Conheça seis praias próximas de Porto que você pode aproveitar durante suas férias de verão. Pois é, infelizmente, as praias do norte de Portugal só ficam boas nos meses de verão, de junho a agosto.
Isso porque as temperaturas no Porto são mais baixas e variam de 6ºC a 26ºC, em média, ao longo do ano. Além disso, a água do mar é bem gelada. Então, somente os surfistas e os mais corajosos encaram o mar nos meses de verão.

Uma outra possibilidade, se você for ao Porto em outra época do ano, é conhecer essas praias para tirar muitas fotos. Sim, elas são muito bonitas e instagramáveis. Inclusive, uma delas possui uma igreja no mar, construída em cima das rochas.
E há muitas praias próximas de Porto para você conhecer. Veja, abaixo, um mapa que mostra todas essas opções.

Uma outra informação que é importante você saber: é preciso levar todo aparato de praia em Portugal. Algumas praias possuem infraestrutura, como bares e restaurantes próximos. No entanto, eles não costumam ser pé na areia e você precisa levar o seu guarda-sol, cadeira, toalha, comida e bebida para aproveitar um dia inteiro.
Então, vamos conferir quais são as melhores praias perto de Porto para você curtir durante a sua viagem e tirar muitas fotos!
Matosinhos
A Praia de Matosinhos é uma das mais próximas do Porto, estando a 13 quilômetros ou 26 minutos de carro. Mas, também é possível chegar nesta praia de metrô ou ônibus.
Trata-se de uma praia urbana e com infraestrutura por perto. Ou seja, é possível alugar equipamento de praia e, ainda, há um calçadão, onde as pessoas costumam caminhar, andar de bicicleta e skate. Também tem estacionamento subterrâneo próximo, além de bares e restaurantes.
Esta é uma praia que atrai muitos praticantes de surf, tendo, inclusive, escolinhas de surf na faixa de areia. Por falar em escolinhas, é comum você ver outras turmas ao longo desta praia, como escolas de patinação e até de adestramento de cães. Aliás, também existem quadras para prática de basquete ou vôlei na Praia de Matosinhos.
Falando em atividade física, em uma das pontas da Praia de Matosinhos, você consegue acessar o Parque da Cidade do Porto, seja caminhando ou de bicicleta. Os dois locais estão interligados e, facilmente, você transita de um para outro.
Nesta mesma ponta há uma academia ao ar livre. Por exemplo, tem bicicleta, barras, equipamentos de equilíbrio e outros, tudo de frente para o mar.


Atrações turísticas na Praia de Matosinhos
Também é nesta mesma região que estão o Castelo do Queijo e o Oceanário do Porto. Na verdade, o nome oficial do Castelo do Queijo é Forte de São Francisco Xavier e recebeu esse nome por conta do formato da rocha onde foi construído, que lembra um queijo. Atualmente, funciona ali um museu histórico-militar.
Já o Oceanário ou Sea Life Porto é uma atração, principalmente, para as famílias que viajam com crianças. O bilhete adulto custa 18,50 Euros e há uma parte interna com aquários e outros animais marítimos e uma outra área externa, onde as crianças podem brincar em um playground e ver mais animais.


Leça da Palmeira
Se você seguir para o norte do Porto, você chegará à Praia Leça da Palmeira. Isso porque ela é vizinha a Praia de Matosinhos, estando a 14 quilômetros do Porto, cerca de 25 minutos de carro. Ainda é possível acessar essa praia de metrô ou ônibus.
Assim como a sua vizinha, esta praia é muito frequentada por jovens e praticantes de surf, bodyboard e kitesurf. Mas, se você quer mais tranquilidade, uma opção é a Piscina das Marés, projetada para receber a água do mar no meio das rochas. Então, o visual é belíssimo, porque a piscina se integra com o mar.
Aliás, como muitas atrações aquáticas, a Piscina das Marés só abre de junho a setembro. O valor do ingresso é de 8 Euros, adultos, e 5,50 Euros para as crianças. Este valor é para o dia inteiro. Então, se você for no meio do dia, o valor é menor. E, nos fins de semana, esse ingresso é um pouco mais caro.

A Piscina das Marés foi projetada pelo arquiteto Siza Vieira, vencedor de um Prémio Pritzker. Foi inaugurada em 1966 e é mantida pelo Município de Matosinhos. Possui uma piscina para crianças e outra para adultos, além de banheiros e um bar lounge.
Vila do Conde
Seguindo, ainda em direção ao norte do Porto, você tem a Praia de Vila do Conde para apreciar. Ela fica a 32 quilômetros do Porto, ou 42 minutos de carro.
Para sermos mais precisos, Vila do Conde é uma cidade, assim como Matosinhos, e possui algumas praias porque está na orla, de frente para o Oceano Atlântico. Por conta da sua localização, possui muitas pedras e sua água é muito gelada.
O vento também costuma ser forte por aqui, por isso é comum ver corta-ventos montados ao redor das áreas de areia nas praias. E, no verão, são montadas barracas que você pode alugar e passar o dia.
Um ponto interessante das praias de Vila do Conde é que elas fazem parte de um programa de acessibilidade: Praia Acessível – Praia para Todos! A ideia é disponibilizar condições de acessibilidade, como passarela na areia e banheiros adaptados. Os estacionamentos para quem possui alguma deficiência é gratuito e existem cadeiras anfíbias para quem precisar.
Ao longo de toda orla, há skate parque, ciclofaixa e calçadão, onde as pessoas caminham todos os dias. Também há bares e restaurantes próximos, para você experimentar frutos do mar, por exemplo.


Miramar
Agora, vamos voltar para o Porto e descer rumo ao sul. Porque em Vila Nova de Gaia há várias praias espetaculares, tanto para fotos como para curtir um dia de sol. Uma delas é a Praia de Miramar, em Arcozelo, e que tem a famosa Capela do Senhor da Pedra.
O nome desta capela não é à toa. Ela foi construída em cima das rochas, dentro do mar. Diz a lenda, que antes era um local pagão e de bruxas. Mas depois virou uma capela católica.
Você pode subir e andar em volta da Capela. Inclusive, você verá as ondas do mar batendo nas pedras bem pertinho. É um visual lindo e relaxante, porque você sente o vento e o cheiro do mar no seu rosto. Vale a pena a visita, nem que seja fora do verão.
Na frente da praia, também há vários bares e restaurantes, em uma praça. Neste local, também tem quadras de esporte, quiosques e chafariz. É um lugar muito agradável para um fim de tarde, por exemplo.
A Praia de Miramar fica a 16 quilômetros do Porto, ou seja, 20 minutos de carro. E o melhor, neste caso, é ir de carro mesmo. Até há trens que passam por ali, mas você teria que fazer baldeação.

Praia da Aguda
Logo após a Praia de Miramar, ainda em Arcozelo, tem a Praia da Aguda, a cerca de 17 quilômetros do Porto, ou 22 minutos de carro. Também é possível ir de trem, descendo na Estação da Aguda.
A Praia da Aguda é uma vila de pescadores, rica em biodiversidade. Nesta praia está a Estação Litoral da Aguda (ELA), que abriga um Museu de Pesca e um aquário com fauna e flora aquáticas locais. Os bilhetes para entrada custam 5 Euros para adultos.
Como as ondas do mar são fortes, a Praia da Aguda também é muito procurada por surfistas. Essa praia tem passadiços de madeira, que você pode caminhar ao longo da faixa de areia.
Também tem uma boa infraestrutura, com banheiros, bares e restaurantes próximos. Além disso, é possível alugar equipamentos como espreguiçadeiras e guarda-sol.


Granja
Descendo mais um pouquinho, você chegará à Praia da Granja, a 18 quilômetros do Porto, ou 22 minutos de carro. Também é possível seguir de trem e descer na Estação Granja. No entanto, será preciso caminhar cerca de 20 minutos para chegar na praia.
A Praia da Granja era conhecida no final do século XIX pelas casas de veraneio dos famosos. O escritor Eça de Queirós era um dos frequentadores da Praia da Granja, entre outras personalidades portuguesas. Então, ainda é possível passear pelas ruas próximas à praia e ver os belos casarões.
A Praia da Granja tem calçadão, ciclofaixa e os passadiços de madeira, que chegam a ser referência nas praias do norte de Portugal. Também é possível fazer trilhas ou, simplesmente, relaxar na areia branca da Praia da Granja.
Na beira da praia, também há duas piscinas de água salgada. São piscinas públicas que funcionam apenas no verão. Então, para quem não quer aproveitar a Praia da Granja em um ambiente mais controlado, esta pode ser uma boa opção.


Dicas para curtir as melhores praias perto de Porto
Além dessas seis praias perto do Porto com fácil acesso, você pode explorar e descobrir outras opções. Isso porque há muitas praias do norte de Portugal boas para relaxar, curtir a vista e tirar fotos.
Então, separamos 5 dicas para você aproveitar ao máximo essas praias próximas de Porto. Confira!
Aproveite ao máximo suas férias nas praias próximas de Porto, já que são muitas as opções que você tem. Perceba que todas são de fácil acesso e podem ser visitadas em outros meses além do verão. Nem que seja para fotos ou para apreciar a vista. Boa viagem!
Confira Algumas Ofertas na Região