar no verão para Floripa, porém, há que prefira mais as programações que não envolvam água e temperaturas mais baixas. Se é o seu caso, o inverno pode ser mais bem mais atrativo na capital de Santa Catarina. Inclusive, é quando você vai encontrar a cidade mais vazia e os hotéis e serviços de turismo com seus preços mais baixos.
Existem atividades ótimas para quem visita Florianópolis no inverno. É o momento perfeito para fazer um bom tour cultural e histórico, além de conhecer pontos turísticos como a ponte Hercílio Luz, o mercado público, museus importantes, bibliotecas super ricas e mirantes famosos.


Florianópolis no Natal
É bem verdade que o Natal no Brasil está longe do estereótipo gelado que se vê nos filmes da TV, por razões óbvias. Porém, por aqui também é uma data mágica, que embala bons sentimentos e celebrações. Embora seja bem mais quente do que a história fantasia, ainda é um evento emblemático que reúne as pessoas e atrai os olhares de todos, especialmente em alguns lugares.
Em Florianópolis, por exemplo, a tradição natalina chega a ser um evento turístico e vale muito a pena ser apreciada. Muito além da decoração, a cidade possui um cronograma tradicional de celebrações que vão desde a chegada do Papai Noel até atrações super preparadas como musicais e concertos.

Dito isso, saiba que uma boa dica de quando ir a Florianópolis no Natal. Durante esse período você vai apreciar cenários incríveis e temáticos. Isso inclui iluminação grandiosa, árvore de Natal emblemática, cenários reproduzidos e criativos que misturam tradição natalina e cultura local, presépios artesanais e atrações imperdíveis.
Além do ambiente físico que se transforma, o espírito natalino é celebrado com muito entusiasmo em eventos específicos. Quem está na cidade nesse período vê a festa e cortejo da chegada do Papai Noel, aproveita apresentações musicais que vão desde corais ao ar livre até concertos superproduzidos. Tudo isso sem mencionar as tradicionais caravanas de instituições e empresas como Correios e Coca-Cola, que tornam a cidade um ambiente mágico.
Afinal, quando ir a Florianópolis, então?
Como você pode ver, essa é uma resposta pessoal e intransferível, com base na sua própria experiência com viagens. Pela tradição, a alta temporada seria o período considerado como melhor época em cada destino, logo, genericamente, essa é a melhor indicação de quando ir a Florianópolis. Entretanto, há muito mais que se considerar.
Dito isso, a melhor maneira de definir o melhor período de viagem é o resultado de uma autoanálise sincera. Para isso, considere o que Florianópolis pode oferecer em cada época do ano. Em seguida, alinhe isso ao que você considera como objetivo de viagem. Se o resultado casar bem atividades disponíveis com desejos e sonhos de visitação, você terá à sua frente a definição da melhor época para conhecer a Ilha da Magia!