Roteiro de 7 dias para conhecer Maceió: O Melhor da Capital Alagoana



Foto de Naitê Almeida
Naitê Almeida
Jornalista apaixonada por literatura e viagens. Curiosa para conhecer culturas e se aventurar, mesmo com frio na barriga. Sempre com caderno e caneta na mão.

Um roteiro de 7 dias para conhecer Maceió é excelente, porque você conseguirá conhecer as principais praias e atrações turísticas da capital alagoana. Ainda assim, você tem muito o que fazer em Maceió em 7 dias.

Na verdade, quanto mais dias você tiver, melhor. Porque, além dos passeios de Maceió, há cidades próximas à capital alagoana de tirar o fôlego. E o ideal seria, pelo menos, um pernoite para você aproveitar ao máximo lugares como Maragogi, por exemplo.

Assim, preparamos um roteiro de Maceió com praias e passeios imperdíveis. Você poderá curtir a cidade e suas praias com tranquilidade durante 7 dias!

Praia de Ipioca - Maceió coqueiros, entrada na praia em deck de madeira
Praia de Ipioca - Maceió - TripAdvisor

Dia 1

No primeiro dia do seu roteiro de 7 dias para conhecer Maceió, o ideal é que você conheça a orla urbana, que inclui as praias da Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. Mas, o ponto de partida vai depender da localização do seu hotel.

Um lembrete, antes de sair do seu hotel, se você ainda não tiver feito isso: consulte a tabela das marés. Assim, você poderá calcular sua chegada até o ponto de saída das embarcações e já aproveitar este passeio no primeiro dia.

Então, comece com uma caminhada de reconhecimento pela orla. Inclusive, você pode alugar uma bike e aproveitar o solzinho da manhã. Aliás, já comece a tirar suas fotos pelos espaços instagramáveis que ficam pela orla.

Siga para a Pajuçara e escolha uma barraca para curtir a praia. Já busque pelo seu passeio de jangada para as piscinas naturais. E se a maré estiver boa, ou melhor, baixa, faça seu passeio para as piscinas naturais da Pajuçara.

No fim do dia, que tal aproveitar o fim de tarde na Feirinha de Artesanato da Pajuçara? Você já pode começar a fazer suas compras de lembrancinhas de Maceió.

E se a roda gigante da Pajuçara já estiver funcionando na época da sua viagem, pode ser mais um passeio imperdível no fim do dia. A dica é ficar atento à data de inauguração desta nova atração turística de Maceió.

 Depois, no jantar, você pode experimentar o prato tradicional de Maceió: Chiclete de Camarão. A sugestão é você ir ao restaurante Imperador dos Camarões, que fica na Pajuçara mesmo. Mas, pela orla, você terá inúmeras alternativas de bons restaurantes.

Veja aqui onde comer pratos típicos, frutos do mar e comida nordestina e complete o seu roteiro de 7 dias para conhecer Maceió.

Dia 2

A praia da Ponta Verde merece estar no seu segundo dia. Isso porque é uma das orlas mais bonitas e um dos melhores lugares para banho em Maceió. Sua orla tem coqueiros e a maior parte dos espaços instagramáveis.

Por exemplo, a Cadeira Gigante, que sempre tem uma fila. Então, se você passar por ela, já garanta sua foto.  

Na Ponta Verde, também há o Farol da Ponta Verde e, dependendo da maré, você pode ir andando até ele. Neste caso, vá de chinelo para não machucar seus pés nos corais.

Além disso, na praia da Ponta Verde há piscinas naturais e passeios de jangada até elas. Também é onde acontece o Caminho de Moisés, um fenômeno natural em que um banco de areia surge mar adentro e você pode caminhar até as piscinas naturais.

Ou seja, consulte a tabela das marés para saber o horário de ir para as piscinas naturais. E o bom é que você pode ir a pé ou de jangada para curtir as piscinas, e apreciar a beleza da vida marinha.

No fim do dia, siga para o Marco dos Corais e assista ao pôr-do-sol. Você também pode ir ao Pavilhão do Artesanato para completar suas compras de lembrancinhas.

E na Ponta Verde, há diversos restaurantes, como o Janga Praia. Mas, se você quiser comida nordestina, pode conhecer a famosa Bodega do Sertão, em Jatiúca.

Dia 3

No terceiro dia, é hora de conhecer o litoral sul de Maceió. E uma das praias mais movimentadas é a Praia do Francês, que fica em Marechal Deodoro, a cerca de 25 quilômetros da capital alagoana.

Esta é uma praia com estrutura para você aproveitar o dia todo. Além disso, seu mar é tranquilo e paradisíaco, numa tonalidade azul que encanta só de olhar.

Inclusive, o Kanoa Beach Club tem uma unidade na Praia do Francês, onde você pode curtir música ao vivo, comer petiscos, frutos do mar e tomar drinks. Também tem quadras de beach tênis e beach vôlei, para os viajantes mais esportistas.

Você pode ficar o dia todo ali e será muito prazeroso. Mas, se você gosta de história e cultura, vale a pena sair um pouquinho mais cedo da praia e conhecer o centro histórico de Marechal Deodoro.

Isso porque Marechal Deodoro foi a primeira capital de Alagoas. Além disso, foi onde nasceu o primeiro presidente do Brasil: Manuel Deodoro da Fonseca. Então, no seu centro histórico você vai ver casarões dos séculos XVII, como um que foi o local de nascimento do Marechal Deodoro da Fonseca.

Dia 4

Ainda no litoral sul de Maceió, coloque no seu roteiro de 7 dias em Maceió conhecer a praia da Barra de São Miguel, que fica a cerca de 30 quilômetros da capital alagoana. Esta é uma praia tranquila e com infraestrutura.

Você pode ficar nela durante todo o dia, sem problemas. Inclusive, há beach clubs na Barra de São Miguel.

Mas, se você gosta de passeios e aventuras, a sugestão é pegar a lancha que vai para a Praia do Gunga. Neste caso, se a maré estiver baixa, as lanchas costumam fazer paradas em um banco de areia em alto mar e em um aquário natural. Assim, o trajeto dura cerca de 1h30.

Vista aérea dos corais e mar da Barra de São Miguel - AL
Barra de São Miguel - Pinterest

Roteiro de 7 dias para conhecer Maceió: Praia do Gunga

Uma outra opção para o seu roteiro Maceió com praias e passeios é você seguir direto para a Praia do Gunga, onde você poderá fazer vários passeios em terra, mar e ar. Mas, esta é uma dica para quem curte várias atrações e é mais aventureiro.

Indo de carro, já na entrada para a Praia do Gunga está o Mirante do Gunga. Você paga um valor de cerca de R$ 5 e sobe para ver o mar de coqueiros da praia. Como é um ponto que costuma ter muitas filas, já faça sua foto na chegada, se possível.

Entrando na Praia do Gunga, você terá um ponto de compra de passeios. Você já contrata o que quiser fazer durante o dia. E são muitas as opções. Por exemplo, no mar, você pode andar de banana boat e de disco boat. E, no ar, você tem paramoto e até um barco voador.

Mas, um dos passeios mais badalados é o de buggy ou quadriciclo até as Falésias do Gunga. Em suma, são paredões coloridos de frente para o mar. Aliás, também é possível fazer um passeio de lancha até as falésias.

Também há beach clubs e restaurantes na Praia do Gunga, com música ao vivo, comidas e bebidas. Você pode aproveitar o dia todo em um lugar com infraestrutura e muita animação.

Dia 5 do roteiro de 7 dias para conhecer Maceió

No quinto dia, o seu roteiro de 7 dias precisa partir para o litoral norte. O destino é a Praia de Ipioca, a cerca de 24 quilômetros de Maceió. Esta praia é conhecida por ser paradisíaca, com coqueiros e vegetação na praia, mar verde turquesa, com águas mornas e transparentes.

