Para saber como chegar a Porto é muito simples: saindo do Brasil, as companhias aéreas Azul e TAP têm voos diretos de Campinas (SP), Recife e do Rio de Janeiro. O voo mais rápido embarca de Recife e dura 8 horas. Já das outras cidades, a viagem será de cerca de 10h.
No entanto, se você não está em nenhuma dessas cidades, não se preocupe, porque há voos de várias capitais brasileiras, mas com conexões. O jeito mais comum de se chegar a Porto é indo para Lisboa e pegando outro voo, trem, ônibus ou carro alugado para a Invicta.

Aeroporto de Porto Portugal
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro está a cerca de 18 quilômetros do centro do Porto. Ou seja, você vai levar, aproximadamente, 25 minutos de carro, 35 minutos de metrô e, ainda, tem a opção de pegar ônibus. Mas, esta última já não é tão indicada, já que você tem uma estação do metrô dentro do aeroporto e é muito fácil de utilizar.
O aeroporto de Porto é bem tranquilo e de fácil acesso. Por exemplo, você pode solicitar um carro por aplicativo, que pode ser Uber ou Bolt. E tem as locadoras de automóveis bem próximas ao terminal de embarque e desembarque. Aliás, geralmente, elas possuem transfer para pegar e levar os passageiros, ou seja, tem traslado do aeroporto de Porto.
Este é um aeroporto com estacionamento, bares, restaurantes e outras lojas. Também tem DutyFree e armários de aluguel para deixar sua bagagem, caso você tenha pouco tempo no Porto e queira dar um passeio pela cidade.

Voos diretos da Europa
Além disso, diversas companhias aéreas operam no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, como as low cost EasyJet e Ryanair. Então, se você estiver em outro país da Europa e quiser conhecer o Porto, também tem opções mais em conta.
No aeroporto de Porto chegam e saem voos para as principais capitais europeias, como Madrid, Paris, Berlim, Dublin e Milão. Também tem voos para fora da Europa, como para o Canadá.

Como ir do aeroporto do Porto até o centro da cidade
Para ir até o centro da cidade, onde costumam ser os melhores hotéis, é muito tranquilo. Por isso, muitos passageiros optam por essa saída, que é o metrô do Porto.
Por exemplo, saindo do Aeroporto em direção à Estação Trindade, que fica bem no centro do Porto, você gasta 2,25 Euros e 27 minutos. Em suma, são 15 paradas para chegar a esta estação.

Importante ter atenção porque o metrô do Porto não tem um valor único. Ou seja, a tarifa varia de acordo com a zona do seu destino final. Então, quando chegar ao autoatendimento, marque a zona do seu destino.
As zonas variam de Z2 a Z9, mas não precisa ficar nervoso, pois há uma tabela bem ao lado do caixa de autoatendimento, indicando a zona e a estação correspondente. Além disso, os valores variam de 1,40 Euros (Z2) a 4,55 Euros (Z9). E o cartão de transporte custa 0,60 Euros.

Dica 1
Guarde o seu cartão do metrô durante a sua viagem. Assim, você só precisa recarregá-lo, quando for utilizar novamente. Outra informação importante é que cada passageiro precisa ter o seu cartão, inclusive as crianças, com mais de 4 anos.
Dica 2
Guarde o recibo que sai do caixa de autoatendimento durante a sua viagem. Caso o fiscal passe e tenha algum problema no seu cartão, você pode confirmar o pagamento com este recibo.
Entrando no metrô do Porto, você faz a validação em máquinas na entrada das estações. E, assim como nos trens, nos vagões passam fiscais conferindo o pagamento e se você colocou a zona correta no seu cartão.
Dica 3
Há um cartão de metrô indicado para turistas. Você pode comprar este cartão no Posto de Turismo Aeroporto. Para saber mais informações, leia o post Como se Deslocar em Porto.
Como chegar em Porto de trem
Geralmente, os viajantes vão para Lisboa e de lá seguem para o Porto de trem. Trata-se de uma viagem de cerca de três horas e meia para a Estação Campanhã. E você pode pegar o trem, em Lisboa, tanto na Estação do Oriente quanto na de Santa Apolônia.
Por exemplo, se você chegar ao Aeroporto Internacional de Lisboa Humberto Delgado e for direto para o Porto, uma boa opção é pegar na Estação Oriente que é mais próxima e tem linha do metrô ligando os dois locais. Agora, se você estiver hospedado no Centro Histórico de Lisboa, uma sugestão é pegar na Estação Ferroviária Santa Apolônia, que, inclusive, está em um prédio histórico e já vale o passeio.
Assim, saindo da Santa Apolônia, o trem segue para a Estação Oriente e depois começa a viagem até a Estação Campanhã, no Porto. Fique atento ao caminho, que algumas vezes tem o mar como vista e, na chegada à Invicta, você já verá algumas das Pontes e o Rio Douro. Muitos turistas já começam as fotos dali mesmo!

Dica 1
Se possível, pegue o trem Alfa Pendular (AP), que é um pouco mais caro, mas tem menos paradas. Existe outro trem, o Intercidades, que tem mais de 30 paradas, o que deixa a viagem mais cansativa e longa.
Dica 2
Crianças até os 3 anos não pagam passagem, desde que não ocupem um lugar sentado. E, entre 4 e 12 anos, há um desconto de 50% no valor da viagem. Também há outros descontos nas tarifas, como para idosos. Por isso, na hora da compra do seu bilhete, leve seu documento de identificação e veja qual desconto serve para o seu caso.
Viagem de trem para o Porto: 1ª ou 2ª Classe
Os trens de Portugal possuem 1ª e 2ª Classe. A principal diferença está no espaço entre os assentos e no conforto das poltronas. Então, na Primeira Classe, você tem mais espaço para as pernas e pode ir mais confortável.
Também há algumas comodidades, como um lounge de espera e, em alguns trens, é possível comprar bebidas a bordo. Outro ponto que pode ser interessante é a tomada elétrica fica disponível para 1ª Classe.
Mas, por conta do valor mais alto, talvez o custo-benefício não seja tão vantajoso. Na 2ª Classe você também terá um certo conforto para viajar, sem tanto espaço.

Estação Campanhã
Os trens que chegam ao Porto param na Estação Campanhã e são da empresa CP – Comboios de Portugal. Os bilhetes custam entre 27,40 Euros e 48,40 Euros. Aliás, trem em Portugal tem outro nome: Comboio.
Mas, é possível comprar passagem para a Estação São Bento e fazer uma baldeação na Campanhã. Nesta estação também há metrô, o que facilita seu traslado para o centro do Porto. A Estação São Bento fica bem no meio do Centro Histórico, próxima à Sé do Porto. Por isso, é um destino final procurado pelos passageiros.
A Estação Campanhã, assim como a Santa Apolónia, em Lisboa, está situada em um prédio histórico de 1875. Além do metrô, a Campanhã também tem acesso ao terminal rodoviário do Porto, o que facilita ainda mais a locomoção por ali.

Como chegar em Porto de ônibus
Para chegar em Porto de ônibus, saindo de Lisboa, também é tranquilo e a viagem dura cerca de 3h30. Aliás, anote outro nome diferente em Portugal: ônibus se chama autocarro.
Você tem duas opções de saídas de Lisboa: Estação Oriente e Estação Sete Rios. Geralmente, a empresa que opera essa viagem é a Rede Expressos, mas você também tem como alternativa a FlixBus. Os valores são mais em conta que os do trem, ou seja, comprando online, você consegue passagens a partir de 11,95 Euros.
Então, se o orçamento estiver mais apertado e você chegar primeiro em Lisboa, uma dica é ir de ônibus para o Porto. A estrada é tranquila e a viagem tem, praticamente, a mesma duração do trem.

Aluguel de Carros em Porto Portugal
A terceira alternativa de traslado para o Porto, saindo de Lisboa, é o carro alugado. Você pode alugar um carro e seguir viagem pela estrada A1. Neste caso, você chegará ao Porto em cerca de 3 horas, pois são 313 quilômetros de distância.
Tem uma outra opção de estrada, pela A8. Neste caso, serão 320 quilômetros e cerca de 3h15. Aliás, esta é a estrada que passa por Óbidos e por Nazaré.
Mas, atenção, porque há cobrança de pedágio nas duas opções de estrada. O valor fica em torno de 25 Euros, se você for direto, sem entrar em outras cidades no percurso.

Viagem de carro Lisboa-Porto: oportunidade de conhecer mais cidades
Além disso, a estrada é bem sinalizada e tem uma ótima infraestrutura. Por exemplo, a cada 30 quilômetros tem paradas com posto de combustível ou para carros elétricos, com banheiros e lanchonetes que servem de um simples café até almoço. Também há outras paradas mais simples, apenas com banheiros e mesas para lanches. Geralmente, os caminhões ou grupos de turistas param nestas paradas para descansar ou fazer piqueniques.
A viagem de carro de Lisboa para o Porto também pode ser uma oportunidade de conhecer outras cidades ou pontos turísticos pelo caminho, como Fátima, Nazaré, Óbidos, Aveiro e Coimbra. Então, se você estiver com um pouco mais de tempo, pense nessas cidades que podem ser excelentes paradas ao longo da viagem.

Veja mais informações sobre Cidades Próximas a Lisboa no nosso Guia de Lisboa. E, se você optar por alugar um carro, clique aqui.

Veja que é possível chegar a Porto de diferentes maneiras, mas tudo de forma prática e rápida, ou seja, sem complicações. Isso porque o Porto é uma cidade que está conectada a muitas outras, tanto em Portugal quanto na Europa.
Isso sem falar no seu sistema intermodal, que permite que o visitante transite pela cidade e arredores facilmente. Então, é um destino que você não terá problemas nem para chegar nem para se locomover. Aproveite toda essa estrutura para passear bastante na sua viagem!
E não deixe de participar do nosso Grupo do WhatsApp para ficar por dentro das melhores promoções de viagem.
Confira Algumas Ofertas na Região