Quando ir a Santiago



Foto de Grazieli Gonçalves
Grazieli Gonçalves
Escritora de romances juvenis, apaixonada por viagens e literatura. Ama mergulhar nas diferentes culturas e explorar a diversidade gastronômica de cada região.

Santiago do Chile, é um destino que vai muito além das famosas estações de esqui! Com uma diversidade de atrações culturais, gastronômicas e naturais, a capital chilena se revela um lugar dinâmico e perfeito para ser visitado em qualquer estação do ano. Mas afinal:

Qual é o melhor período para ir a Santiago?

Essa decisão depende totalmente dos seus gostos e dos objetivos da sua viagem. É por isso que este artigo vai te guiar para a escolha ideal, garantindo que sua experiência em Santiago seja inesquecível! Para começar, confira nossa tabela do clima com as temperaturas de todos os meses e descubra qual clima mais te agrada:

Mês Mínima°C Máxima°C
Janeiro 17 28.7
Fevereiro 16.9 28.3
Março 15.5 26.6
Abril 11.6 22.7
Maio 7.4 18.7
Junho 4.4 15.9
Julho 3.7 15.1
Agosto 5.1 16.4
Setembro 6.7 18
Outubro 9.5 20.6
Novembro 12.2 23.9
Dezembro 15.1 26.9

Fonte: climate-data.org

Ir para Santiago no inverno - A temporada da neve 

O inverno em Santiago ocorre entre os meses de junho a setembro. E marca a famosa temporada de neve. É por isso que a cidade é considerada um dos melhores destinos para conhecer a neve pela primeira vez.

Se este for o seu caso, prepare-se! A temperatura nas estações de esqui podem chegar a 0 °C. Por isso, a principal dica é ir muito bem agasalhado. Procure roupas térmicas de qualidade e use sempre a segunda pele para aproveitar todos os passeios sem passar qualquer desconforto pelo frio extremo.

E para quem deseja esquiar, o Valle Nevado é o lugar ideal. O parque oferece aluguel de equipamentos e instrutores que o auxiliarão nessa aventura. Mas, para quem busca diversão sem esqui e assim como eu, não é muito fã de esportes radicais, o Parque Farellones é perfeito. Ele oferece diversas atividades na neve, além do esqui. É também uma excelente opção para quem viaja com crianças.

Além dos parques, o inverno também permite um passeio com uma vista impactante da Cordilheira dos Andes: a Laguna del Inca, que fica ao lado de Portillo, uma das estações de esqui mais antigas do Chile. O local proporciona uma paisagem de tirar o fôlego nesta época do ano.

Paisagem da Laguna Del Incha no Chile
Laguna Del Inca - Foto: Milca Vega

Ir para Santiago no verão - Conheça as cidades litorâneas vizinhas 

Já o verão chileno, que acontece entre dezembro e março, traz temperaturas que podem ultrapassar os 30 ∘C. Os dias são quentes e abafados, mas as noites são mais refrescantes, o que proporciona um alívio agradável ao calor.

Nesta época, Santiago se transforma em um palco cultural ao ar livre. É comum encontrar diversas atrações locais, como grupos de dança ensaiando na saída do metrô ou apresentações de teatro em parques.

A cidade, é bem arborizada e cercada de verde. Por isso, você pode aproveitar seu dia fazendo um passeio nos diversos parques e cerros de Santiago

Além disso, uma dica valiosa para escapar do calor intenso é visitar o litoral. As cidades de Valparaíso e Viña del Mar ficam próximas de Santiago (apenas 1 hora e meia de ônibus) e são excelentes opções para curtir uma praia chilena e dar um toque diferente à sua viagem.

Ir para Santiago na primavera e outono - Conheça as Vinícolas chilenas

Agora, caso deseje conhecer a cidade, mas não queira enfrentar nem o frio extremo e nem o calor intenso. O ideal é viajar nas estações da primavera e outono. Essas duas estações acontecem no Chile entre os meses de março, maio, setembro e novembro. Nesses meses, além de encontrar passagens e hospedagens mais baratas, você também encontrará um clima mais ameno, menos turistas, e a capacidade de fazer diversos passeios (menos os da neve).

Uma dica valiosa é fazer o city tour nessa época do ano, pois as ruas estão mais vazias e você pode conhecer os principais pontos turísticos da cidade de Santiago, como a Plaza das Armas, Palácio de La Moneda, Mercado Central e Igreja de San Francisco. Além disso, é um período excelente para se visitar os diversos museus que cercam Santiago e muitos deles com entrada gratuita. 

Outro ótimo passeio para se fazer nessa época do ano é visitar as vinícolas do Chile. Como as parreiras continuam cheias por conta do verão, o tour, além de divertido e regado a vinho, oferece uma vista magnífica dos vinhedos. A vinícola maior e mais conhecida da cidade é a Concha y Toro. No entanto, existem opções menores que oferecem passeios mais intimistas, como a Undurraga, que tem o meu selo de garantia.

