Guia de Maceió: tudo que você precisa saber antes de viajar para Alagoas

Maceió tem mais de 200 anos de história e surgiu a partir de um engenho de açúcar, que foi se desenvolvendo até se tornar a capital alagoana. Hoje, Maceió é um dos destinos mais procurados no Brasil. Por exemplo, em 2023, foi o segundo destino mais vendido pelas agências de turismo do país. Além disso, no mesmo ano, o Aeroporto Internacional de Maceió - Zumbi dos Palmares chegou a receber 1,16 milhões de passageiros.
Além disso, os turistas não chegam apenas pelo Aeroporto Internacional de Maceió, mas também pelo Porto de Maceió. A movimentação dos cruzeiros na temporada 2023-2024 chegou a R$ 45,4 milhões. E a tendência é que esses valores sigam em curva crescente.

Ou seja, a alta temporada em Maceió, que começa em dezembro e segue até o fim do verão, não é quente somente no clima. Tem aumento no número de visitantes e a programação cultural também esquenta, com festas e shows culturais e artísticos pela cidade.
Aliás, anote aí: as médias de temperatura anual da capital alagoana ficam entre 22º e 29º ao longo do ano. Então você não precisa esperar a alta temporada para conhecer Maceió. Este é um destino que a maior parte do ano dará praia. Cuidado, apenas, com os meses mais chuvosos para não perder nenhum passeio.
Agora, aproveite este guia completo de Maceió para pegar dicas e montar seu roteiro de viagem. Aqui você vai encontrar a melhor época de visitar a capital alagoana, como chegar e se locomover, além dos passeios e praias imperdíveis para crianças, jovens e adultos!
Calendário de eventos que agitam Maceió
Ao longo do ano, o calendário de eventos deixa Maceió ainda mais cheia e animada. Tem programação cultural na cidade em vários meses do ano. Por exemplo, o Réveillon leva tanta gente a Maceió que as pessoas passaram a falar na "Capital do Réveillon".
Mas também tem o São João de Maceió, mais uma festa junina e nordestina que atrai multidões. Ou melhor, o São João Massayó, conhecido como a maior festa junina do litoral brasileiro. A sua programação tem quadrilhas, shows e festas por toda cidade, além de muita comida nordestina.


Aliás, a gastronomia de Maceió não deixa nada a desejar. Durante a sua viagem, você poderá provar pratos deliciosos de peixes, frutos do mar, além de tapiocas e cuscuz. E se você não gosta de peixes, tudo bem, tem carne de sol com macaxeira e muitos pratos nordestinos que não levam os frutos do mar.
No entanto, para você ter ideia da criatividade gastronômica, o prato típico da capital alagoana se chama Chiclete de Camarão. E o que dá a aparência de chiclete, é um conjunto de queijos e sabores. Existem muitos restaurantes na orla urbana de Maceió onde você pode experimentar pratos nordestinos e eleger os seus favoritos.


Orla mais bonita do Brasil
Vale lembrar que a Orla de Maceió é uma das mais belas do Brasil! Seus coqueiros são famosos e deixam a avenida beira-mar ainda mais bonita. Anota aí: a orla abrange três principais praias: Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. Você vai ouvir muito esses três nomes.
Mas, voltando aos coqueiros, hoje, você chega à orla de Maceió e vê centenas de coqueiros. Mas antes era diferente, existiam poucos coqueiros e eles eram ponto de encontro ou referência na cidade.

Por exemplo, era o caso dos Sete Coqueiros, que ficam entre a Praia da Pajuçara e a da Ponta Verde, bem ao lado da Feirinha de Artesanato. Outro coqueiro que ficou famoso em Maceió se chama Gogó da Ema.
Trata-se daquele coqueiro de tronco torto que acabou virando cartão postal da capital alagoana. Inclusive, há uma praça na Ponta Verde, com um monumento ao coqueiro Gogó da Ema.


Outra curiosidade é o nome Pajuçara, de origem indígena (Tupi), que significa "lagoa da palmeira juçara". E "juçara" seria equivalente a muito grande, de acordo com o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda. Aliás, o professor Aurélio Buarque de Holanda é um alagoano homenageado com uma estátua de bronze na orla da Ponta Verde.
Em suma, são muitas as estátuas de bronze ao longo da orla de Maceió. Por exemplo, você vai poder tirar fotos com a estátua de Graciliano Ramos, que fica ao lado do monumento Jangadeiros Alagoanos, todos na Pajuçara.
Outro homenageado na orla é o ator Paulo Gracindo, que fez Odorico Paraguaçu na novela O Bem Amado. Já na Jatiúca, você encontrará outros alagoanos ilustres: a psiquiatra Nise da Silveira e o poeta Lêdo Ivo.




Aprecie a vista e tire muitas fotos em um passeio de bike ou patinete
Além dos coqueiros, estátuas e monumentos, você vai encontrar ciclovias, nas cores vermelha e verde, na orla de Maceió. Ali, você poderá fazer um passeio de bicicleta ou de patinete. E se você não gosta de nada disso, pode, simplesmente, caminhar no calçadão. Só não deixe de tirar muitas fotos, principalmente na Ponta Verde, onde estão a maior parte dos pontos instagramáveis de Maceió.



Também na orla, você encontra quadras esportivas, parquinhos, espaços de descanso com espreguiçadeiras e, claro, muitas barracas de praia. Ou seja, umas das vantagens de escolher uma dessas praias da orla urbana para se hospedar, é que você terá acesso rápido e fácil a diversos passeios e pontos turísticos de Maceió.
Piscinas naturais na lista dos passeios imperdíveis
Inclusive, um dos principais passeios de Maceió é o de jangada para as piscinas naturais. E, sim, você consegue fazer esse passeio nas praias da Pajuçara e da Ponta Verde.
Atenção, apenas, para a Tábua das Marés, para saber quando ir às piscinas naturais. Lá, você verá um aquário natural, com água transparente e morninhas.

Inclusive, o título de Caribe Brasileiro vem da temperatura da água e dos tons azul e verde esmeralda da costa. E os corais e recifes fazem com que o seu banho na orla de Maceió seja tranquilo e você possa ver as piscinas naturais.



Para quem prefere terra firme, é possível ir até algumas piscinas naturais andando no chamado Caminho de Moisés. Trata-se de um banco de areia que surge mar adentro durante uma maré bem baixa. Então, verifique a Tábua das Marés durante a sua viagem para não perder esta oportunidade de andar dentro do mar.
É lá no meio mar que também está o Farol da Ponta Verde, que você também pode ir andando na maré baixa. E o Marco dos Corais, ponto quase que obrigatório para você apreciar o pôr-do-sol. Tudo na Ponta Verde, um excelente bairro para se hospedar e passear.



Maceió não é só praia
No entanto, Maceió não é só praia, apesar de ter muitos passeios em lugares paradisíacos. Você sabia que os primeiros presidentes do Brasil eram alagoanos? Inclusive, o segundo, Floriano Peixoto, nasceu em Maceió e tem um museu em sua homenagem na cidade.
O Museu Palácio Floriano Peixoto, que fica na Praça dos Martírios, já foi Palácio do Governo. Atualmente, realiza visitas guiadas mostrando obras de arte de artistas alagoanos, peças de decoração e móveis dos séculos XIX e XX.


Por exemplo, um dos móveis que você poderá ver no Museu Palácio Floriano Peixoto é a Namoradeira. Ela é uma espécie de sofá de quatro lugares, com um local para velas bem no centro. A ideia era levar uma vela bem grande, porque os casais poderiam conversar, somente, enquanto a vela estivesse acesa. Era assim, no século XVII, que os futuros namorados se conheciam.
Ainda há, no Museu Floriano Peixoto, dois memoriais em homenagem a Aurélio Buarque de Holanda e a Lêdo Ivo. Então, quem gosta de história, não pode deixar de ir a este museu, que está repleto de curiosidades e memórias da cultura e história de Alagoas e do Brasil.

Também há outros monumentos em Maceió que contam detalhes da nossa história. Por exemplo, o Memorial da República, com estátuas de Marechal Deodoro e Floriano Peixoto, precisa entrar na sua lista de Pontos Turísticos de Maceió. Ali você verá um museu sobre os presidentes e a República brasileira. Este memorial fica de frente para o mar, na Avenida da Paz, no bairro histórico de Jaraguá.
Maceió também tem uma Estátua da Liberdade
E mais uma curiosidade de Maceió: você sabia que Maceió possui uma réplica original da Estátua da Liberdade? Sim, ela fica perto do Mercado das Artes 31, em Jaraguá.
A estátua da capital alagoana também foi feita pelo artista Frédéric Auguste Bartholdi, autor da famosa obra de Nova Iorque. Ele teria dado de presente ao artista alagoano Rosalvo Ribeiro, seu amigo.
Assim, Maceió passou a ser uma das três cidades que possui uma réplica original símbolo dos Estados Unidos. Ela é menor que a original e feita de bronze. Chegou a Maceió em 1918.

Maceió para toda família
Crianças, adolescentes e adultos podem curtir Maceió, um destino que é para toda família. Isso porque tem passeios para todas as idades e interesses.
Se você quer curtir a praia, tem muitas opções em Maceió e nos arredores. Se você tiver mais tempo de férias, também pode fazer bate-volta a cidades próximas, como Barra de São Miguel, Ipioca, Japaratinga e Maragogi, entre outras.


Até parque aquático você vai encontrar perto de Maceió para levar as crianças e passar um dia divertido. Isso sem falar nos beach clubs, que estão nas principais praias de Maceió e arredores. Eles oferecem infraestrutura com piscina, música ao vivo e mais passeios para você fazer pelas praias.
Aliás, tem passeio de buggy a falésias coloridas, de lancha ou catamarã, além de caminhadas por trilhas ecológicas. E para os mais aventureiros tem passeios de banana boat e até barco voador. Sim, em algumas praias, como a Praia de Gunga, você pode ter a experiência de fazer um passeio aéreo.

Escolha um parceiro e caia no forró
Quem gosta de curtir a noite, dançando forró, terá muitas oportunidades em Maceió. Muitos bares e restaurantes da capital alagoana possuem música ao vivo e bandas de forró.
Então, você pode aproveitar para comer comida nordestina de qualidade, beber bons drinks e, ainda, dançar muito forró. E você vai encontrar muitos lugares para dançar no Jaraguá, bairro cheio de casarões históricos, e também na Pajuçara, Jatiúca e Ponta Verde. Então, calce a sapatilha e acerte o passo!
O bom é que nesses restaurantes de comida típica, além do forró, também há lojinhas de produtos artesanais. Ou seja, você pode passar o seu dia tranquilo na praia e à noite partir para jantar e dançar forró, aproveitando para comprar suas lembrancinhas.

Para as compras: feiras de artesanato
Mas, se você gosta de passear por feirinhas de artesanato, reserve um tempinho maior. Isso porque há muitas feiras em Maceió. A mais famosa, A Feira de Artesanato da Pajuçara, fica próxima a outra feirinha: o Pavilhão do Artesanato, na Ponta Verde. Mas, também artesanato no bairro do Jaraguá, o Mercado das Artes 31.
Você vai encontrar muitas peças de artesanato, como o famoso filé alagoano. Ele é produzido no Pontal da Barra e é tombado como patrimônio imaterial de Alagoas. Mas, você também vai encontrar azulejos pintados, peças em barro, como namoradeiras, vasos e outros objetos.
E esses são apenas alguns exemplos, do que você pode comprar em Maceió e levar de lembrança. Então, aproveite cada feirinha para conhecer um pouco da cultura e do artesanato de Alagoas.


Perceba que Maceió é um destino que reúne praias paradisíacas e divertidas, além de passeios únicos e conectados com a natureza. É uma cidade onde você pode vivenciar e experimentar a cultura nordestina, seja nos shows de forró ou nos restaurantes tradicionais da capital alagoana.
Aproveite nossas dicas, e este guia completo de viagem de Maceió para planejar seu roteiro e viver momentos únicos na cidade. Boa viagem!