Nesta praia você encontrará beach clubs com piscinas, como o Hibiscos, que foi o primeiro a chegar em Ipioca. No entanto, há outros, como Corais Beach Club e Praêro. Todos cobram day use e você pode aproveitar um dia de praia tranquilo, mas com diversão.

Aliás, Ipioca também tem piscinas naturais. Você pode contratar os passeios de barco até elas nos próprios beach clubs. A vantagem é que essas piscinas naturais costumam ser menos cheias do que as da Pajuçara, por exemplo. Então, pode ser um bom passeio para o que fazer em Maceió em 7 dias.

Roteiro de 7 dias para conhecer Maceió: Parque aquático para as crianças

Se você estiver em Maceió com crianças, uma outra dica para você incluir no seu roteiro de Maceió em 7 dias, é passar um dia no Pratagy Acqua Park, que também fica no litoral norte, um pouco antes de Ipioca.

Este parque aquático só não funciona às segundas-feiras e tem ingressos Day Use no valor de R$ 115. O Pratagy Acqua Park tem quatro toboáguas e dez tobogãs, além de piscinas infantis um rio com correnteza para você descer de boia.

O tema do parque aquático é o fundo do mar, então, os brinquedos e escorregadores são todos decorados com barcos, peixes e plantas marinhas. Também tem praça de alimentação, o que facilita a vida de quem passa o dia por lá com crianças.

Dia 6

Seguindo nosso roteiro sobre o que fazer em Maceió em 7 dias, que tal fazer um roteiro ecológico no sexto dia? Você pode conhecer São Miguel dos Milagres, que faz parte da Rota Ecológica de Milagres. Em suma, são 30 quilômetros de praias, vegetação e áreas preservadas.

Você não conseguirá fazer tudo em um dia, mas pode ir em alguns pontos da Rota Ecológica, pegando passeios na Praia de São Miguel dos Milagres. Por exemplo, você pode pegar um passeio de buggy ou de jangada para as piscinas naturais.

Outra opção é contratar um passeio de buggy que passará por Porto de Pedras, Praia da Laje, Praia do Patacho, Túnel Verde, Ponte de Tatuamunha e o Santuário do Peixe Boi. Neste caso, você deve contratar diretamente com a agência para que o transfer já te pegue no seu hotel. Esse passeio dura cerca de 3 horas.

Dia 7

Uma dica para o seu roteiro de Maceió em 7 dias é curtir o Lontra Beach Club by Hotéis Ritz, que fica na Barra do Santo Antônio. Esta praia é praticamente deserta, com muita vegetação à sua volta.

O Lontra Beach Club é um dos estabelecimentos mais novos de Maceió e tem um estilo mais exclusivo. Por exemplo, tem um spa, sala de jogos, parquinho e espaço kids.

Também tem DJ, bar e restaurante com adega climatizada. Não é preciso dizer que a gastronomia é requintada e com muitos frutos do mar. É um lugar agradável, com acesso à praia e vários espaços internos. Tem até loja de artesanato e boutique da marca. O Day Use, por pessoa, custa R$ 80.

E do Lontra Beach Club você pode fazer passeios de buggy, quadriciclo ou caminhada até a Praia do Carro Quebrado, que fica a dois quilômetros. É na Praia do Carro Quebrado que estão as falésias coloridas e que dão um clima de paraíso intocado à Barra de Santo Antônio.

Aproveite todas essas dicas e este roteiro de 7 dias para conhecer Maceió e fazer pequenos bate-voltas. Você terá muito o que fazer em Maceió em 7 dias, por isso, precisa ter tudo planejado. Aliás, lembre-se de consultar a tábua das marés para mudar o dia das piscinas naturais, se for o caso. Boa viagem! 

Confira também promoções imperdíveis para a região: