É possível conhecer o Porto em 7 dias com tranquilidade e ainda passear pelas cidades e praias vizinhas. Na verdade, o Porto em 7 dias é uma grande oportunidade de você vivenciar novas experiências culturais com calma e apreciar os detalhes da Cidade Invicta.
Por isso, temos uma sugestão de roteiro dia a dia, para você aproveitar todas as atrações do Porto em 7 Dias. Um aviso: não se assuste porque, geralmente, as manhãs no Porto são com neblina. Mas, logo abre um sol e o céu fica azul.
E o bom é que você não precisa acordar de madrugada para aproveitar um dia no Porto. A única exceção é para os dias de bate-volta, principalmente para cidades mais distantes, como Aveiro e Coimbra. Nos dias dessas cidades, acorde bem cedo para aproveitar bem o dia.

Dia 1
Comece o dia visitando o Mercado do Bolhão. Aproveite e passeie pela Rua Santa Catarina, que fica um pouco acima, e entre na Capela das Almas. Se você ainda não tiver tomado o seu café, esse pode ser um bom momento, tanto no Bolhão quanto na Rua Santa Catarina, que tem cafés. Inclusive, o Café Majestic está nesta rua.
Em seguida desça até a Avenida dos Aliados e aproveite para tirar muitas fotos nesta região central do Porto. Você vai passar pela Praça da Liberdade e seguir para a Igreja e Torre dos Clérigos.


Se a fome apertar, aproveite para almoçar no Jardim das Oliveiras, bem ao lado da Torre dos Clérigos, ou em algum restaurante próximo. Depois, faça a sua visita à Igreja dos Clérigos e suba à Torre.
Ali atrás da Torre, você verá o Jardim da Cordoaria, uma praça com muitas árvores e bancos. O bondinho elétrico também passa logo atrás da Torre dos Clérigos. Então, fique atento para tirar umas fotos.


Depois, atravesse o Jardim das Oliveiras até a Livraria Lello. Se você decidir entrar na Lello, lembre-se de comprar seu ingresso com antecedência. Pode ser que na hora você não consiga uma entrada. Os bilhetes na Lello são vendidos por horário de entrada. E sempre há uma fila na frente da livraria.
Perto da Livraria Lello, estão as Igrejas do Carmo e a dos Carmelitas, bem como a Casa Escondida. Fique atento ao relógio, se você quiser entrar no museu dessas igrejas. Pois a entrada é até às 18h.
À noite, você pode aproveitar para ir em um restaurante ou bar da Rua da Galeria de Paris. Você terá muitas opções por ali, desde as mais tranquilas até as mais animadas com música ao vivo.


Dia 2
No segundo dia, você pode ir primeiro à Estação São Bento para apreciar os azulejos da sua entrada. Em seguida, suba para a Sé do Porto, que fica a 5 minutos de caminhada. Aqui, você vai ter uma pequena ladeira. Respire fundo que vai valer a pena chegar na Sé.
Da praça da Sé do Porto você já terá uma vista do Douro e de Vila Nova de Gaia. Mas, é preciso ir até o final da praça para ver tudo isso.
Faça sua visita à Sé e suba até a torre, de onde você terá uma vista ainda mais linda do Porto, da Ponde D. Luís I e de Gaia. De novo, você terá que subir escadas, mas confia que vai valer a pena.



Na hora do almoço, você pode comer perto da Sé ou descer para um dos restaurantes da Ribeira. Sim, agora é uma descida para você descansar um pouco.
Na Ribeira, passeie pela feirinha e faça um passeio de barco pelas seis pontes do Porto. No fim do dia, você pode aproveitar ali mesmo na Ribeira. Ou quem sabe assistir ao pôr-do-sol em um rooftop da região e tomar um bom vinho?



Dia 3
No dia três você já estará com vontade de passar para o lado de Gaia, não é mesmo? Se você resistiu e não atravessou no dia anterior, hoje você pode conhecer o Cais de Gaia.
Aqui você terá, pelo menos, duas opções que vão depender do lugar da sua hospedagem. Você pode ir por cima, atravessando a Ponte D.Luís I a pé ou de metrô. Também pode pegar o funicular dos Guindais, na Batalha, e descer até a Ribeira, atravessando pela parte debaixo da Ponte D.Luís I.



Indo por baixo, aproveite o Cais de Gaia. Entre na Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, um local que tem show de órgão de hora em hora. Ali você pode comer um pastel de bacalhau com queijo da Serra da Estrela junto com um bom vinho do Porto.
Ao lado, está o Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa. Outro lugar que fica cheio de turistas procurando a lata da sardinha com o ano do seu nascimento e os fatos históricos que ocorreram naquela data.
Almoce em um dos restaurantes do Cais de Gaia e já faça sua prova de vinho do Porto. Eles trazem uma bandeja com cinco tipos de vinho do Porto, em pequenas taças.
Um outro lugar que você pode almoçar é o Mercado Beira-rio, que fica no final do Cais de Gaia, bem em frente ao Teleférico. Ali há várias opções de refeições, como bacalhau e outros frutos do mar, Francesinha, sanduíches e até comida em buffet.



