Roteiro de Viagem para Porto Alegre, RS: O Melhor da Cidade em 2, 3 ou 6 Dias

Naitê Almeida
Jornalista apaixonada por literatura e viagens. Curiosa para conhecer culturas e se aventurar, mesmo com frio na barriga. Sempre com caderno e caneta na mão.
Veja o roteiro de viagem completo para Porto Alegre e o que você pode fazer de melhor na cidade durante a sua estadia. Preparamos roteiros de 1 a 6 dias. Assim, você pode aproveitar a cidade gaúcha com menos ou com mais tempo.
O que fazer em Porto Alegre em 1 dia
Se você tem apenas um dia na cidade, acorde cedo e vá direto para o Parque da Redenção, um dos cartões postais da capital gaúcha que precisa estar no seu roteiro de viagem para Porto Alegre. É lá que está o Monumento ao Expedicionário, que é um arco triunfal. Trata-se de um parque urbano muito tradicional e frequentado da cidade. Por isso, vá de tênis para fazer uma boa caminhada.
Parque da Redenção - Foto: Prefeitura de POA/ Ricardo Stricher
Roteiro de viagem para Porto Alegre: Centro Histórico
Em seguida você pode conhecer o Centro Histórico de Porto Alegre. Para isso, pegue um táxi ou carro por aplicativo, porque são mais ou menos quatro quilômetros de distância para a Casa de Cultura Mário Quintana, por exemplo. Então, siga para esse centro cultural, que também não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem para Porto Alegre. E aprecie a estrutura do antigo Hotel Majestic, visite as exposições e, principalmente, veja o quarto onde morou o poeta Mário Quintana no hotel. Ali há uma reprodução do quarto, com os objetos pessoais do escritor.
Casa de Cultura Mario Quintana - Site: Governo do RS

Igreja das Dores - Site: Basílica das Dores

Cais Embarcadero - Foto: Edu Garcya/Correio do Povo
O que fazer em Porto Alegre em 2 dias
Agora, se você tem dois dias em Porto Alegre, pode dividir o dia anterior e fazer o Centro Histórico com mais calma. Ou, se preferir, já passar para os museus da capital gaúcha. E neste caso, comece pela Praça da Alfândega. Pois a Praça da Alfândega é uma das mais tradicionais de Porto Alegre e é onde ocorre, por exemplo, a Feira do Livro da cidade. Nela, há museus e monumentos, como do Barão do Rio Branco e a escultura de Mário Quintana.
Estátua do General Osório - Praça da Alfândega, Porto Alegre - Wikipédia

Estátua do Barão do Rio Branco - Praça da Alfândega - Porto Alegre - TripAdvisor

Praça da Alfândega - TripAdvisor

Museu de Arte do Rio Grande do Sul - Site: MARGS

Fachada do Farol Santander - Site: Farol Santander
Roteiro de viagem para Porto Alegre: Paço Municipal e Mercado Público
Depois siga para o Paço Municipal, antiga sede da prefeitura de Porto Alegre, mas que hoje é o Museu de Arte de Porto Alegre. Aliás, o interessante desse museu é que as exposições temporárias acontecem nos seus porões, incluindo a antiga cadeia. Além disso, há um acervo fixo de obras de arte do século XIX até hoje. Isso sem falar na arquitetura e decoração que encantam os visitantes.
Paço Municipal de Porto Alegre - Pinterest

