Se você for com mais tempo de viagem, não deixe de conhecer cidades próximas a Porto. Isso porque cada uma tem uma história e lendas próprias, que juntas formam parte da cultura portuguesa.
Assim, separamos oito cidades próximas a Porto para você colocar no seu radar e, se possível, visitá-las. Você irá se surpreender com a riqueza e diversidade cultural do Norte de Portugal!

Aveiro
Aveiro é conhecida como Veneza portuguesa, porque tem barcos moliceiros atravessando a cidade em um pequeno canal. Então, existe essa comparação, mas segure suas expectativas para não se decepcionar com o tamanho do passeio de barco. O valor do passeio é cerca de 15 Euros por adulto.
Mas, Aveiro também tem outros atrativos. Reserve um tempo para caminhar pelas suas ruas, conhecer igrejas e se sentar em um bom restaurante. Há muitas opções de restaurantes logo ao lado do Canal Central, onde passam os Moliceiros. E não deixe de experimentar os Ovos Moles de Aveiro. Trata-se de um doce típico da cidade, feito com doce de ovos.
Aveiro ainda tem mais um atrativo famoso, que você já deve ter visto alguma foto por aí. São as casinhas de madeira e coloridas da Praia da Costa Nova. Elas ficam de frente para o Oceano Atlântico e para chegar nelas você precisa ir de carro. Do centro de Aveiro são cerca de 12 minutos, ou 11 quilômetros.
A cidade de Aveiro fica a 75 quilômetros do Porto, ou seja, 53 minutos de carro. Mas, também é possível ir de trem, saindo da Estação Campanhã.



Barcelos
Barcelos é uma das cidades próximas a Porto que pode ser interessante de conhecer. Sabe aquele Galo colorido, que muitas pessoas levam de lembrança de Portugal? Pois a Lenda do Galo surgiu em Barcelos e você pode visitar as ruínas onde está a escultura e história da lenda.



No Museu Arqueológico do Paço dos Condes de Barcelos, há um cruzeiro medieval que faz referência à lenda. Primeiro, a história começa com uma série de crimes, cujo autor era desconhecido. Calhou de um peregrino, que seguia para Santiago de Compostela, ser acusado e preso. No entanto, o peregrino, condenado à forca, jurou inocência e diante do juiz, que jantava em um banquete, disse: “É tão certo eu ser inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem”. Na hora, o juiz e demais convidados riram. Como seria possível um frango assado cantar? Pois bem, quando seria enforcado, o tal galo levantou-se e cantou. Logo, o juiz correu e retirou o peregrino da forca. Por sua vez, o peregrino fez cruzeiro em pedra como forma de agradecimento a Santiago e à Virgem Maria.
Centro Histórico de Barcelos
Além das ruínas, você poderá passear pelo centro histórico de Barcelos. Há muitas igrejas, como a Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz de Barcelos e um lindo jardim bem na sua frente.
Também existe uma ponte medieval em frente ao Paço dos Condes, e uma torre medieval, a Torre do Cimo da Vila. É possível subir na Torre para apreciar a vista. E, claro, há muitas estátuas de galos espalhadas pela cidade.
Barcelos está a 65 quilômetros do Porto, cerca de 50 minutos de carro. Aliás, esta é a melhor forma de chegar a Barcelos. É possível ir de transporte público, mas você teria que pegar vários veículos para isso.



Braga
Braga não pode ficar de fora da sua programação sobre o que visitar perto de Porto. É uma das cidades próximas a Porto que sempre promove eventos culturais e artísticos. Braga fica a 55 quilômetros do Porto, ou seja, 46 minutos. É possível chegar na cidade também de trem ou ônibus.
Braga tem um Centro Histórico românico que ainda conserva parte do muro que cercava a cidade, o Arco da Porta Nova. Também tem a Sé de Braga, que abriga um museu de arte sacra que conta a história da Igreja Católica em Braga. Além disso, há um antigo órgão e, de vez em quando, ocorrem concertos musicais com ele.


Outro atrativo é o Jardim de Santa Bárbara, que é todo colorido de flores da estação. O perfume das flores exala e é um lugar que rende belíssimas fotos, ou seja, é bem instagramável.
Saindo um pouco do Centro Histórico, que ainda tem museus, igrejas, cafés e restaurantes que merecem a sua visita, você pode pegar um funicular e subir até o Santuário do Bom Jesus do Monte. Do Centro Histórico já é possível ver as escadarias do Santuário. E lá de cima, a paisagem é encantadora. Isso sem falar na igreja que tem um altar em 3D da cena da Crucificação de Cristo.
Neste mesmo monte, você pode subir um pouco mais e chegar ao Santuário Nossa Senhora do Sameiro. Mas, atenção porque é preciso subir de carro. Muitos visitantes aproveitam a vista que parece uma borda infinita para ver o pôr-do-sol e fazer piqueniques.


Coimbra
Coimbra fica a 120 quilômetros do Porto. Significa que em 1h20 você estará na cidade da famosa Universidade de Coimbra, uma das mais antigas do mundo e Patrimônio Mundial da Unesco. Então, se tiver tempo, coloque Coimbra na sua lista de viagens curtas saindo do Porto e aproveite um dia inteiro ou mais na cidade.
A parte histórica fica em cima da colina, então você precisa subir de carro ou de transporte público. Sério, são muitas ladeiras e é preciso ter muito preparo físico para encarar Coimbra a pé.
Na parte alta da cidade, você encontrará uma das principais atrações: Paço das Escolas. Trata-se de um pátio, de onde você pode ver a cidade e o rio lá embaixo. Também é no Paço das Escolas que se encontra a Biblioteca Joanina, construída entre 1717 e 1728, em estilo barroco. Você compra o ingresso para entrar na Biblioteca e consegue ver toda beleza da arquitetura e da coleção de livros raros que estão ali. Mas, não pode tirar nenhuma foto e precisa guardar essa experiência na mente e no coração.
Outro edifício do Paço das Escolas abriga a Real Capela de São Miguel, com os azulejos típicos de Portugal e um lindo órgão suspenso. Também está neste local a Sala dos Capelos e a Sala do Exame, onde ocorriam defesas de doutorado da Universidade.



Igrejas históricas
Ainda no Centro Histórico de Coimbra, você poderá conhecer a Sé Velha, uma construção românica do século XII. E a Sé Nova, que é um templo Jesuíta do século XVI e o primeiro colégio da Companhia de Jesus em Portugal. Por exemplo, foi ali que estudou o Padre Antônio Vieira, que a gente estuda em História do Brasil.
Outro local icônico é o Mosteiro e Igreja Santa Cruz, considerado um Panteão Nacional. Isso porque os dois primeiros reis de Portugal, D. Afonso Henriques e o seu filho D. Sancho I, estão enterrados na Igreja.
Ainda há outras igrejas e mosteiros que chamam a atenção em Coimbra. É o caso da Igreja de São Tiago, em estilo românico, os mosteiros de Santa Clara-a-Velha (1314) e Santa Clara-a-Nova (século XVII), bem como o Convento de São Francisco e o Carmelo de Santa Teresa, onde está o Memorial da Irmã Lúcia, uma das crianças de Fátima que viveu neste Carmelo.



Coimbra ainda tem um café histórico, de 1923. É o Café Santa Cruz, que fica na Praça 8 de Maio e é vizinho da Igreja Santa Cruz.
Para as crianças, tem o Portugal dos Pequenitos, uma cidade em miniatura, com monumentos portugueses e casarões. E, atravessando o Rio Mondego, a atração é a Ponte Pedro e Inês, por onde só passam pedestres.



Guimarães
Guimarães foi a primeira cidade portuguesa e, como diz a placa no centro da cidade: “Aqui nasceu Portugal”. Pode colocar Guimarães na sua lista sobre o que visitar perto de Porto, que vai valer a pena.
Guimarães tem um charme especial, com seus casarões e arquitetura que mistura estilos medieval, gótico, românico e contemporâneo. Inclusive, seu centro histórico é Patrimônio Mundial da Unesco.



Em Guimarães você pode passear e explorar o centro histórico, a Rua de Santa Maria e chegar ao Largo da Oliveira, onde você terá a Igreja Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira e o Padrão do Salado, um monumento gótico que foi construído para comemorar a vitória de Portugal na batalha do Salado, em 1340. Também é ali no Largo da Oliveira que estão diversos restaurantes e uma esplanada para você curtir um fim de tarde delicioso.
Seguindo, você chegará ao Castelo de Guimarães e ao Paço dos Duques de Bragança. Segundo a história, o castelo foi construído para proteger um mosteiro. Mas, ali também teriam ocorrido batalhas que deram início ao Estado Português. Já o Paço dos Duques de Bragança é um palácio que já foi residência oficial da monarquia portuguesa.



Além desses locais históricos, você ainda verá igrejas belíssimas, como a Igreja Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, construída em 1576 e toda em estilo barroco. Também tem o Santuário da Penha, em cima de uma montanha e aonde você chega de teleférico.
Guimarães é uma das cidades próximas a Porto, ou seja, fica a 57 quilômetros ou 48 minutos de carro. Mas, também é possível chegar a Guimarães de ônibus ou de trem, saindo da Estação Campanhã.
Viana do Castelo
Viana do Castelo é uma cidade de praia e de rio. Além disso, pode entrar na sua lista de viagens curtas saindo de Porto. Isso porque são 78 quilômetros de distância, cerca de 1h de carro. Também é possível chegar de trem, saindo de Campanhã.
E um dos principais atrativos de Viana do Castelo é o Santuário de Santa Luzia, uma igreja em cima da montanha. A vista é deslumbrante e você pode ver o mar, o rio e a cidade. Para chegar no Santuário de Santa Luzia, você deve pegar um funicular ou elevador. Ou seja, aproveite o seu passeio desde o trajeto até o Santuário.



O Centro Histórico tem museus, como o Museu do Traje, e a Praça da República, onde estão Paços do Concelho, a Igreja da Misericórdia e um chafariz histórico. Também é no centro que você irá encontrar a Sé de Viana do Castelo, além de bares, restaurantes e ruas estreitas e charmosas.
Na beira do rio, tem um jardim com parque infantil, onde você pode apreciar a vista e relaxar. É possível também, ver o Monumento ao 25 de Abril, erguido para comemorar 25 anos da Revolução dos Cravos. Além disso, Viana do Castelo também é um lugar de praias e prática de surfe. Você poderá conhecer as praias do Cabedelo, da Amorosa, da Arda e de Afife.

Coração de Viana
Outra curiosidade é que Viana do Castelo tem como símbolo o Coração de Viana. O Coração de Viana também é vendido como lembrança de Portugal, assim como o Galo de Barcelos. Mas, sua história diz que era uma joia criada no século XVIII, em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus. A rainha D. Maria teria pedido essa homenagem em agradecimento ao nascimento do seu filho.
Cidades próximas a Porto da Espanha: Vigo e Santiago de Compostela
Além das cidades portuguesas próximas a Porto, você ainda tem a opção de ir à Espanha. Em viagens curtas saindo de Porto, você consegue conhecer Santiago de Compostela, que fica a 230 quilômetros, ou 2h30, e Vigo, que está a 153 quilômetros, ou 1h40. Na verdade, se você estiver de carro é possível seguir para Santiago de Compostela e fazer uma parada estratégica em Vigo, que fica no caminho.
Vigo possui praias paradisíacas e um centro histórico charmoso. Ao mesmo tempo, que possui casarões e prédios históricos, o Centro Histórico de Vigo tem arquitetura moderna. Por exemplo, há escadas rolantes pela cidade, facilitando a mobilidade. E na Estação de Trem, há um shopping imenso, onde você pode fazer compras ou ir a um bom restaurante. Também é neste shopping que há uma pista de skate e até atrativos para os pets.

Peregrinação a Santiago de Compostela
Santiago de Compostela é conhecida por ser o destino final do Caminho de Compostela. Então, na praça central, onde se encontra a Catedral de Santiago, você verá muitos peregrinos, com suas mochilas, exaustos, mas felizes. Você também pode ver muita música e animação pela chegada.
Dentro da Catedral, que possui fachada de pedra talhada, estão os restos mortais do apóstolo Tiago. É uma Catedral imensa e belíssima que merece a sua visita.
Mas, se você não é muito religioso, não tem problema, porque o Centro Histórico de Santiago de Compostela também é Patrimônio Mundial da Unesco e tem valor histórico e cultural, além do religioso. Inclusive, a cidade de Santiago de Compostela tem muitos bares, restaurantes e é um local muito animado. Você pode explorar as ruelas e cantos do Centro Histórico, aproveitando ao máximo a experiência.

Citamos brevemente oito cidades que você precisa colocar no seu radar e que estão próximas a Porto. Lembre-se com carinho de cada uma delas na hora de montar a sua programação. E para aqueles que gostam de esticar mais a viagem, não deixe de conhecer a cidade de Lisboa, que fica aproximadamente 320 quilômetros de Porto. Temos um conteúdo completo sobre Lisboa confira: Guia Completo de Lisboa: Roteiro, Dicas e Principais Pontos Turísticos
E não deixe de pesquisar a agenda cultural no momento da sua viagem, porque sempre está ocorrendo um evento ou uma festa popular nessas cidades. Ou seja, faça novas experiências e fuja do convencional, abrangendo seu olhar sobre a história e cultura portuguesa.
Confira Algumas Ofertas na Região