Quando Viajar a Brasília: Clima, Dicas e Melhor Época



Foto de Naitê Almeida
Naitê Almeida
Jornalista apaixonada por literatura e viagens. Curiosa para conhecer culturas e se aventurar, mesmo com frio na barriga. Sempre com caderno e caneta na mão.

Levar em consideração quando viajar a Brasília é essencial no seu planejamento. Pesquise e entenda como funciona o clima da cidade, pois ele é um pouco diferente de outros lugares. Isso porque Brasília tem duas estações bem definidas: a chuvosa e a seca.

Isso mesmo, as quatro estações que conhecemos – verão, inverno, outono e primavera – não têm características muito marcantes em Brasília, que está no Planalto Central e tem um clima Tropical. Então, os extremos da seca e da chuva costumam marcar essa região.

Por isso, a melhor época para você visitar Brasília deve ser fora do período chuvoso, mas antes da seca extrema, que acontece em setembro. Ainda mais se você pretende fazer turismo cultural ou ecoturismo que é ao ar livre.

Aliás, o céu de Brasília é conhecido por ser um dos mais bonitos do Brasil. Seu azul encanta turistas e moradores. Então, você não vai querer arriscar ir em um tempo de chuva e perder mais essa atração, não é mesmo? É preciso estar atento ao clima na capital. Vamos explicar qual é a melhor época, quando você deve viajar a Brasília e trazer algumas dicas para você planejar sua viagem!

Céu azul de Brasília e Museu Nacional do Complexo Cultural da República. Espelho d´água.
Céu de Brasília - Flickr

Clima em Brasília

Brasília tem duas estações do ano bem definidas: a seca e a chuvosa. De outubro a março chove muito em Brasília. E de abril a setembro quase não tem chuva, porque é o período da seca.

Portanto, uma boa época para conhecer a Capital Federal é de maio a agosto. Em junho e julho costuma fazer um pouco de frio, mas nada que atrapalhe a sua viagem. Se for nesse período, leve casacos para aproveitar os passeios e a sua estadia. E é entre junho e agosto que florescem os Ipês roxos em Brasília.

Ipês roxos em Brasília.
Ipês roxos em Brasília - Agência Brasil

Agora, em setembro, a seca costuma ser bem forte e é um mês que, se você puder, evite. Há muitas queimadas perto da cidade, o que torna o ar difícil de respirar. Outros efeitos da seca são olhos ardendo e pele ressecada. Além disso, a umidade pode ficar muito abaixo do aceitável, o que pode trazer malefícios à saúde.

Mas, há um benefício nessa época que são os Ipês amarelos. Eles começam a florir entre julho e setembro.

Ipês Amarelos na Esplanada dos Ministérios. Congresso Nacional ao fundo.
Ipês amarelos na Esplanada dos Ministérios - Agência Brasil

No entanto, não é preciso se assustar quando viajar a Brasília, porque as temperaturas costumam ser agradáveis durante todo o ano. As médias variam de 15º a 29°. E a umidade média relativa do ar varia de 40% a 70%.

Mês Minima (°C) Máxima (°C) Precipitação (mm)
Janeiro 18° 26° 228
Fevereiro 18° 25° 209
Março 18° 26° 215
Abril 18° 26° 100
Maio 16° 26° 22
Junho 15° 25° 5
Julho 15° 25° 1
Agosto 16° 27° 7
Setembro 18° 29° 36
Outubro 19° 29° 125
Novembro 18° 26° 238
Dezembro 18° 26° 257

Média de temperaturas e precipitação em Brasília. Fonte: Climatempo

Estação Chuvosa em Brasília: O Que Saber

Em Brasília, as chuvas começam no meio de outubro e vão se intensificando em novembro, dezembro e janeiro. E são tempestades, com trovões e alagamentos em algumas ruas. Isso pode ser ruim para você transitar pela Capital e aproveitar melhor os passeios.

No entanto, essas chuvas não costumam durar o dia todo. Geralmente, ocorrem no fim da tarde. Mas, poucos minutos já podem transformar o trânsito da cidade num caos, por conta dos alagamentos.

Por isso, evite o período de chuva. Lembre-se que Brasília é um museu ao ar livre e que seu céu azul é um dos seus atrativos. Cada edifício e monumento é uma obra de arte para ser vista por dentro e por fora. Então, a chuva pode prejudicar sua visita. Mas, se não for possível ir em outro período, leve sapatos impermeáveis e capas de chuva para chegar aos locais e apreciar sua estadia nos ambientes fechados.

Placa Eu amo Brasília, Fonte desligada e Congresso Nacional ao fundo. Dia de chuva, céu nublado.
Brasília em dia de chuva - Foto: Agência Brasil

Dicas Essenciais para Planejar Sua Viagem a Brasília

Para decidir quando ir a Brasília e planejar sua viagem, a primeira dica é pesquisar o clima da Capital.  Portanto, escolha um período que não seja nem de chuva nem de muita seca, entre maio e agosto, se possível.

Tendo isso em mente, outra dica é conhecer Brasília nos fins de semana e feriados prolongados. Isso porque os hotéis costumam ter tarifas altas durante a semana, quando a cidade está cheia. Mas, nos fins de semana, as taxas baixam e é um bom momento para aproveitar as hospedagens. Confira aqui onde ficar em Brasília.

Outra dica é que Brasília, além de ter turismo histórico, nas suas redondezas, ainda oferece ecoturismo e turismo rural. Ou seja, como Brasília é um destino com diversidade de culturas, também oferece diferentes atrações e passeios. Você pode se concentrar nos pontos históricos e monumentos, mas também pode acrescentar lazer, diversão e aventura ao seu roteiro.

Melhor Época para Turismo Cultural em Brasília

Mais uma dica essencial para planejar sua viagem é que o Turismo Cultural em Brasília é muito forte. Isso porque Brasília é uma verdadeira galeria de arte e cultura ao ar livre. A Capital Federal é Patrimônio Cultural Mundial e cidade Criativa do Design, títulos dados pela Unesco.

Você poderá apreciar uma coleção de monumentos históricos e de prédios com uma arquitetura moderna e única. Além disso, dentro desses edifícios ainda há obras de artistas reconhecidos mundialmente. Por exemplo, no Palácio do Itamaraty há esculturas e pinturas de artistas como Candido Portinari, Alfredo Volpi, Djanira e Jean-Baptiste Debret.

Além das obras de arte, o visitante pode fazer visitas guiadas aos Palácios, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal. Isso sem falar na Catedral Metropolitana de Brasília, no Memorial JK e no Complexo Cultural da República, formado pela Biblioteca Nacional e o Museu Nacional, todos estão na rota do turismo cultural em Brasília.

Esplanada dos Ministérios, Catedral, Congresso Nacional
Esplanada dos Minsitérios - Agência Brasil

Turismo Cultural segue pelo Eixo Monumental de Brasília

Brasília também oferece uma gama de atividades culturais. Uma delas é o Clube do Choro, que apresenta shows de diversos instrumentistas do Choro, de terça a domingo. Bem ao lado do Clube do Choro, tem o Planetário, projetado em forma de um disco voador pelo arquiteto Sério Bernardes em 1974. Uma atração cultural e astronômica para crianças e adultos.

Isso tudo sem falar na Torre de TV e na sua feira de artesanato. Ali na Feirinha da Torre você poderá desfrutar da culinária de diversos estados brasileiros, como um acarajé baiano, além de comprar artesanato local, baseado nas flores do cerrado, entre tantos outros.

Brasília foi construída e se desenvolveu recebendo pessoas de diversas regiões do Brasil e do mundo. Por isso, é uma cidade com grande intercâmbio cultural. E cada uma dessas culturas colocou a sua marca no mosaico cultural que é Brasília.

Além das embaixadas, você poderá ver em Brasília locais destinados à promoção da cultura nordestina, como a Casa do Ceará ou a Casa do Maranhão. São locais que celebram a cultura do seu estado com eventos e festas.

Cinema e Turismo Cultural em Brasília

E o cinema também é forte em Brasília. O Cine Brasília, um prédio histórico de 1960, localizado no Eixo Rodoviário, abriga o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que é o evento de cinema mais antigo do país. Por isso, quando viajar a Brasília vale a pena ver se não está na época deste festival.