Baixa e Alta temporada em Santiago

Com toda a certeza, a alta temporada de Santiago pode variar entre as estações do inverno e verão. No entanto, devido à alta qualidade das estações de esqui do Chile, o inverno que ocorre entre junho a setembro costuma ser o período de maior movimentação, com a cidade mais cheia de turistas e os preços de passagens mais altos.

Porém, se você prefere temperaturas mais quentes, o verão pode ser considerado também "alta" temporada. A cidade não fica tão cheia de turistas em comparação ao inverno, mas por conta do Festival da Canção de Viña del Mar, você pode encontrar hospedagens mais caras que o normal.  Já a primavera e o outono são, de fato, a baixa temporada da cidade, quando você encontrará hospedagens e passagens mais acessíveis.

Eventos importantes do Chile

O Chile é um país com uma cultura rica e um povo animado e hospitaleiro, que não perde a chance de celebrar! Embora haja diversos eventos ao longo do ano, existem alguns que se destacam e são de extrema importância para a população chilena.

Festas Pátrias

Um dos eventos mais importantes comemorado no Chile é a independência chilena, celebrada no dia 18 de setembro. Entretanto, os chilenos costumam celebrar durante todo o mês. Nesse período, as ruas de Santiago se enchem de festas regadas a comidas e bebidas típicas, onde a população celebra dançando a Cueca, dança típica chilena. Além disso, em setembro também acontecem os rodeios chilenos, por isso você encontrará a cidade toda decorada com bandeiras típicas chilenas que podem até ser confundidas com as nossas bandeiras de festa junina. 

Curiosidade: No Chile, é lei que todos os estabelecimentos comerciais hasteiem a bandeira chilena neste feriado 

Uma foto da Cueca, dança típica chilena que acontece nas festas pátrias.
Cueca, dança típica chilena

Festival Internacional da Canção de Viña del mar

Embora não seja realizado em Santiago, mas sim na cidade vizinha, Viña del Mar, vale muito a pena gastar uma hora e meia de viagem para ir participar desse festival. Pois, o evento, que acontece entre fevereiro e março, é um dos festivais de música mais importantes de toda a América Latina e ocorre desde 1960, reunindo artistas internacionais de renome. 

 Além disso, dentro do festival acontece dois concursos:

  • A competição internacional que reúne músicas de diferentes países em estilos de músicas populares 
  • A competição Folclórica que tem como foco a música tradicional chilena com raízes culturais e folclore de diferentes regiões do Chile. 

Fiesta de la Vendemia

É uma celebração da colheita das uvas e acontece em diversos países que são produtores de vinho. Como o Chile é um dos maiores produtores mundiais de vinho, eles celebram essa festa anualmente com muita empolgação. O evento acontece entre os períodos de fevereiro e março e inclui a benção das colheitas, apresentações culturais e claro, uma degustação de vinhos. Algumas vinícolas de Santiago oferecem ingressos para curtir essa expressão cultural e vale muito a pena conhecer. 

Festa de São Pedro

Esta celebração religiosa, que ocorre em 28 de junho, é um dia importante para pescadores do Chile. Para homenagear São Pedro, um dos discípulos de Jesus, os pescadores realizam procissões com uma imagem do santo: tanto por terra quanto pelo mar, em barcos decorados. O cortejo é acompanhado de canções, flores e danças. Neste dia todos os pescadores chilenos param seus trabalhos para agradecer e pedir a intercessão de São Pedro. 

Melhores meses para ir a Santiago 

Por fim, a decisão de escolher o mês para visitar Santiago depende muito do seu gosto pessoal. Entretanto, se tivéssemos que escolher os melhores meses para visitar a cidade, a lista seria a seguinte:

  • julho e agosto: ideal para quem ama a neve, pois a temporada de esqui está a todo vapor.
  • setembro: perfeito para vivenciar as famosas Festas Pátrias chilenas que é um evento cultural imperdível para quem adora conhecer a história e a cultura do país.
  • outubro e novembro: a cidade está mais vazia, o clima mais ameno e há uma excelente oportunidade para aproveitar a maioria dos passeios disponíveis.
  • fevereiro: se você gosta de festivais musicais e de curtir uma praia, este é o mês ideal. Além de aproveitar o verão chileno, você pode participar do famoso Festival internacional da Canção de Viña del Mar. 

O período ideal para visitar Santiago é definido inteiramente pelo seu estilo de viajante. Sem dúvida, o ritmo vibrante da cidade nos convida a explorar suas atrações, seja na vida noturna ou diurna. Por isso, pesquise bem os lugares que deseja conhecer e continue lendo este guia, pois ele oferece todos os detalhes necessários para que a sua viagem seja inesquecível. Portanto, explore nossos outros artigos e descubra mais sobre as belezas chilenas e escolha a melhor estação para a sua visita. 

Confira também promoções imperdíveis para a região: