Montar um bom cronograma para a viagem faz toda a diferença. Isso porque, dependendo da maneira como você organiza as atrações, poderá aproveitar muito mais. Por essa razão, decidir o que fazer em Diamantina, antes mesmo de chegar a essa incrível cidade histórica de Minas Gerais, vai potencializar a sua experiência.

A boa notícia é que a cidade, apesar de pequena, é cheia de oportunidades para você se divertir muito. Essas atividades vão desde visitas riquíssimas em cultura e história, até aventuras ao ar livre tão lindas a ponto de tirar o fôlego de qualquer turista.
Para que você não desperdice nenhum segundo da sua viagem, elencamos aqui os melhores tipos de atrações em Diamantina. Assim, você pode definir sua programação com base nas suas preferências e perfil de viajante.
Centro histórico de Diamantina
Entre as principais atrações de Diamantina está, por exemplo, o Centro Histórico. A propósito, é lá que estão elencados os principais pontos turísticos da cidade, que abrigam muita riqueza histórica, cultural e arquitetônica.
O maior centro de extração de diamantes do mundo no século XVII reúne uma história incrível em cada prédio das ruas históricas de Diamantina. Os caminhos e ruas estreitas realmente podem requerer um certo esforço físico, mas vale a pena cada metro de calçamento em pedra percorrido.

Como era de se esperar, os principais atrativos do centro histórico de Diamantina têm a ver com a própria história da cidade e de todo o país. São igrejas, casarões históricos, museus e o Mercado Velho, que misturam a dinâmica atual da cidade com toda a cultura, arquitetura e história de mais de três séculos.
Estrada Real e o Caminho dos Escravos
Outra atração de visitação obrigatória em Diamantina é a Estrada Real, ou Caminho dos Escravos. Mais do que um elemento turístico importante da região, esse é um pedaço de caminho que a história do Brasil literalmente percorreu.
O tradicional caminho de pedras foi utilizado por tropeiros que participaram ativamente da extração mineral em Diamantina e região. Não à toa, foi ali que funcionou o maior centro de extração de diamantes do mundo durante parte do século XVIII.
Pelo Caminho dos Escravos era escoada a extração de minerais, passando por Diamantina, Ouro Preto, Tiradentes e Paraty. Tudo construído por trabalhadores escravizados a fim de servir o escoamento da mineração.
A Estrada Real em Diamantina é bem fácil de encontrar, pertinho da cidade e com uma linda vista da região. Com certeza, a caminhada na história dará um vislumbre de sua representatividade.

Cachoeiras e turismo ecológico em Diamantina
As cachoeiras e o turismo ecológico em Diamantina são um espetáculo à parte. Não apenas pelos cenários maravilhosos a se apreciar, mas pela oportunidade única de interação profunda com a natureza.
Há muito o que explorar nesse sentido. Entretanto, alguns pontos são paradas praticamente obrigatórias para todo viajante na região e, principalmente, para os apaixonados por ecoturismo.
Você precisa separar no cronograma um período para conhecer os parques, por exemplo. O Parque Estadual do Biribiri é o top one sugerido e amado pelos visitantes. Trata-se de um ambiente de reserva e preservação ambiental, o que faz com que você explore trilhas e cachoeiras maravilhosas e tenha contato com a natureza em sua melhor forma.
Além dos parques, pela região você pode fazer trilhas de todos os níveis. Algumas delas são mais simples, como a Trilha da Maria Fumaça, ou mais difíceis como Trilha da Cachoeira do Sossego. Para ter certeza de que fará tudo em segurança e conforme as suas possibilidades, há guias locais que podem auxiliar você e o seu grupo.
Por falar em cachoeiras, há muitas delas na região de Diamantina. A depender do seu roteiro e do tempo que terá na cidade, você pode escolher quais delas visitar conforme o seu objetivo. A maioria delas é ótima para banho, como a Cachoeira do Sentinela, no Parque do Biribiri, com várias quedas; a Cachoeira dos Cristais, se você gosta da água mais geladinha; ou a Cachoeira do Telésforo, onde você pode até acampar; dentre outras.
Por fim, embora não esgote as opções, o turismo ecológico em Diamantina ainda oferece experiências maravilhosas por sítios arqueológicos, paredões, ruínas e muita história. É o caso da Gruta de Salitre, por exemplo, que merece uma manhã de dedicação guiada por um bom guia de turismo local.

Vesperata
Em épocas específicas do ano, ainda é possível participar de festivais que chamam a atenção de viajantes do país inteiro. É o caso da Vesperata, por exemplo, que é uma produção espetacular produzida pela prefeitura de Diamantina e que atrai turistas do país inteiro.
A qualidade técnica é impressionante, e conta com a participação de bandas super competentes, como a do 3º Batalhão da Polícia Militar. Com apresentações impressionantes nas sacadas dos casarões históricos da Rua da Quitana, a sinfonia reúne músicas clássicas e contemporâneas que formam um espetáculo único.
As apresentações acontecem em sábados específicos entre abril e outubro. Inclusive o calendário da Vesperata para 2025 já está determinado. Você pode ver os detalhes e cronograma clicando aqui, e já definir a data da sua viagem e começar preparar o roteiro inteiro.

Festivais e eventos
A cidade histórica Diamantina ainda é cheia de atrações sazonais que vão melhorar ainda mais o seu cronograma. Inclusive, muitas vezes o evento, em si, é o objetivo da viagem, e todo o restante do roteiro é construído em volta dele.
O Carnaval de Diamantina, por exemplo, é um desses eventos super valorizados na região. Dizem que o ano só começa depois do Carnaval, e não há um jeito melhor de celebrar isso em um evento temático, tradicional, cultural e super estruturado. Durante esse período, a cidade fica cheia de foliões apaixonados pela cultura e blocos divertidos e tradicionais que fazem a alegria das ruas charmosas de uma das principais cidades históricas de Minas Gerais.
Além desses, outros eventos e festivais alegram Diamantina durante o ano. Entre as celebrações mais tradicionais estão as serestas tradicionais do Festival de Inverno, a Festa de Santo Antônio que reúne milhares de religiosos no mês de junho e as tradicionais celebrações da Semana Santa.

O que fazer à noite em Diamantina?
Para fechar o dia de aventuras em uma das principais cidades históricas de Minas Gerais, ainda é possível aproveitar a noite em Diamantina. São várias as opções de barzinhos, restaurantes pitorescos e com todo o charme da cidade.
Pelos becos e prédios coloniais do centro histórico estão os melhores exemplares deles. Todos com comida boa e um clima amistoso que só a cidade tem. Inclusive, no Mercado Velho é bem comum ter música ao vivo durante a noite, especialmente nos fins de semana e feriados.
Saiba como chegar a Diamantina de forma simples e sem complicação! Confira no post: Como chegar a Diamantina

Entenda qual é o seu perfil de viajante
A melhor maneira de aproveitar ao máximo uma viagem é entender se ela atende ao seu perfil de viajante. Cada lugar é único e oferece atrações específicas, então, vale a pena conhecer suas próprias expectativas e alinhá-las ao que te aguarda no destino escolhido.
Alguns interesses e maneiras de se comportar durante uma viagem podem dizer muito sobre você. A propósito, são exatamente esses detalhes que constroem o seu perfil e dão as melhores dicas daquilo que o deixaria feliz e realizado.
Viajante aventureiro
É possível que suas preferências estejam sempre envolvendo aventura. Caso você seja do tipo que lida bem com os imprevistos, aceita bem novidades e não se estressa tão facilmente, provavelmente este é o seu perfil.
Um bom amante de aventuras geralmente adora a natureza, se diverte em atividades ao ar livre e, quem sabe, não dispensa um esporte radical e de adrenalina. Quem ama esse perfil de viagem normalmente está preparado para qualquer parada e não se intimida com questões como clima ou distâncias.

Viajante cultural
Aqui se encaixam aqueles amantes de viagem que enxergam em cada destino muito mais do que uma diversão. A ideia de viagem perfeita do viajante cultural compreende o acréscimo de conhecimento e a imersão na cultura local.
Esse, inclusive, é o tipo de turista que ama cidades como Diamantina, ricas em cultura, arquitetura e história. Acredite, há muito o que se fazer e explorar na cidade e arredores a fim de expandir incrivelmente seu acervo cultural.
Viajante romântico
Enquanto isso, os viajantes considerados românticos, decidem o que fazer em Diamantina com base na celebração e aproveitamento da relação. A ideia aqui é apreciar bons cenários, degustar boa comida e investir na companhia um do outro.
Diamantina é um bom destino para casais e a cidade fica cheia deles em muitos momentos. Especialmente quando o clima fica mais friozinho ou quando as atrações musicais estão em alta, é a hora de os casais aproveitarem a cidade.

Viajante gastronômico
Para muita gente, o principal atrativo de um destino é a alimentação. Esse não é nenhum problema para quem visita a cidade, já que a verdadeira culinária mineira é uma das mais apreciadas no país e está totalmente presente na gastronomia de Diamantina.
Se você é do tipo que se preocupa mais com o que vai degustar durante a viagem do que com qualquer outro aspecto, é possível que você se encaixe aqui. Nenhum motivo para julgamento, aliás, uma boa comida muda toda a experiência mesmo.

Viajante 5 estrelas
Ainda existe o viajante 5 estrelas, que prefere experiências mais sofisticadas. Nessa categoria estão aqueles com gostos mais exigentes e preferências mais específicas.
Obviamente, é um perfil de viagem tão legítimo quanto qualquer um. Entretanto, requer um olhar mais cuidadoso em questões como hospedagens e conforto. E, claro, as atrações do destino devem oferecer um certo plus de exclusividade.
Seja qual for o seu perfil, é possível encontrar boas opções do que fazer em Diamantina. Se organizar, todo mundo curte e aproveita ao máximo atrações que alimentem sua alma de viajante.
Diamantina esconde seu charme em meio a festivais, muita cultura, e muita Vesperata. É só pensar direitinho no seu perfil, escolher a melhor época do ano para os seus objetivos, montar um cronograma estratégico de viagem para Diamantina e aproveitar momentos inesquecíveis!