Mercado Público de Porto Alegre - Prefeitura POA
O que fazer em Porto alegre em 3 dias
No terceiro dia, o seu roteiro de viagem para Porto Alegre pode começar conhecendo a Fundação Iberê Camargo, um prédio moderno e diferente que fica de frente para o Guaíba. Ali você pode ver obras do artista gaúcho Iberê Camargo além de exposições temporárias. Mas, fique de olho no dia da sua visita, porque o museu só abre de quinta-feira a domingo.
Fundação Iberê Camargo - Flickr
Roteiro de viagem para Porto Alegre: Curta a Orla do Guaíba
Além disso, na Fundação ou na Orla do Guaíba você pode aproveitar para tomar um bom café. Ou pode andar três minutos e chegar ao Parque Pontal. Aliás, esse é um lugar que vale a pena assistir o pôr do sol no Guaíba, se você quiser mudar o horário da visita a ele. No Parque Pontal, você pode aproveitar a natureza, andar de bicicleta e ver monumentos e o memorial do estaleiro que ficava na região no passado. Também pode aproveitar para visitar o shopping Pontal. Esse é um dos lugares mais novos da cidade e que merecem estar no seu roteiro de viagem para Porto Alegre
Parque Pontal - Agora RS
Inclua o bairro Moinhos de Vento no seu roteiro de viagem para Porto Alegre
À tarde, conheça o bairro Moinhos de Vento. Lá você tem opção de passear pelo Parcão, um parque que tem lago, réplica de um moinho açoriano, playground para as crianças e muita natureza. Também pode conhecer o Jardim Dmae, que é o Departamento de Água e Esgotos do município. Aliás, esse lugar é interessante porque foi inspirado no Palácio de Versalhes. Ou seja, tem chafariz, esculturas e uma linda área verde. O bairro Moinhos de Vento também é conhecido pelas lojas, bares e restaurantes, ou seja, outro lugar que deve estar no seu roteiro de viagem para Porto Alegre. Então, você pode aproveitar para passear pelas ruas movimentadas e curtir um happy hour.
Parcão - Foto: Alex Rocha/Prefeitura de Porto Alegre

Jardim do Dmae - Foto: Giulian Serafim/Prefeitura de Porto Alegre

Jardim do Dmae, Porto Alegre - Foto: Giulian Serafim/Prefeitura de Porto Alegre
O que fazer em Porto alegre em 6 dias
No quarto dia, você pode aproveitar para conhecer a Praça Matriz, onde estão os seguintes prédios governamentais: como o Palácio Piratini (sede Poder Executivo estadual), o Palácio Farroupilha (sede da Assembleia Legislativa do estado). Durante a semana, o Palácio Piratini tem visitas guiadas e você pode ver os salões, móveis e obras de arte do palácio. Mas, é preciso fazer agendamento.
Site: Palácio Piratini

Palácio Farroupilha - Wikipédia

Vista áerea da Catedral de Porto Alegre e Praça da Matriz. Foto: Alex Rocha/Prefeitura de Porto Alegre

Interior da Catedral de Porto Alegre - Wikipédia

Theatro São Pedro - PortoAlegre - Wikipédia

Theatro São Pedro - PortoAlegre - Governo do RS

Praça Matriz - Porto Alegre - Wikipédia

Praça Matriz - Porto Alegre - Wikipédia
Viaduto da Borges e Largo dos Açorianos
De tarde, siga para o Viaduto da Borges, que é uma obra de engenharia de 1932. Além disso, é um dos cartões postais da cidade, com seus arcos de concreto e escadarias. Mas, tome cuidado porque nessa região costumam ocorrer roubos a pedestres.
Viaduto da Borges - Foto: Cesar Lopes/Prefeitura de Porto Alegre

Ponte de Pedra - Porto Alegre - Wikipédia

Monumento dos Açorianos - Porto Alegre - Wikipédia

Travessa dos Venezianos - Flickr
Dia 05
No quinto dia, você pode conhecer o Santuário Nossa Senhora Madre Deus, que fica no topo do Morro Pedra Redonda. Lá de cima você terá uma vista 360 graus da zona sul de Porto Alegre. Além da cidade, verá as ilhas do lago Guaíba até o início da Laguna dos Patos. A construção do santuário é pequena e simples, de tijolo, aço e vidro, mas, a vista e os jardins do local são de tirar o fôlego.
Santuário Nossa Senhora Madre Deus - TripAdvisor

Site: Santuário Nossa Senhora

Praia de Ipanema - Porto Alegre - Foto: Prefeitura de Porto Alegre

Estádio Beira Rio - TripAdvisor

Arena Grêmio - TripAdvisor
Dia 06
Pela manhã, você pode aproveitar para conhecer o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, que fica no bairro Partenon. Lá você poderá fazer experiências e aprender um pouco mais sobre ciência. As crianças gostam mais desse passeio, é verdade, mas é uma boa pedida já que é um museu interativo e cheio de atrações.
Site: Museu de Ciências e Tecnologia PUCRS

Site: Museu de Ciências e Tecnologia PUCRS

Passeio de barco - TripAdvisor