Dia de visitar as caves de vinho do Porto
Separe sua tarde para visitar uma cave de vinho do Porto. Pela manhã, aproveite para ir olhando e pesquisando qual a cave que você gostaria de visitar. E depois saboreie uma visita guiada em uma cave de vinho do Porto.
Você tem muitas opções de caves de vinho do Porto e é fácil identificá-las, porque estão uma ao lado da outra e com os nomes em letreiros. As caves oferecem visita a museus interativos e aos locais de armazenamento e envelhecimento da bebida, bem como uma degustação final a diferentes tipos de vinho do Porto.
No fim do dia, pegue o Teleférico e suba para o Jardim do Morro. Assista ao pôr-do-sol, ouvindo música de artistas de rua e sentindo a energia boa do Porto.

Dia 4
No quarto dia, você pode continuar seu passeio pelo centro histórico do Porto. Mas, desta vez na região de Miragaia. Você pode começar seu dia pela Igreja e Museu de São Francisco do Porto.
De lá, siga para o Palácio da Bolsa, que fica na Praça D. Infante Henrique, a dois minutos de caminhada. Depois, passe pelo Parque das Virtudes e aproveite para almoçar, porque há vários restaurantes nesta região.

Em seguida, conheça os Jardins do Palácio de Cristal. Aproveite a vista e tire muitas fotos dos mirantes deste lugar. Cuidado apenas com os pavões e aves, que ficam soltas pelos Jardins e, às vezes, chegam bem perto das pessoas.
Se ainda estiver com tempo, pegue o ônibus que vai para Matosinhos e desça na Praia dos Ingleses. Dali para a Foz do Douro são apenas quatro minutos de caminhada. É um lugar onde você pode aproveitar o fim de tarde e depois ir jantar em um dos restaurantes da região.

Dia 5
Que tal fazer um passeio ao Vale do Douro neste dia? Você pode contratar um cruzeiro que sai às 8 horas do Cais de Gaia e faz a subida do Douro até a Régua. O barco passa por duas barragens e a volta é de ônibus às 18h30 no Cais de Gaia.
Quando chegar em Régua, você tem um tempo livre e pode conhecer alguma vinícola ou passear pela cidade. E, geralmente, nos cruzeiros há almoço.
Também há passeios de um dia que chegam até Pinhão, uma cidade depois da Régua. E alguns cruzeiros já incluem também a vinícola, logo depois do desembarque do barco.

Dia 6
O bom de ter 7 dias de viagem é que você pode fazer um roteiro completo pelo Porto com praias e cultura. Ainda mais se for verão, quando as praias ficam ainda melhores.
Então, no sexto dia, você pode conhecer alguma praia próxima a Porto, como a que tem a Capela Senhor da Pedra, que fica em Gaia. Ou pode ir a Matosinhos ou Leça da Palmeira, que são ainda mais próximas do Porto e de fácil acesso.
Outra alternativa é conhecer Aveiro, passear em um barco moliceiro pelo canal principal da cidade e seguir para a Praia da Costa Nova. Neste caso, visite as casinhas coloridas instagramáveis e aproveite a praia de Aveiro.


Dia 7
No sétimo dia, você pode continuar fazendo bate-volta. Aqui você terá duas opções. A primeira ir para Coimbra, conhecer a cidade universitária que fica a 1h30 do Porto.
Se optar por Coimbra, suba para o Paço das Escolas, visite a Biblioteca Joanina, a Igreja de São Miguel e o Paço Real. Lembre-se de comprar seus ingressos antes, porque há horário marcado para entrar na Biblioteca Joanina, que sempre está bem lotada.

Sua segunda opção é conhecer Guimarães e Braga. As duas cidades estão a cerca de 40 minutos de carro. Você pode pegar um tour ou ir de trem. Talvez de trem você não consiga ir às duas cidades. Neste caso, a sugestão é ir para Braga.
Em Guimarães, você tem o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança para visitar. Depois caminhe pelo centro histórico e aprecie o Largo da Oliveira.
Em Braga, explore o centro histórico com características romanas. Visite a Sé de Braga, a primeira catedral construída em Portugal.
Não deixe de ir ao Jardim Santa Bárbara, que tem tantas flores que exala um perfume delicioso. Além disso, Braga é um lugar riquíssimo em história, que você pode ir conhecendo a cada passo. Então, entre em todas as igrejas e passe pelos portais que você encontrar pelo caminho.


Um roteiro do Porto em 7 dias pode ser bem completo, como você viu acima. Isso porque há o que fazer em Porto em 7 dias, tranquilamente. Aliás, um roteiro Porto completo com praias e cultura deve ter mais dias mesmo. Assim, você pode explorar e descobrir novos lugares e vivenciar experiências únicas, com calma e aproveitando ao máximo. Boa viagem!
Confira Algumas Ofertas na Região