Também há o Cine Drive-In, o único cinema desse tipo em funcionamento na América Latina. Inaugurado em 1973, o cine Drive-In tem capacidade para 400 veículos e fica dentro do Autódromo Nelson Piquet.

Palco do Festival de Cinema de Brasília
Festival de Cinema de Brasília - Wikipédia

Centros Culturais para todos os gostos

Em Brasília, também há muitos centros culturais. O Espaço Cultural Renato Russo tem galerias de artes e salas de teatro. Tem também o Centro Cultural Banco do Brasil, o CCBB, que atrai adultos e crianças para suas exposições e eventos culturais. E a Caixa Cultural que também tem galerias de arte, teatro e um átrio de vitrais com 24 obras. Veja mais informações sobre os museus de Brasília aqui.

Todos os locais que compõem o Turismo Cultural de Brasília podem ser visitados em qualquer época do ano. Somente nos períodos de chuvas é que fica complicado apreciar o exterior dos monumentos. Mas, de qualquer forma, você ainda consegue conhecer o seu interior, caso precise ir em uma época de chuva. Quando viajar a Brasília, lembre-se de conferir a programação desses locais e aproveitar ainda mais sua visita.

Quando Visitar Brasília para Explorar a Natureza

Para explorar a natureza, sem dúvida alguma, você precisa visitar Brasília entre maio e agosto. Quando viajar a Brasília, evite o período chuvoso e o de seca extrema, por conta das queimadas. Leve sua garrafa de água e aproveite para apreciar a beleza diferente e única do cerrado. Se você optar por uma hospedagem mais tranquila, longe da cidade e perto da natureza, veja algumas opções de hotéis fazenda.

O Lago Paranoá é uma atração à parte em Brasília e boa para o período de mais calor. Em suma, é um lago artificial formado pelas águas represadas do Rio Paranoá, que completa a paisagem de Brasília. Nele, você pode passear de barco e praticar esportes como remo e stand up paddle.

Parques para explorar a natureza

Em Brasília e nas proximidades há parques, piscinas de água mineral, cachoeiras e paisagens para vislumbrar ou se aventurar. Os parques: Parque da Cidade Sarah Kubitschek, o Parque Olhos - d’água e o Parque das Garças estão em Brasília e são locais de lazer, onde as pessoas caminham, correm e relaxam na beira dos lagos.

Saindo um pouco de Brasília, a 12 quilômetros, está o Parque Nacional de Brasília, conhecido como Água Mineral. As piscinas formadas por nascentes do Córrego Acampamento são os principais atrativos da Água Mineral, que enche nos dias quentes. Mas, também é possível fazer trilhas e ver animais, como macacos, tatus e tamanduás, entre outros.

E não podemos deixar de falar no Jardim Botânico de Brasília, que é um museu natural, com plantas de diversas partes do mundo. É possível fazer piqueniques, trilhas, caminhadas e ensaios fotográficos no Jardim Botânico.

Natureza nas proximidades de Brasília

Perto de Brasília ainda há cachoeiras e mais turismo rural e de natureza. Você pode escolher entre o Salto Corumbá, a 118 quilômetros de Brasília, Pirenópolis, a 150 quilômetros, ou ainda a Chapada dos Veadeiros, que está a 260 quilômetros.

A Chapada dos Veadeiros, inclusive, é Patrimônio Natural Mundial pela Unesco. Nela há cachoeiras de até 120 metros de altura, além de cânions e belos mirantes. Muitos turistas aproveitam sua viagem a Brasília para conhecer Alto Paraíso e a Vila de São Jorge, que tem muitas pousadas, restaurantes e atrações culturais durante todo o ano.

Como você pode ver, há muitas opções de passeios externos e de exploração da natureza perto de Brasília. Por isso, se você é mais aventureiro e gosta do turismo ecológico, fique atento quando viajar a Brasília. Não escolha nem a época de chuva nem de queimadas. Boa viagem!

Confira também promoções imperdíveis para a região: